31.10.2005
Stora Enso prepara-se para reduzir capacidade de produção de papel
A Stora Enso prepara-se para cortar milhares de postos de emprego e vender ou encerrar fábricas, em virtude da quebra do volume de negócio e do aumento do preço das matérias-primas. Esta medida integra-se num programa de redução de despesas no valor de 300 milhões de euros, que deverá estar concluído em 2007. Como resultado, a Stora Enso irá diminuir a sua capacidade de produção de papel em 400 mil toneladas e, consequentemente, as vendas anuais de 12,4 biliões de euros em cerca de 6%. Na Europa, Portugal é precisamente um dos países visados, mas esta estratégia será aplicada também nos E.U.A.
31.10.2005
Papel e Vidro são os materiais mais reciclados
As quantidades de embalagens usadas enviadas para reciclagem até Setembro deste ano mostram que os portugueses estão cada vez mais preocupados com o ambiente que os rodeia e empenhados na sua preservação. Reflexo disso é o crescimento de 16,4%, relativamente ao mesmo período do ano transacto, das quantidades de material enviadas para reciclagem pela SPV (Sociedade Ponto Verde).
Até Setembro último foram recolhidas para reciclagem mais 32.922 toneladas de material, entre vidro, papel/cartão, plástico, metal e madeira. Estes valores representam um aumento de 16,4% quando comparado com o mesmo período do ano passado, num total de 233.318 toneladas.
O papel/cartão é, em termos globais, o material mais separado (105.993 ton.), seguido do vidro (91.559 ton.), do plástico (21.397 ton.), do metal (10.946) e por fim da madeira (3.482).
Segundo Joana Santos, da Sociedade Ponto Verde, “os resultados alcançados demonstram que as retomas têm vindo a crescer de forma sustentada. Ainda assim, apesar de cerca de 40% população portuguesa referir que já faz a separação das embalagens usadas, existe ainda uma fatia considerável da população que não participa na recolha selectiva.”
Ainda de acordo com a responsável da SPV, “acreditamos que com a simplificação das regras de deposição - já em vigor - e com a criação da linha telefónica Ponto Verde, muitas dúvidas possam ser devidamente esclarecidas e as quantidades de embalagens usadas enviadas para reciclagem possam atingir novos recordes”.(...mais)
29.10.2005
Mupi Compal Light recebe Prémio de Bronze – Sinos 2005
A marca Compal Light foi premiada com o troféu de Bronze Sinos 2005, no 6º Festival Internacional de Publicidade em Língua Portuguesa, promovido pela Criatividade Lusófona – Festivais e Eventos, Lda. Este prémio foi atribuído à comunicação exterior apresentada pela marca em 2004 – “Espelho Compal Light”. Com criatividade da Young & Rubicam, o mupi Compal Light foi reconhecido com o prémio de bronze na categoria de Bebidas não Alcoólicas pelo carácter inovador, inerente à sua própria constituição: um espelho convexo que atenua a silhueta das pessoas que com ele se cruzam, fazendo alusão ao consumo “light” do produto da Compal. “Este prémio representa para a Compal o reconhecimento do esforço de inovação que a marca tem vindo a desenvolver nas formas de se apresentar e de comunicar com os seus consumidores”, explica Madalena Lynce de Faria, Brand Manager de Compal Light. “Acreditamos que a interactividade, a criatividade e originalidade, características bem presentes neste suporte, são factores essenciais para a diferenciação e para a criação de uma relação mais próxima dos consumidores com o Compal Light”, acrescenta. O Prémio Sinos 2005 é atribuído, todos os anos, pela Criatividade Lusófona – Festivais e Eventos, que premeia a publicidade realizada em língua portuguesa no ano precedente. Em análise estão diversas categorias de Mass Media (televisão/cinema, imprensa, cartaz, rádio, campanhas multimédia) e de Cyber (websites, webmarketing, cd rom). Compal Light concorreu na categoria “cartaz”.
28.10.2005
Phaser 6120 com capacidades alargadas para redes
A Xerox lançou mais um equipamento, para juntar à gama de impressoras para escritório,da linha Phaser, uma impressora laser a cores de entrada. O lançamento da Phaser 6120 vem fortalecer a posição da Xerox no mercado em crescimento, de produtos laser a cores. As suas capacidades de rede e TI posicionam a Phaser 6120 como um produto competitivo para as empresas de grande dimensão que procuram expandir a impressão a cores para departamentos e sucursais da sua organização. Como parte integrante do portfolio de produtos para escritório, a Phaser 6120 oferece uma utilização fácil e simples. Para além de ser fácil de instalar em rede, a Phaser 6120 inclui o software CentreWare Web da Xerox que permite aos grupos de trabalho procederem à gestão dos seus sistemas através das suas redes. O CentreWare Web monitoriza e fornece um relatório do estado da impressora, soluciona eventuais problemas e reduz a necessidade de contactar o serviço pós-venda através de uma resposta pró activa aos alertas. “Os gestores de TI procuram produtos que se integrem simultaneamente em infra-estruturas em desenvolvimento e já existentes, que operem de forma consistente umas com as outras e com produtos de outros fabricantes,” afirma Cees van Doorn, Director Geral e Vice-Presidente Sénior da Xerox Europe, Office Group. “A família de produtos Phaser é reconhecida pela sua facilidade de utilização, e a Phaser 6120 foi concebida para simplificar cada aspecto relacionado com a implementação de uma impressora a cores no ambiente de escritório.
28.10.2005
Primeiro directório de webdesign português na internet
A Media Solutions produziu e a Portugal Telecom patrocinou o primeiro directório digital de web design, 100% português, disponível em www.eportfolio.pt. «O eportfólio tem como missão promover e dinamizar a utilização da Internet como ferramenta geradora de negócios, nomeadamente na área de web design, dando maior visibilidade ao trabalho, desenvolvido em Portugal, por estes profissionais», referem as empresas em comunicado. O eportfolio é um projecto aberto a todos, dos mais consagrados aos jovens talentos, incentivando o empreendorismo associado ao desenvolvimento do tecido empresarial português. O site junta quem pretende contratar serviços de web design e quem os pode disponibilizar, sejam profissionais freelancers ou agências criativas. No eportfolio são disponibilizadas gratuitamente informações, contactos e portfolios na área de animação flash, animação 3D, programação web, alojamento e internet marketing. Os utilizadores terão, ainda, a hipótese de participar em fóruns de discussão, partilhar conhecimentos e experiências com profissionais da área, gerir a sua área pessoal e aceder às últimas notícias do mundo digital, publicidade, informática e design. Este projecto conta, por isso, com o apoio da Associação Nacional de Jovens Empresários.
27.10.2005
Último livro de Saramago impresso em papel certificado
O último livro de José Saramago é o primeiro a ser impresso em papel certificado pelo FSC (Forest Stewarship Council). O papel foi produzido pela Suzano e vai ser utilizado por uma gráfica brasileira, a Geográfica, para a impressão do livro “As Intermitências da morte”. Tal vai acontecer porque José Saramago aderiu à campanha “amigo da floresta”, do Greenpeace, e escolheu o Paperfect, marca mundial de papel offset certificado pelo FSC.
Lançada durante a “Drupa 2004”, feira internacional da indústria gráfica, a marca Paperfect é produzida pela Suzano, e conquistou, no final do ano passado, a certificação FSC, que atesta a correcto gestão das áreas florestais, baseando-se em princípios estratégicos e critérios rigorosos que levam em conta as práticas da companhia em relação aos aspectos sociais, ambientais e económicos.
