fbpx
Login
Atualizado a 19 Jul, 2019

Domino faz testes de marcação a laser em diversos materiais de embalagem

Má topografia em cartão

A equipa especializada em tecnologia laser da Domino Printing Sciences está a proceder à identificação e análise minuciosas da composição das embalagens de cartão, plásticos e embalagens alternativas. O objetivo é ajudar a fazer corresponder a solução de codificação a laser adequada ao material de embalagem selecionado.  Como parte do programa, está ainda a ser produzido um catálogo informativo dos materiais pré-testados.
 
Está a ser estudado o impacto das diferentes soluções a laser numa vasta gama de superfícies, desde embalagens de cartão para a farmacêutica a novos materiais sustentáveis, incluindo alternativas ao plástico, com base em matérias amiláceas. 
 
 
Stefan Stadler, líder da equipa da Academia de Laser da Domino, sedeada em Hamburgo, comenta: “Muitas empresas adotam a abordagem de testes por tentativa e erro sem compreenderem por que determinados substratos imprimem códigos mais nítidos.
 
Boa topografia em cartão
 
Atualmente, a capacidade de impressão e codificação não faz parte da especificação dos materiais para os fornecedores de embalagens. Assim sendo, há situações em que os fornecedores de embalagens mudam ligeiramente o material, o que pode afetar a qualidade da codificação.
 
O laboratório de laser da Domino consegue identificar mudanças no material das embalagens que possam causar estes problemas. Além disso, o laboratório está a receber novos e mais sustentáveis materiais de embalagem para testar à medida que a tendência global para embalagens mais ecológicas continua a crescer. Estamos a desenvolver perfis também para esses materiais", acrescentou.
 
Segundo Stadler, outra tendência é a embalagem mais fina e económica. "Este ponto também influencia a tecnologia de codificação e marcação, uma vez que a embalagem poderá ser demasiado fina para codificar e, possivelmente, danificar o material. Com a experiência da Domino, é possível identificar qualquer alteração na composição da embalagem de forma rápida. Os nossos perfis vão ajudar a recomendar a solução de codificação mais adequada."

 

Marcação ao microscópio

 
O equipamento da Domino permite, com o passar do tempo, medir a reação de uma superfície à radiação laser. Com base nas observações, seleciona-se e testa-se o laser apropriado.
 
Com um microscópio 3D, os peritos da Domino avaliam a qualidade do código, produzem imagens e fornecem um relatório detalhado ao cliente.  
 
Devido à crescente preocupação dos consumidores com os plásticos descartáveis e à proibição de vários plásticos descartáveis apoiada pelo Parlamento Europeu a 24 de outubro, as empresas estão cada vez mais preocupadas com a pegada ecológica dos seus produtos.  
 
O catálogo da Domino traz algumas soluções sobre as possíveis alternativas às soluções de embalagem tradicionais em todos os setores, incluindo o setor farmacêutico, industrial, alimentação e bebidas.
 
Codificação em vidro
 

Testes proativos

 
Uma marcação eficiente e de alta qualidade maximiza o tempo de funcionamento e garante a conformidade legislativa, mesmo nos ambientes de produção mais exigentes.
 
Os cientistas da Domino estão atualmente a testar e a catalogar 45 das embalagens de cartão farmacêuticas mais usuais.
 
Nos últimos anos, a equipa de laser da Domino tem vindo a elaborar um registo dos materiais e da sua adequação à impressão com esta tecnologia. O registo foi concebido para evoluir de acordo com as soluções de embalagem disponíveis no mercado e proporciona informação sobre as tendências dos mercados.