Login

Siegwerk e Prismade Labs desenvolvem inovações para embalagem


PharmaCom
 
A Siegwerk fez uma parceria com a Start-Up Prismade Labs para desenvolver aplicações de comunicação interativas integradas na embalagem.
 
A parceria entre as duas empresas é resultado do programa de Start-Up 2017 da Siegwerk, através do qual a fabricante de tinta está a procurar tecnologias e inovações que possam avançar o desenvolvimento de conceitos inovadores de embalagem.
 
"A possibilidade de comunicação entre o produto e o consumidor certamente terá um impacto no futuro do setor de embalagens devido ao mundo cada vez mais digital em que vivemos", afirma Christoph Barniske, diretor de negócios digitais da Siegwerk. "A embalagem inteligente ou a 'Internet of Packaging', que utiliza tags digitais integradas para interagir com o consumidor, são apenas dois exemplos de novos conceitos de embalagem do futuro".
 
A Prismade desenvolveu uma tecnologia especial que permite que smartphones interajam com estruturas eletrónicas impressas. Depois de colocar a embalagem no display do smartphone, o utilizador pode ativar a interação passando o dedo na embalagem.
 
Nos últimos meses, uma equipa conjunta, composta por especialistas técnicos, de vendas e de conceção de ambas as empresas têm trabalhado no desenvolvimento de soluções de cores personalizadas para estabelecer o 'Processo Prismade'. Neste contexto, a Siegwerk está a desenvolver tintas de impressão especiais que são compatíveis com sistemas de tinta padrão, para aplicações de embalagem que garantem que a tecnologia Prismade também funcione.
 
Os primeiros protótipos das aplicações interativas serão apresentados em breve. Para o efeito, os parceiros desenvolveram um modelo de demonstração em conjunto com a especialista em embalagens, de Hamburgo, Uwe Melichar, da agência FACTOR, a Brösske, a agência Meyer & Ruf, de Düsseldorf, e o Grupo Edelmann.
 
O modelo de demonstração permite que as partes interessadas conheçam o produto usando um exemplo de embalagem. Os visitantes da Pharma PLAY em Frankfurt, da Fachpack em Nuremberg, da LUXEPACK no Mónaco e da conferência da AIPIA em Amsterdão podem esperar interagir com a embalagem recém-desenvolvida.