27.10.2005
Portucel Soporcel vence prémio “Best of European Business"
A crescente aposta numa estratégia de permanente diferenciação dos produtos, a par de um investimento continuado na área da Investigação e Desenvolvimento, foram aspectos decisivos para o reconhecimento obtido pelo Grupo Portucel Soporcel através da atribuição do prémio “Best of European Business” na categoria de Inovação. O prémio foi atribuído numa iniciativa que se realizou no Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa, contando com a presença de duas centenas de empresários e gestores de topo dos maiores grupos portugueses, tendo sido promovida pela Roland Berger Strategy Consultants e pelo Financial Times e à qual se associaram a Universidade Nova de Lisboa e o Jornal de Negócios.
Esta distinção deve-se ao facto de o Grupo dispor de um processo produtivo dos mais avançados a nível mundial, à reconhecida notoriedade das suas marcas de papel e à consolidação da presença do Grupo nos principais mercados mundiais.
26.10.2005
Prémio de Design briefing / Heska com recorde de inscrições
Em 2005 o prémio de Design briefing / Heska bateu todos os recordes de inscrições. Até à data limite das inscrições foram recebidos 301 trabalhos o que representa um crescimento de 32% em comparação com a edição anterior. O júri deste ano será constituído por:
Pedro Pina - Presidente do Grupo McCann; Rita Oliveira - Directora Geral da Shift Design; Leonel Duarte Designer Gráfico na Flúor Design; Luís Rodrigues - Director de Marketing Empresarial da PT Comunicações e Carla Cruz - Directora de Marketing dos CTT. O júri atribuirá um Troféu em cada uma das categorias e ainda um “Grande Prémio” entre os trabalhos vencedores. No final, o atelier mais premiado no conjunto de todas as categorias recebe o “Prémio Atelier do Ano”. O prémio é auditado pela BDO Binder. A edição 2005 tem o patrocínio exclusivo da Heska Portuguesa e conta com os apoios: EDP, Arjo Wiggins, IADE, AlfaSom, Distrade, Synk e BDO Binder, O Independente, a revista Grafik, Magazine & Arts e Produção Profissional. Os resultados vão ser divulgados a 24 de Novembro numa grande festa em local a anunciar.
Esta é a oitava edição do evento que quase dispensa apresentações, sendo actualmente reconhecido como um prémio de referência no sector. É dirigido a todos os Designers Gráficos e Ilustradores que, a título individual ou integrados em empresas, exerçam a sua actividade em Portugal, distingue as melhores criações de Design Gráfico.
26.10.2005
Etiquembal recebe prémio por qualidade de impressão
Foi atribuído à Etiquembal Baptista de Lima um prémio no concurso ibérico “Grand Prix Cyrel 2005”. A empresa de produção de rótulos, etiquetas e embalagens flexíveis, sediada em Vila do Conde, conquistou os prémios de Pré-Impressão e Impressão, pela qualidade da empressão em embalagem de alumínio para a manteiga Auchan, produzida pela empresa açoriana Insulac. De destacar que a Etiquembal foi a única empresa portuguesa premiada.
O “Grand Prix Cyrel” é um concurso organizado pela Multinacional Du Pond que visa seleccionar os melhores trabalhos gráficos no sector da embalagem e rotulagem. Realiza-se de quatro em quatro anos, abrangendo gráficas de toda a Península Ibérica.
25.10.2005
HP aposta na velocidade
A HP volta a lançar Multifuncionais HP Photosmart 3210 e HP Photosmart 3310, com um aumento da velocidade de impressão. Estes novos modelos apresentam uma recente tecnologia de impressão a tinta e seis tinteiros individuais HP Vivera nº 363 , e são a solução para os utilizadores que necessitam de imprimir rapidamente ou copiar uma grande quantidade de fotografias . Os All-in-Ones HP Photosmart 3210 e 3310 exibem um novo sistema de impressão, que aumenta a velocidade de impressão até 14 segundos por fotografia, 32 páginas por minuto (ppm) a preto e branco e 31 ppm a cores. Estes ritmos acelerados são resultado da nova cabeça de impressão ampla com 3.900 bocais de impressão que vertem 140 milhões de gotas de tinta por segundo.
Estes novos modelos da HP apresentam também um exclusivo sistema de Recirculação de Tinta que minimiza a necessidade de purga – e por conseguinte algum desperdício associado. Com uma bomba de impressão incluída, respiradouro de ar, reservatório de tinta e sensor de tinta, este sistema garante que toda a tinta disponível é utilizada para imprimir e copiar, tanto quanto para a manutenção usualmente feita por sistemas individuais de tinta alternativos.
Com espaço para diversas fotografias na base do scanner, os utilizadores podem digitalizar fotos até 4800 × 4800 dpi de resolução. Os que desejam armazenar, imprimir e partilhar imagens antigas podem colocar até quatro slides ou seis negativos no adaptador de materiais transparente incorporado.
Quando limitados pelo tempo, os utilizadores podem também imprimir imagens directamente através da função Pictbridge da sua câmara digital ou a partir de cartões de memória. Através do adaptador opcional de PC e Impressora sem Fios Bluetooth para impressoras, os utilizadores podem também imprimir fotografias a partir de telemóveis, PDAs ou outros produtos com Bluetooth incluído – Tudo sem recorrer a um PC. Adicionalmente, os utilizadores conseguem facilmente copiar e guardar fotografias de um cartão de memória para uma “pen” de memória, bastando ligar a mesma à entrada específica na frente do dispositivo.
25.10.2005
Contraste de culturas e influências étnicas inspiram última colecção da Nokia
Continuando a ultrapassar fronteiras para o design de telefones móveis, a Nokia acaba de apresentar uma nova colecção composta por três novos telemóveis inspirados em temas relacionados com a moda, o Nokia 7360, Nokia 7370 e Nokia 7380. Cada modelo na L´Amour Collection apresenta uma cuidada mistura de contrastes – misturando influências étnicas e culturais com toques de luxo inesperados. Detalhes clássicos são fundidos com materiais naturais, cores e padrões, apresentados de forma cuidadosa e apaixonada. “Para muitos consumidores, o telemóvel transformou-se numa verdadeira extensão do seu estilo pessoal – tornando-se numa afirmação de moda, ao mesmo tempo que é um equipamento de comunicações avançado,” diz Alastair Curtis, Vice-presidente do Centro de Design da área de Nokia Mobile Phones. “Cada detalhe deste produto, dos gráficos inspirados em temas da natureza, às bolsas de transporte em veludo, foram cuidadosamente planeados tendo em mente o utilizador preocupado com o estilo. Estamos confiantes que os consumidores que se preocupam com o estilo e atentes ao detalhe, não tardarão a apaixonar-se pela L’Amour Collection.”
Na concepção e desenvolvimento da L’Amour Collection, a equipa de Design da Nokia inspirou-se em materiais como o âmbar, cerâmica, turquesa, seda ou esmalte. O recurso a técnicas artesanais, como a esmaltagem ou a gravação com água-forte, acrescentaram um rasgo criativo às cores, gráficos, materiais e acabamentos escolhidos para cada um dos modelos desta sumptuosa colecção. O Nokia 7380 inclui uma câmara fotográfica de 2 megapixels e marcação por voz intuitiva, e o Nokia 7370 conta com as funções avançadas como uma câmara fotográfica de 1.3 megapixels e efeitos sonoros 3D. Por sua vez, o Nokia 7360 conta com câmara fotográfica VGA integrada; rádio FM Stereo e toques MP3.
