Login

Inapa assina acordo para adquirir a Papyrus Deutschland

Inapa compra Papyrus Deutschland

O Grupo Inapa assinou um acordo para a aquisição da Papyrus Deutschland, a empresa alemã de distribuição de papel do OptiGroup.


A união dos negócios da Papyrus Deutschland com os da Papier Union, a subsidiária alemã da Inapa, resulta numa posição de liderança com um volume de negócios de aproximadamente 900 milhões. A nova organização terá cerca de 1 000 colaboradores.

“Este é um passo importante na estratégia do nosso Grupo, que visa melhorar a eficiência do negócio de papel. Com a aquisição da Papyrus Deutschland, a Inapa reforçará a sua posição no maior mercado europeu, a Alemanha. Os clientes irão beneficiar de um portefólio mais amplo em todas as categorias de papel para escritório e gráficas, embalagens, comunicação visual, soluções de segurança e higiene. O reforço da nossa presença geográfica permitir-nos-á disponibilizar um melhor e mais eficiente serviço ao cliente. Estamos convictos de que seremos o parceiro de confiança, com a escala e o alcance certos, para atender as necessidades dos nossos clientes de uma forma singular” Diogo Rezende, CEO do Grupo Inapa
 
A operação está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência alemã, que irá proceder a um teste de mercado. Estima-se que a transação esteja finalizada em dezembro de 2018.

A Inapa vai fazer a emissão de obrigações convertíveis a favor da Optigroup AB, sujeita à aprovação em Assembleia Geral pelos acionistas da Inapa. No momento da emissão, os títulos serão, em caso de conversão total, convertíveis em 23% de todas as ações e direitos de voto na Inapa. "Este é um sinal claro de que a OptiGroup acredita na criação de valor desta transação", acrescentou o CEO.

No caso de conversão, a OptiGroup tornar-se-á um acionista relevante, mas sem controlo da Inapa.

O objetivo da transação é chegar à liderança na distribuição de papel nas diferentes geografias onde a Inapa está, com um total de receitas na ordem dos €1400 milhões e aproximadamente 1900 colaboradores. O Grupo Inapa opera em 10 países: Alemanha, França, Espanha, Portugal, Bélgica, Luxemburgo, Áustria, Holanda, Turquia e Angola.