fbpx
Login
Atualizado a 21 Aug, 2019

Catherine Anyango Grünewald vence Navigator Art on Paper

Vencedora NAOP

Catherine Anyango Grünewald é a vencedora da segunda edição do Prémio Navigator Art on Paper. Um dos temas centrais do seu trabalho é o espaço público e de que forma é afetado por acontecimentos traumáticos.

A artista leciona, atualmente, na Konstfack University of Arts, Crafts and Design, em Estocolmo. Estudou na Central Saint Martins e no Royal College of Art, em Londres, tendo realizado, posteriormente, um mestrado em Literatura Moderna da University College London.

“Interessam-me muito  os  potenciais  das  propriedades  do  lápis  e  do  papel para  transmitir  temas  sensíveis  e  complexos,  assim  como a relação entre materiais e sentido”,  refere  a  artista  sobre  o seu  trabalho,  acrescentando que “a  um  dado  momento  das nossas vidas, a maioria de nós usou o lápis sobre papel como meio  de  autoexpressão,  tanto para tirar apontamentos como para  esboços.  É  assim  que aprendemos. Espero que a utilização  de  materiais  que  são democráticos  e  quotidianos possa  oferecer  aos  espectadores  um  ponto  de  acesso  a temas difíceis”.

The Slow Death of A Woman in Aleppo

Os desenhos são feitos em duas texturas de grafite para criar, segundo a artista, “uma superfície simultaneamente mate e brilhante, assemelhando-se a negativos fotográficos”. Dada a sua relação mutante com a luz, “devemos observá-los de um modo quase forense, movendo-nos para captar a luz e, com ela, pormenores e pistas”, acrescenta.

O seu trabalho pode ser visto na Exposição Navigator Art on Paper que irá estar patente ao público na Sociedade Nacional de Belas Artes, de 17 de maio a 1 de junho, sendo a inauguração da Exposição no dia 16 de maio, às 21H00. A mostra reúne, também, uma seleção de obras dos artistas finalistas: Abu Bakarr Mansaray (Serra Leoa), Andrea Bowers (EUA), Maria Berrio (Colômbia) e Mateo López (Colômbia).

A Exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 12H00 e as 19H00, e ao sábado, das 14H00 às 20H00. A Exposição irá coincidir com a Arco Lisboa e integra um programa de visitas e conversas complementares. A entrada é gratuita.