24.10.2005
GretagMacbeth lança versão 3.3 do Eye-One Match
A GretagMacbeth terminou a implementação dos módulos de câmera digital e editor de perfis ICC no software Eye-One Match 3.3. Na nova versão foram melhorados os resultados para a criação de perfis de máquinas de impressão e para monitores. Além disso, foi criada para os monitores uma opção chamada Laptop, indicada para laptops e LCD que não possuam controle de contraste.
O módulo de câmera digital permite criar os perfis estes dispositivos a partir de um alvo a ser fotografado. Entre os recursos, estão a leitura da luz ambiente, a verificação da iluminação ao redor do alvo e ajustes no ICC, após a sua conclusão.
24.10.2005
MAN AG planeia a compra da divisão de químicos da RWE
A MAN AG, casa-mãe da MAN Roland, está a planear a compra da divisão de produtos químicos, para fábricas de pasta e de papel, da RWE AG, a maior accionista da Heidelberg. Caso o negócio se concretize, a MAN AG vai controlar uma unidade de fabricação de pasta e de papel no valor de 232 milhões de euros em vendas anuais.
Entretanto, a MAN Roland esteve presente na IfraExpo sob o mote "Applied Innovations". Uma demonstração que começou com o Printnet, produto para redes e integração para gráficas e editores, passando pelos serviços à impressão e terminando com o Printcom.
22.10.2005
Tetra Pak desafia criatividade dos alunos das áreas de design e artes plásticas
A Tetra Pak, empresa líder na produção de embalagens para alimentos líquidos, lança um desafio à criatividade dos alunos universitários dos cursos das áreas de design e artes plásticas, propondo-lhes a realização de trabalhos que interpretem o conceito (assinatura da empresa) "Protege o Que é Bom" a partir da utilização de material de embalagem cedido pela Tetra Pak.
Inserido no âmbito da política de Responsabilidade Social da Tetra Pak, este concurso divide-se em três categorias distintas – "Solidariedade Social", "Nutrição/Saúde" e "Ambiente" –, devendo cada trabalho/projecto concorrente integrar-se numa destas categorias.
Os autores dos projectos vencedores em cada uma das três categorias em concurso receberão um prémio único de €2.500, cabendo uma verba de €1000 a cada uma das seguintes instituições: Aldeias SOS (Solidariedade Social); Associação Portuguesa de Diabéticos (Nutrição/Saúde) e Liga para a Protecção da Natureza (Ambiente).
Os alunos candidatos deverão inscrever-se, até ao final de Outubro, através do site www.protegeoqueebom.com, onde poderão encontrar todas as instruções sobre a forma de participação nesta iniciativa.
Os projectos a concurso serão objecto de uma primeira avaliação, por uma Comissão Técnica, nas escolas aderentes à iniciativa, sendo os trabalhos seleccionados sujeitos a uma avaliação final por parte de um júri constituído por representantes da Tetra Pak um artista plástico, Joana Vasconcelos, um representante do Centro Português de Design, um Designer profissional.
Todos os projectos seleccionados da primeira fase integrarão uma exposição pública dos trabalhos a promover pela Tetra Pak.
Também no âmbito das acções de responsabilidade social que a empresa tem vindo a desenvolver em torno do conceito "Protege o que é bom", a Tetra Pak está a realizar uma série de exposições com a mesma assinatura em diversos centros comerciais no norte do país, mostras que pretendem contribuir para a educação e sensibilização da comunidade relativamente a causas humanitárias e ambientais, onde estarão à venda DVDs e livros infantis, cujas verbas reverterão a favor das instituições de solidariedade acima citadas.
21.10.2005
Canon Europa ganha certificação de qualidade em Gestão do ambiente
A Canon Europa passou com êxito uma auditoria ambiental aos seus Sistemas de Gestão Ambiental (Environmental Management Systems - EMS) na Finlândia, Alemanha, Itália, Suécia e Suíça, o que lhe garantiu a certificação ISO 14001 em cada um destes países que, desta forma, se juntarão à certificação global ISO 14001 da Canon. A ISO 14000 fornece um enquadramento para o desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental e para o programa de auditoria de apoio. Enquanto muitas empresas optaram por introduzir a norma ISO14001 dentro de cada uma das suas organizações, a implementação feita pela Canon é única já que o Grupo Canon tem como objectivo um único certificado global para todas as áreas de negócio em todo o mundo em vez de certificados individuais para diferentes sistemas de gestão ambiental.
A ISO 14001 é a norma fulcral da série ISO 14000. Representa um enquadramento de controlo de um Sistema de Gestão Ambiental (EMS) para o qual uma organização pode ser certificada por um terceiro. Esta norma foi publicada a primeira vez em 1996 e descreve os requisitos necessários para um sistema de gestão ambiental. Aplica-se aos aspectos ambientais controlados pela organização e sobre os quais se espera que esta tenha influência.
Esta norma é aplicável a qualquer organização que tenha como objectivo: implementar, manter e melhorar um sistema de gestão ambiental; garantir a conformidade com a política ambiental assumida pela organização (os compromissos para com essa política devem, como é óbvio, ser feitos); garantir a conformidade com as leis e regulamentos ambientais; procurar a obtenção de uma certificação do seu sistema de gestão ambiental por uma empresa independente.
Hajime Tsuruoka, Presidente & Presidente Executivo (CEO) da Canon Europa afirmou: “A ‘Kyosei’ - filosofia corporativa da Canon – significa literalmente ‘viver e trabalhar em equipa para um bem comum’. A certificação ISO é a forma de apoiarmos a consciencialização ambiental e de sermos uma organização responsável perante a sociedade. Estamos muito contentes por ter ganho este estatuto e continuaremos a desenvolver o sistema de gestão ambiental (EMS) noutros países da Europa como parte integrante do nosso objectivo global - sermos certificados a nível mundial.”
Maio de 2006 marca a próxima meta importante para a Canon Europa, altura em a que a empresa pretende ter o seu Sistema de Gestão Ambiental (EMS) operacional nas suas sedes europeias e em todas as zonas de venda na Europa. O processo de implementação nas unidades de negócios dos mercados emergentes (que incluem países no Báltico, Médio Oriente e África) continuará até Setembro de 2007.
21.10.2005
Phaser 7400 para impressão A3
A Xerox apresentou a última inovação na gama de produtos para escritório: a impressora a cores A3 Phaser 7400, com capacidade de impressão de 36 páginas a cores por minuto (ppm) e 40 ppm monocromáticas, com um tempo de saída da primeira página de apenas 12 segundos. À semelhança dos últimos lançamentos da Xerox, a Phaser 7400 é concebida de forma a ser facilmente integrada nas redes dos clientes, com instalação num único click. A instalação em rede é fácil, independentemente da complexidade dessa rede. Drivers inteligentes oferecem ao utilizador um interface dinâmico que fornece uma imagem clara do estado do trabalho e dos parâmetros da impressora e percepcionam facilmente os parâmetros dos documentos Microsoft, transferindo-os automaticamente para os parâmetros correctos de impressão. O software PrintingScout adverte os utilizadores de eventuais problemas durante o decorrer da impressão, reduzindo o tempo de espera. Com um preço de lista desde 3.779€, a Phaser 7400 está disponível a partir de 10 de Outubro através dos revendedores e distribuidores Xerox.
