fbpx
DP - PACKAGING
Login
Atualizado a 20 Sep, 2019

Reerguidas e inauguradas as instalações do Bloco Gráfico e da ZUSLOG

Bloco Grafico 2019

O grupo Porto Editora inaugurou hoje as instalações renovadas das empresas Bloco Gráfico e da ZUSLOG, 538 dias após terem sido atingidas por uma violenta tempestade em março de 2018. O momento assinala ainda o 75.º aniversário da editora.

A cerimónia realizou-se esta manhã, com a presença de António Domingos da Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia, José Gomes Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, e mais de 120 convidados, entre os quais representantes da APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, da AEP – Associação Empresarial de Portugal, CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais, ANDE – Associação Nacional de Dirigentes Escolares, APIGRAF – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras de Papel, bem como de inúmeros autores e livreiros.

Hoje é também o dia em que o grupo realiza um Open Day e recebe a comunidade para visitas guiadas, que mostram o processo de produção dos livros, numa altura em que há muita atividade devido às rentrées escolar e literária.

As obras de reconstrução duraram menos de ano e meio, altura em que o grupo editorial teve que assegurar a continuação das operações, recorrendo a meios alternativos, assim como a manutenção dos postos de 180 funcionários.

“Ao mesmo tempo, e apesar das enormes dificuldades que se colocaram, o Grupo Porto Editora encontrou meios alternativos para assegurar a produção do seu trabalho editorial, o abastecimento do mercado livreiro quer em Portugal quer em Angola, Moçambique e Timor-Leste, países onde tem editoras locais, e manter a exportaçãopara mais de 90 países”, refere o grupo em comunicado.

O Bloco Gráfico é a unidade de produção editorial do grupo Porto Editora, que ocupa uma área de 12.887m2. Produz cerca de 16 milhões de livros por ano e tem liderado, nos últimos anos, o Ranking das 100 empresas gráficas mais estáveis registadas nos CAE 18. Foi ainda distinguida, desde 2016, com um Gold Award nos Prémios de Excelência Empresarial atribuídos pela Apigraf.

A ZUSLOG, por sua vez, é a unidade responsável pela gestão logística. Ocupa uma área de 14 mil m2 e tem capacidade para expedir 12 mil encomendas por dia com uma média de 15 mil volumes. Tem capacidade de armazenar 12 milhões de livros.

Ambas são unidades do grupo Porto Editora, que exportou quatro milhões de livros em 2018 para mais de 90 países. Números que ilustram o porquê de lhe ter sido atribuído o título de Empresa Promotora da Língua Portuguesa pelo Camões, I.P.