20.10.2005
Agfa lança novos CtP para jornal
Na IfraExpo, que decorreu na Alemanha, a Agfa apresentou dois novos sistemas CtP para a impressão de jornais: o :Advantage Xm e o :Advantage Xs. Os novos sistemas CtP direccionam-se para jornais com possibilidades de investimento limitadas ou com uma produção média. Podem ser utilizados para impressos semi-comerciais, como suplementos e catálogos.
O :Advantage Xm (manual) e o Xs (semi-automático) suportam uma produção de até 85 chapas por hora e oferecem resoluções de 1.000 a 2.540 dpi. Graças ao sistema de registro em três pontos FleX, processam qualquer chapa até o formato 1.040 x 690 mm, e podem gravar chapas :Lithostar e :N91v. Entretanto, a empresa já recebeu oito pedidos de instalação, a serem feitas antes do final de 2005.
20.10.2005
Filmes retractéis em crescimento na Europa
Os filmes retrácteis estão a crescer a um ritmo de 15% ao ano, na Europa,devido à verificação de que quanto maior for a área impressa, maior atenção vai receber o produto, por parte do consumidor. Cada vez mais o cliente pede ao designer uma "full body decoration", ou um revestimento completo da embalagem para os produtos. Para tal, os designers recorrem às "shrink sleeves" - luvas retrácteis - que se ajustam perfeitamente ao objecto em que são aplicadas.
19.10.2005
Adobe Stock Photos adiciona quatro novas colecções
A Adobe anunciou quatro novas colecções de imagens royalty-free disponíveis através do Adobe Stock Photos, contribuindo para um
total de mais de 450.000 imagens. O Adobe Stock Photos é acedido através do Adobe Bridge, com o Adobe Creative Suite 2 e as versões CS2 dos produtos Adobe. As imagens adicionais dão acesso a uma selecção ainda mais alargada de imagens royalty-free, tornando mais fácil encontrar a imagem pretendida sem ter que sair da aplicação.
As novas colecções adicionadas ao Adobe Stock Photos incluem: ITN Relay, Image Source Ltd., Brand X Pictures da Jupiterimages e Masterfile Corporation. Estas empresas oferecem uma variedade de elevada qualidade, um stock de fotografias contemporâneas único, características principais das imagens num estilo inovador e moderno. Existem agora 13 colecções provenientes de diversos fornecedores como Photodisc da Getty Images, Comstock pela Jupiterimages, Digital Vision pela Getty Images, imageshop royalty-free pela zefaimages e amana. Fotógrafos profissionais e agências de stock têm agora a possibilidade de submeter as suas imagens no Adobe Stock Photos através de parceiros de imagem, que incluem: Image Source, IPN Relay, Getty Images e Marterfile Corporation. Submeter as imagens através de terceiros disponibiliza, aos fotógrafos profissionais e bancos de imagem pequenos, uma outra opção na distribuição e licenciamento das suas imagens. Uma lista completa de todos os fornecedores e pormenores sobre submeter imagens poder ser consultado em
www.adobe.com/adobestockphotos.
19.10.2005
HP e International Paper "colam" cor no papel
A HP e a International Paper anunciaram uma tecnologia que pretende "colar"a cor no papel dando origem à produção de imagens que mais vivas e com um menor tempo de secagem. Denominada ColorLok, a tecnologia resulta de estudos e desenvolvimentos por parte dos cientistas de ambas as empresas. Entretanto, já foi definido que o HP Everyday Papers vai ser produzido pela International Paper, com a tecnologia ColorLok, de acordo com o contrato de licenciamento que a empresa possui com a HP. As companhias informaram ainda que esse relacionamento será expandido por muitos anos e incluirá outras pesquisas focadas em impressão colorida de casas e escritórios. O vice-presidente do grupo de imagem e impressão da HP, Pradeep Jotwani, afirmou que a nova tecnologia exemplifica o poder do relacionamento das duas empresas: “Alterando a química do papel, como parte do sistema total de impressão, nós desenvolvemos benefícios para nossos clientes”, completou ele.
O novo produto é indicado para sistemas de impressão a jacto de tinta e laser, e vai estar disponível na América do Norte em Novembro desse ano, sendo que só chega às outras regiões em meados de 2006.
18.10.2005
Nur apresenta Expedio 3200
A Nur apresentou, pela primeira vez, a Expedio 3200 na Viscom'05. A máquina de impressão de grandes formatos UV a jacto de tinta tem uma saída de 3.2 metros e é alimentada por rolo. Está disponível nos modelos de quatro e oito cores e pode imprimir em vários materiais com uma resolução de 720 dpi e uma velocidade de 120 m2/h. É ainda durante o mês de Outubro que se inicia a fase de testes do equipamento beta e apenas se deve iniciar a comercialização no primeiro semestre de 2005.
18.10.2005
FORMULA: novo autocopiativo da Torraspapel
A Torraspapel lançou um novo papel autocopiativo com um inovador sistema de fabricação com tecnologia Non-Contact, com a marca FORMULA. A tecnologia permite aplicar uma camada homogénea de couché, no papel, sem que exista um contacto entre os elementos sólidos da máquina e a camada de couché. Esta situação permite uma melhor qualidade de cópia, transmissão perfeita da cópia em todas as folhas do formulário, maior lisura e grande resistência à revelação. Disponível numa extensa gama de formatos, gramagem e cores, em CB, CFB e CF, a FORMULA está certificada pelo Certificado de Qualidade ISO 9001 e Meio ambiental ISO 14001.
17.10.2005
Brasil recicla mais PET do que Europa
Números divulgados pela PETcore, entidade europeia para a reciclagem das embalagens de PET, demonstram que o Brasil está à frente da Europa na reciclagem de PET pós-consumo. Na Europa foram consumidas 2 milhões 150 mil toneladas de PET, das quais 665 mil foram recicladas, gerando um índice geral de 31%. O Brasil apresenta um consumo da resina PET para embalagem, da ordem de 360 mil toneladas, mas já recicla quase metade do que consome: 173 mil toneladas, gerando o índice de 48%. Este revela um esforço muito grande da Indústria, já que seu esforço para a obtenção da matéria-prima que a movimenta – a garrafa de PET pós-consumo - não recebe qualquer incentivo, apesar de render muitos dividendos sociais e ambientais.
17.10.2005
Nokia lança nova série para ambiente empresarial
Três novos modelos optimizados para o ambiente empresarial. Assim se definem os novos equipamentos Nokia E60, Nokia E61 e Nokia E70 – os primeiros da nova gama Eseries – que se diferenciam nitidamente pelo design e possibilitam, às empresas de qualquer dimensão, apostar na mobilidade das suas equipas.
A nova Eseries conjuga um design atractivo e de fácil utilização, que conquista os utilizadores empresariais, com tecnologias integradas que permitem aos departamentos de TI gerir eficazmente os parâmetros de segurança, as aplicações corporativas e os dados. Assim, cada modelo foi desenhado tendo em vista a integração de aplicações móveis indispensáveis para a actividade empresarial dos dias de hoje, tais como o e-mail móvel e as funções avançadas de voz. Os equipamentos Nokia E60, E61 e E70 suportam as mais populares soluções de e-mail empresarial da actualidade, tais como BlackBerry, Nokia Business Center, GoodLink, Seven Mobile Mail, Seven Always-On Mail e Visto Mobile. No que diz respeito a funcionalidades de voz, encontramos nos novos equipamentos Nokia uma qualidade de serviços superior à de outros terminais que também combinam as características de telemóvel com as de PDA. Deste modo, a Eseries suporta, além das vulgares chamadas telefónicas, Voz sobre IP (VoIP), Premir para Falar (Push-to-talk) e outros serviços baseados no protocolo SIP (Session Initiation Protocol), oferecendo às empresas um vasto leque de opções que facilitam a colaboração entre empregados, ou uma rápida resposta dentro ou fora das instalações da empresa. Adicionalmente, as empresas que utilizam PBX Avaya ou Cisco IP, poderão ligar estes novos terminais Nokia às suas redes telefónicas empresariais, viabilizando funções típicas de redes empresariais.
15.10.2005
Tecnologia a Plasma ganha prémio
O Projecto Plasma, de reciclagem de embalagens longa vida, foi o foi o vencedor do Prêmio CNI 2005 na categoria Desenvolvimento Sustentável. Teveorigem numa parceria Klabin, Tetra Pak, Alcoa e TSL Ambiental, e separa totalmente o alumínio e o plástico que compõem a embalagem. Os processos até então existentes só separavam o papel, mantendo o alumínio e o plástico unidos. A unidade Plasma, que vai entrar em funcionamento no Brasil, tem capacidade para processar 8 mil toneladas por ano de plástico e alumínio – o que equivale à reciclagem de 32 mil toneladas de embalagens longa vida. Para o próximo ano, está prevista a inauguração de uma unidade similar em Valência, Espanha.
14.10.2005
LG Electronics apresenta nova colecção na Moda Lisboa
A LG Electronics regressa à Moda Lisboa como um dos patrocinadores tecnológicos do evento e vai apresentar a Nova Colecção de Informática. A tecnologia de ponta e o design futurista adaptado à realidade quotidiana vão primar no stand da LG Electronics onde os visitantes poderão ter contacto com alguns dos seus modernos produtos, conhecendo o novo estilo criado pela LG Electronics. Nesta edição da Moda Lisboa, a LG associa-se a um dos mais inovadores criadores nacionais, Dino Alves com o qual irá desenvolver algumas iniciativas. No âmbito desta parceria, a LG Electronics desfilará, durante a apresentação do estilista os seus produtos de linhas esbeltas e elegantes, nomeadamente o modelo LT20, um moderno Tablet PC perfeitamente enquadrado no actual conceito de moda. Dino Alves concluirá o seu desfile em grande estilo aparecendo através de 6 fantásticos Monitores LG de 42 polegadas, caracterizado pelo seu design e alta qualidade de imagem. As promotoras do Stand da LG vestem igualmente criações do estilista.
Durante o evento, a LG Electronics vai desafiar os visitantes a testar as suas medidas, através de um passatempo que procura encontrar a pessoa que tem as medidas e peso mais equilibrados, tal como o LW20, o novo notebook da LG. O concorrente que se aproximar mais destas medidas ideais terá o privilégio de visitar o atelier do criador de moda, Dino Alves, e receberá um fato/vestido feito à medida pelo estilista.
A LG Electronics pretende, ao participar neste evento, reforçar o seu posicionamento no mercado tecnológico ao lado de outras grandes empresas e, simultaneamente, reforçar a sua aposta no design, criatividade e variedade de produtos associada à mais alta tecnologia.
14.10.2005
Minitel lança Studio 8 e anuncia parceria com Porto Editora
Chegou o novo Studio 8 da Macromedia a Portugal, e para dar a conhecer todas as novas possibilidades do conjunto de software a Minitel realizou um seminário no hotel Sheraton com o Web Evangelist Jordi Masfarné. A adicionar a esta apresentação aos funcionários e à imprensa, a Minitel anunciou uma nova parceria com a Porto Editora, que vai permitir que os alunos do 9º e do 10º ano que têm a disciplina TIC possam adquirir online, através do website da Porto Editora, um versão completa do Studio 8 por apenas 99€. Tal sucede, porque os programas vão passar a ser leccionados no Ensino Público. É uma aposta de olhos no futuro porque, diz o Eng.º João Arriaga, que "os alunos de hoje são os profissionais de amanhã".
O novo Studio 8 é composto pelo Flash 8 Profissional, Dreamweaver 8, Fireworks 8, Flashpaper 2 e Contribute 3. O Flash Profissional 8 conta com uma melhor integração de vídeo, graças a um novo codec, e suporte para transparência Alpha, rendering de texto de alta qualidade com controlo avançado de Anti-Aliasing, ferramentas de texto melhoradas e plugin FLV para exportar ficheiros com o formato Flash Video. O Dreamweaver permite agora a integração de dados em XML através de "Drang and Drop", função de zoom para controlar o design, e inserção de um vídeo elaborado em Flash em poucos cliques. O Fireworks conta com novos efeitos e sombras, menús em formato CSS, um novo editor de imagens e novas propriedades de Autoshape. O Flashpaper 2 permite converter documentos, apresentações e outros ficheiros em documentos Flash ou PDF. A completar a suite está o Contribute, que permite a manutenção de sites permitindo actualizar e adicionar conteúdos sem ter conhecimentos de design.
13.10.2005
Impala faz despedimento colectivo e suspende Ego
A Impala decidiu proceder ao despedimento colectivo de 17 colaboradores «na modalidade de redução de pessoal», sendo justificado pela situação da empresa, que «enfrenta sucessivos défices de exploração das revistas Focus, Ego, Próxima Viagem e Presente!». Assim, pretende reduzir os «custos de salários e encargos sociais da empresa na ordem dos 570.765 euros por ano», conforme divulgou em comunicado. A Impala decidiu manter as revistas Focus, Próxima Viagem e Presente!, optando por suspender a Ego sem período definido. Com a suspensão da Ego, a Próxima Viagem passa a partilhar a redacção com a Presente!, para «necessidade de rentabilizar os projectos». Mas também outros departamentos da empresa sofreram baixas, nomeadamente a editoria de fotografia, o departamento de marketing, o departamento de publicidade, o departamento de promoção e inspecção e o departamento de produção para a área de marketing e publicidade. Na carta de despedimento colectivo pode ainda ler-se que «o futuro da Impala perante a actual situação seria a curto prazo afectado se não fossem tomadas as decisões que agora se definem».
13.10.2005
Sistema Kodak imprime jornais em tempo real na IfraExpo 2005
Durante a IfraExpo 2005, que se realiza na Alemanha entre 17 e 20 de Outubro, os visitantes vão receber, diariamente, jornais coloridos. A iniciativa é da empresa Digitaldruck Bayerlein, que vai utilizar um sistema de impressão baseado no Kodak Versamark VX5000. O sistema é capaz de produzir até 150 metros por minuto ou mil jornais coloridos de 40 páginas por hora. A empresa alemã foi a primeira do mundo a utilizar esse sistema desenvolvido pela Kodak. De acordo com o diretor geral da companhia, Christian Bayerlein, a velocidade é a principal vantagem do equipamento.
Entre os jornais vão estar edições especiais do The Sydney Morning Herald (Austrália), Times of India (Índia), Sovjet Sport (Rússia), Beeld (África do Sul) e Sports Nippon (Japão)
12.10.2005
Inca Spyder 320 na Sign'05
A Inca Digital Printers vai apresentar a nova Spyder 320 na Sign'05, que se realiza em Barcelona entre 12 e 15 de Outubro. A máquina de impressão plana tem uma área de impressão de 3.2 x 1.6 metros, assim como a revolucionária Inca Columbia, e utiliza a tecnologia a quatro cores Uvijet da Sericol. A chave do sucesso está na flexibilidade. Um tempo mínimo de preparação para a impressão, pouco desperdício e a capacidade de impressão sem bordas, numa vasta gama de materiais rígidos e flexíveis, com até 30 mm de espessura e 80 kg, são os elementos que lhe conferem versatilidade. A Inca já anunciou que espera que a Spyder se torne, rapidamente, no seu modelo mais vendido de sempre.
12.10.2005
Mercado da embalagem está a crescer
O mercado mundial de embalagem está a crescer a uma taxa anual de 4.2%, revelou um estudo da Um estudo da Pira International Ltd sobre o futuro do mercado mundial de embalagem. O segmento de embalagens para alimentos é o maior mercado de produtos de consumo, com crescimento anual previsto de 4.6%, e o sector de embalagens para produtos de cuidados pessoais é é outra das áreas que segue em rápida expansão, com uma taxa anual de 7.1%.
O mercado asiático é aóntado como o mercado de maior crescimento, com ênfase particular na China onde o consumo de embalagem vai crescer a uma taxa média anual de 8.2% , e a Índia que vai registar um crescimento anual de 14.2%. No que diz respeito à Europa, a Polônia apresenta as melhores possibilidades estando previsto um crescimento a uma taxa anual de 11%. Porém, a Rússia continua a ser o maior mercado nesta região.
11.10.2005
Sarriópapel faz promoção nas compras online
A Sarriópapel divulgou a campanha de promoções para o trimestre que termina a 31 de Dezembro. Ao fazer compras online, através do website www.sarriopapel.pt os clientes tem: 3 % de desconto para toda a gama de Fine Papers em papel e envelopes: Evanescent, Reaction, Canevas, Classic, Cromático,-ca, Mineralis, Worldline e Visualmail; 2 % de desconto para todas as compras da gama de Autocopiativos Folhas: Eurocalco CB, Eurocalco CFB e Eurocalco CF, cartolinas CLA Cores e CLA Albus, e, para reciclados Renovaprinte. 1 % de desconto para todas as compras realizadas das gamas de Couchés, de Autoadesivos Eurotak, de Offsets: Soporset Premium e Soporset Pre-Print, e de cartolinas Chromocard, Ensogloss e Ensocoat e 0.5 % de desconto para toda a gama de Autocopiativos Bobines: Eurocalco CB, Eurocalco CFB, Eurocalco CF, Eurocalco Unit e Eurocalco Unit CB. Quem ainda não realizou compras online no site da empresa pode registar-se e beneficiar de 4% de redução na primeira compra, caso as encomendas atinjam valores entre 500€ e 3000€. O desconto será liquidado através de nota de crédito a emitir no mês seguinte ao fim da campanha.
11.10.2005
HP Simply StorageWorks Roadshow no CCB
O Centro Cultural de Belém vai receber mais um evento, desta feita o HP Simply StorageWorks Roadshow, a 12 de Outubro.
Entre os meses de Setembro e Novembro de 2005, o HP Simply StorageWorks Roadshow irá percorrer mais de 25 países, incluindo Portugal, contando com a participação de consultores especializados de armazenamento da HP.
A inociativa tem como objectivo dar a conhecer a forma mais fácil e segura de proteger os dados empresariais, assim como proporcionar conhecimentos estratégicos para que os gestores possam tomar as decisões correctas sobre produtos e serviços de armazenamento.
De acordo com o responsável pela Área de Storage da HP Portugal “este evento foi desenhado para poder transmitir aos decisores que analisam tecnologias de armazenamento, as últimas novidades nesta área, bem como as soluções típicas adoptadas em cada indústria no mercado.”
10.10.2005
Océ adquire 100% da Imagistics International Inc.
A multinacional Océ chegou a um acordo para a aquisição de 100% da empresa Imagistics International Inc., cuja actividade está centrada na venda de produtos e serviços documentais em ambientes de escritório e pequenos negócios.
O Conselho de Administração do Grupo Océ aprovou um preço final de compra de 42 dólares por acção da empresa Imagistics. Segundo Rokus van Iperen, presidente do Conselho: "Esta aquisição ajusta-se ao objectivo estratégico da Océ de ampliar e fortalecer a sua área de distribuição, em particular no mercado norte-americano. Cremos que as culturas e estratégias da Océ e da Imagistics encaixam perfeitamente. Ambas dispõem de bases financeiras sólidas e estão orientadas para segmentos de mercado complementares no sector da impressão e gestão documental. Em resultado desta aquisição, a Océ ficará numa posição privilegiada para oferecer aos seus clientes uma gama completa de soluções de valor acrescentado e uma série de produtos e serviços líderes a nível mundial". A Imagistics desenvolve o seu negócio principalmente nos Estados Unidos e conta com delegações no Canadá e no Reino Unido.
10.10.2005
Papéis da VCP com identidade única
A brasileira Votorantim Celulose e Papel (VCP) criou uma identidade única para a linha de papéis gráficos, que agora passam a ser fornecidos com uma nova embalagem.
A linha é formada por quatro tipos de papel- Lumimax, Starmax, Top Print e Printmax - e a embalagem foi desenvolvida pela agência de design Müller Camacho. “A nova linguagem visual da embalagem transmite a percepção de valor dos produtos da VCP, e tem como objetivo facilitar a sua identificação por parte do cliente”, diz Darcio Berni, gerente de produtos papéis gráficos.
08.10.2005
Heidelberg lança Prinect Printready P
A Heidelberg lançou o Prinect Printeady P, um sistema orientado para a criação de páginas PDF prontas para impressão. O Prinect Printeady P utiliza tecnologia “Hot-folder”, que converte ficheiros PS em PDF, e normaliza-os de acordo com definições de perfis de impressão, criando ficheiros PDF/x 1a e PDF/ 3 “printready”. O Prinect Printeady P contém: normalizador Adobe, para converter e normalizar ficheiros PS e PDF em termos de fontes, linhas, resolução, etc; transformação automática de transparências; verificação automática para possíveis erros com o módulo Preflight Direct; mapeamento e conversão de côr pantones em CMYK; criação de ficheiros PDF/ 1a e PDF/ 3; PDF Assistant – Plug-in para o Adobe Acrobat; opção para utilização de perfis de verificação e listas de acção do Enfocus Pitshop e mapeamento e conversão de separações múltiplas de côr, por exemplo Hexacromia em CMYK. O Prinect Printready é apropriado e destina-se a todos os clientes de pré-impressão com sistemas CTP, que vivem diariamente o problema de receberem trabalhos de fora, sem a garantia de estarem de acordo com as definições de trabalho interno.
07.10.2005
Image 4040 para impressão em embalagem
A Image 4040 faz parte de uma nova geração de máquinas de impressão para embalagens, direccionada para a personalização em superfícies porosas, caixas de papelão e papelão reciclado. A máquina tem uma resolução vertical de 180 dpi para a leitura do código de barras das caixas, desenhos e caracteres variáveis de 1,5 a 17 mm de altura. Com capacidade de impressão de 45 m/minuto, o equipamento imprime dados de data, hora, validade, códigos de barras, logotipos e outros símbolos necessários além de reduzir os custos com etiquetas e caixas pré-impressas.
A Image 4040 trabalha com até quatro cabeças de impressão, ampliando as possibilidades de dados no campo das informações, ou atendendo a várias linhas de embalagens. É ainda possível escolher entre os vários códigos de barras, imprime nos lados, no topo e com ângulos de 45o em caixas com fontes “True Type” de alta definição.
07.10.2005
Novos multifunções com função de tradutor
A Brother Ibéria acaba de lançar no mercado nacional os seus novos equipamentos multifunções com tecnologia de jacto de tinta: DCP-115C, DCP-120C, DCP-315CN, MFC-215C e MFC-425CN. As máquinas apresentam design compacto, facilidade de instalação e de utilização, e multiplicidade de funções, como de impressora, fotocopiadora, scanner plano e Photo Capture Centre. O MFC-215C e MFC-425CN integram, ainda, as funções de fax e PC-fax. A grande novidade destes novos equipamentos multifunções é a sua função de tradução de documentos. Esta função é possível graças ao software Systran Web Translator 5.0 integrado nestes novos equipamentos. O software Systran Web Translator 5.0 permite, através da digitalização do documento, traduzi-lo de um idioma para outro apenas com um click. O documento traduzido é guardado, automaticamente, no sistema em formato Word ou HTML. Como em toda a gama de equipamentos multifunções BROTHER a cores, estes novos modelos possuem, também, um sistema de quatro cartuchos individuais de tinta que permite substituir, apenas, o cartucho que se esgotou, conduzindo a uma consequente redução de tempo e custos. A tecnologia de jacto de tinta, com um sistema de injecção por tubos, envia a tinta, a partir dos quatro cartuchos independentes, directamente para a cabeça de impressão. Este sistema permite um funcionamento mais suave e silencioso bem como uma mais rápida e fácil substituição dos consumíveis.
06.10.2005
Photoshop Elements 4: edição fotográfica generalizada
Está a chegar a nova versão do Photoshop Elements para Windows, com técnicas mais sofisticadas de edição, e controlo criativo avançado. “Através das capacidades de digital imaging cada vez mais presentes, desde telemóveis e câmaras digitais portáteis, torna-se extremamente fácil adquirir o hábito de premir o botão e esquecer. O nosso software liberta o potencial que qualquer pessoa tem para retirar momentos de diversão
das suas fotografias digitais, quer as tenham tirado através do telemóvel, quer com uma máquina fotográfica Digital SLR avançada de apontar e disparar.” Auto Red Eye Removal, Magic Selection Brush, Skin Tone Adjustment e Magic Extractor juntam-se a uma lista já bastante completa de ferramentas de edição favoritas dos consumidores que corrigem problemas comuns das fotografias e expandem o seu controlo criativo.
O melhorado Red Eye Removal elimina agora automaticamente os olhos vermelhos assim que é efectuado o download das fotografias provenientes da máquina fotográfica. A nova versão do Magic Selection Brush selecciona, rapidamente partes específicas de uma foto para coloração fácil, ajustamentos de luz e contraste. O novo Skin Tone Adjustment permite aos consumidores obter tons de pele mais realistas em apenas alguns momentos. O novo Magic Extractor remove, facilmente, partes das fotografias, com edge de-fringing avançado, para scrapbooking e composições com várias partes de fotografias. As novas opções de partilha incluem slide shows multimedia, que os consumidores podem criar em segundos, movimentações horizontais e zooms, narrações e faixas sonoras facilitadas, mais de 80 opções de transinção e clip art. A nova impressão one-click torna simples a encomenda de impressões Kodak de qualidade profissonal e impressões em capa grossa de livros de fotografias em segundos através do acesso facilitado, integrado nos serviços online. Com este novo lançamento, a Adobe direcciona o tratamento digital da fotografia para o consumidor, o que faz com que serviços que antes apenas estavam disponíveis nos laboratórios sejam de acesso geral.
06.10.2005
“Água com Humor” chega a BEJA
O Museu Nacional da Imprensa vai inaugurar a exposição “Água com Humor” na feira “Rural Beja” hoje, dia 6, às 10h00. Montada em colaboração com a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, no âmbito da campanha de sensibilização para “o Uso Eficiente da Água”, a mostra do Museu da Imprensa vai integrar a “Rural Beja” (Parque de Feiras e Exposições de Beja) evento que se prolonga até Novembro. A exposição “Água com Humor” é constituída por cerca de 200 trabalhos e apresenta os cartoons premiados, as menções honrosas e os melhores trabalhos seleccionados pelo júri internacional do V PortoCartoon-World Festival. Os cartoons expostos ajudam o público a pensar sobre hábitos, carências e insensibilidades humanas perante a crescente escassez de água a nível planetário. Na exposição estão presentes países tão diferentes como a Albânia, a Colômbia, a China, Cuba, Irão, o Peru, para além dos principais países europeus. Esta mostra, que já foi vista por milhares de pessoas nos vários locais por onde passou, incluíndo a Galiza, é valorizada pelo álbum “Água com Humor”, uma co-edição do Museu Nacional da Imprensa e das Edições ASA.
A exposição vai estar patente ao público, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, até 5 de Novembro e a entrada é livre.
05.10.2005
Durst Rhopac: primeira jacto de tinta a UV
A LACOR apresenta a Durst Rhopac, a primeira impressora plana jacto de tinta UV de grandes formatos (até 2,05m de largura) dedicada ao mercado do Packaging.
O novo sistema de transporte possui um módulo de protecção contra o pó do ambiente e faz a tensão, “lavagem” e limpeza automática do cartão antes dos jactos de tinta entrarem em acção, eliminando uma série de problemas existentes na impressão deste tipo de material, o que proporciona uma redução significativa dos desperdícios e do tempo de realização do trabalho, com o consequente aumento da produtividade e dos lucros.
Além disso, o também novo módulo de alimentação Feeder-Stacker, adaptado especificamente para operar com cartão a grande velocidade, permite a automatização da produção, praticamente dispensando a intervenção humana.
Por outro lado, graças à tecnologia “Quadro Array”, a impressora comercializada pela LACOR atinge resoluções até 600 dpi’s, que se traduzem em imagens com grande detalhe, como códigos de barras com números até 5 pontos, e sem variações de densidade nas cores críticas, para além de uma considerável economia de tinta (até 15 ml por metro quadrado impresso).
A nova Durst Rhopac pode imprimir até uma velocidade de 160 m²/hora, com a vantagem de, devido à sua arquitectura robusta e modular, poder imprimir com tinta branca, com “spot colours”, ou ainda com a aplicação simultânea de verniz UV.
A Durst Rhopac abre um mundo de novas oportunidades às empresas que se dedicam ao Packaging, proporcionando produções económicas e rápidas de pequenas ou grandes tiragens de embalagens, displays, material de ponto de venda (PLV), pop-ups, maquetas, protótipos, Packaging promocional ou para acções pontuais, etc.
Refira-se que a impressora representada na Península Ibérica pela LACOR encontra-se disponível em duas versões, Presto e Rapid, e pode igualmente imprimir sobre outros materiais rígidos, tais como Foam, k-line, Forex, PP alveolar, PVC, metal, plástico, MDF, cortiça, madeira, entre outros.
05.10.2005
Xerox apresenta Phaser 3500
Ao alargar a linha de produtos para grupos de trabalho de pequena e media dimensão em todo o tipo de empresas, a Xerox acaba de anunciar uma nova impressora em rede: a laser monocromática Phaser 3500. Imprime a uma velocidade de 33 páginas A4 por minuto (ppm) e foi concebida para suportar mais de 25 utilizadores em rede. A sua velocidade de impressão, com um ciclo de 100 mil páginas por mês. “Os pequenos negócios dispõem de orçamentos reduzidos de TI e a Phaser 3500 foi desenvolvida com base nestas premissas,” afirma Cees Van Doorn, Director Geral e Vice-Presidente Sénior da Xerox Europa, Office Group. “Desenvolvemos um vasto grupo de características e performances numa única impressora, tais como, elevada velocidade de impressão, capacidades de rede e opções de impressão frente e verso para um único sistema que permite aos pequenos e médios grupos de trabalho completarem vastas tarefas”. A Phaser 3500 pode rapidamente aceitar um vasto número de trabalhos de impressão com um processador de 400 MHz e o tempo de saída da primeira página de cerca de 10 segundos. A qualidade profissional da imagem de documentos impressos na Phaser 3500 é obtida com uma resolução de imagem de 1200 dpi. Dispõe ainda de uma capacidade máxima de papel superior a 1100 páginas, o que assegura a continuidade da produtividade por parte dos utilizadores e evita a necessidade permanente de substituição de papel. Com um preço de entrada de 599€, a Phaser 3500 está disponível a partir de Setembro através dos revendedores e distribuidores da Xerox.
04.10.2005
ECRM lança novos CtP
A ECRM Imaging Systems lançou novos modelos para a família de CtP comercial MAKO: o MAKO System4 and MAKO System4x. Ambos os produtos foram concebidos para incorporar as últimas inovações tecnológicas, sendo que o MAKO System4 é um CtP modular que pode ser comprado na versão para duas e para quatro páginas. Ou seja, é possível adquiri-lo na versão para duas páginas e mais tarde fazer o upgrade para quatro páginas.
Quanto ao System4x, é um dos primeiros CtP violeta que permite obter as vantagens da tecnologia violeta sem processamento. “ O MAKO System4x é capaz de imagiar as tradicionais chapas de fotopolímero, assim como as chapas violeta, preparando-se para a tecnologia violeta sem processamento" afirmou Derek Sizer, Vice President da ECRM.
04.10.2005
HP oferece serviço grátis de reciclagem aos clientes empresariais
A HP acaba de anunciar um novo serviço gratuito de reciclagem na União Europeia para os clientes empresariais. Os clientes da HP podem devolver o seu hardware de TI a pontos de reciclagem especialmente concebidos de acordo com a nova Directiva WEEE.
A legislação WEEE entrou em vigor passado mês de Agosto na UE e assinalou a necessidade dos vários países em se adaptarem às novas directivas, independentemente de já terem ou não legislação sobre este assunto. Contudo, muitos dos países da comunidade europeia adiaram para outra data esta implementação. Apesar dos atrasos nos diferentes estados, a HP antecipou a chegada desta nova legislação e preparou-se para a Directiva WEEE com o seu serviço de reciclagem disponível de imediato.
Para ter acesso a este novo serviço da HP, os clientes empresariais só têm que aceder à nova ferramenta online e fazer o pedido em www.hp.com/recycle. Neste sentido e depois de preencherem alguns detalhes, os clientes serão direccionados para o ponto mais próximo de colecta, podendo também solicitar um preço de transporte dos seus produtos ou providenciar transporte próprio. A partir do momento em que os produtos são enviados para o ponto de colecta, um contratante, aprovado pela HP, vai reciclar os produtos de acordo com a Directiva WEEE. O acordo estabelecido entre a HP e o seu contratante determina que os desperdícios de hardware têm de ser reciclados dentro da EU, não podendo ser enviados para fora do espaço comunitário.
“Apesar da HP ter um programa de reciclagem há vários anos, este novo serviço de reciclagem gratuito vai estar disponível, pela primeira vez, em toda a União Europeia. Ao oferecer este novo serviço gratuito e imediato, a HP facilita a utilização por parte das empresas e, ao contrário do programa anterior, dispensa a negociação de quantidade ou tipo de produtos a serem entregues para este efeito”, afirma Klaus Hieronymi, Director Geral Environmental Business Management, HP EMEA.

03.10.2005
Canon lança 13 impressoras fotográficas
A Canon anunciou o lançamento de uma gama completa de 13 modelos PIXMA de impressoras fotográficas pessoais com qualidade de laboratório que incluem cinco equipamentos multifuncionais. Este lançamento vai de encontro ao rápido crescimento do mercado de impressoras, que ultrapassou os 123% em 2004.
A próxima geração de impressoras PIXMA apresenta modelos até 58% mais rápidos do que os anteriores, chegando a produzir fotografias com qualidade de laboratório e sem margens de 10x15cm em apenas 36 segundos. “As pessoas estão cada vez mais a apostar na velocidade e na qualidade de impressão,” diz Mogens Jensen, Presidente da Canon Consumer Imaging, na Europa. “O facto de conseguirmos melhorar simultaneamente ambos os aspectos é a grande vantagem competitiva da tecnologia FINE da Canon”.
Com esta gama da PIXMA, a Canon passa a concentrar-se na definição de velocidade de impressão fotográfica em vez do tradicional conceito de página por minuto (ppm). ”Com o crescimento da procura de impressoras fotográficas, os consumidores esperam um indicador mais concreto da velocidade com que podem imprimir uma fotografia” diz Jensen.
Numa operação que ilustra perfeitamente o comprometimento da Canon em relação à impressão fotográfica, o “gigante” na produção de imagem anunciou recentemente um investimento de 100 milhões de dólares (US) numa nova fábrica para fabricação de jactos de tinta no Vietname. ”Com esta gama da PIXMA, o nosso objectivo é alcançar a primeira posição na Europa em impressão fotográfica em casa” realçou Jensen.(...mais)
03.10.2005
Navigator patrocina cavaleiro português
A marca Navigator, produzida pelo grupo Portucel Soporcel, passa a patrocinar o cavaleiro de obstáculos Salvador Oliveira Martins, um dos mais firmes valores do hipismo português.
Ao associar-se ao sofisticado e exclusivo mundo dos concursos hípicos, que em Portugal conhece uma fase de renovação e expansão, a marca Navigator pretende contribuir para o desenvolvimento de uma modalidade desportiva com grandes tradições no país, consolidando ainda uma posição de parceria com o dinâmico mundo do desporto, como já acontecera com a acção de sponsorização do UEFA EURO 2004.
No quadro do acordo de patrocínio agora celebrado, a "Navigator Team" marcará presença em importantes competições hípicas nacionais e internacionais, procurando facultar ao cavaleiro Salvador Oliveira Martins e às suas montadas as melhores condições de afirmação desportiva.
Recorde-se que o Navigator é actualmente a marca mais vendida em todo o Mundo no segmento premium de papéis de escritório, assumindo-se como uma das marcas portuguesas de maior sucesso a nível mundial.
Na Europa, o Grupo Portucel Soporcel atingiu em 2004 uma quota de mercado superior a 10% no mercado global de papéis de escritório e de 23% no segmento premium, enquanto nos EUA estes valores se situaram em 2% e 26%, respectivamente.
De acordo com o estudo de mercado desenvolvido em 2004 pela Opticom International Research em sete países europeus, o Navigator é a marca de papel de escritório com maior índice de qualidade percebida entre todas aquelas que se encontram em comercialização na Europa. A qualidade percebida é avaliada com base numa lista de importantes características, sobretudo relacionadas com a performance e o aspecto final dos documentos impressos. |