fbpx
Login
Atualizado a 23 Jul, 2019

Sonae Arauco lança 3DF

3DF

As empresas gráficas que trabalham em projetos de decoração de interiores e stands podem contar com um novo material.

A Sonae Arauco lançou uma placa de compósito derivado de madeira moldável e isenta de formaldeído que pode adquirir inúmeros formatos, o 3DF ou Three Dimensional Fiberboard.

A placa derivada de madeira termoformável pode ser moldada em diferentes formatos por ação da temperatura e pressão (processo de moldagem por compressão), permitindo criar estruturas profundas e raios grandes.

A tecnologia permite substituir processos tradicionais, tais como a flexão de contraplacado e o processo CNC (corte assistido por computador), o que proporciona melhorias em termos de possibilidades de produtividade, qualidade e design, assim como em termos de impacto ambiental, diz a fabricante

Quer seja aplicado em frentes de móveis, portas, assentos, revestimentos de parede ou utilizado noutras aplicações, tais como no setor da construção ou até mesmo automóvel, 3DF garante o máximo de flexibilidade.

A superfície superior obtida permite lacagem e a aplicação de revestimentos em pó, podendo também ser revestida diretamente com um filme 3D ou CPL durante o processo de moldagem.

Adelaide Alves, Product Development Director da Sonae Arauco, afirma: “A tecnologia inovadora do 3DF adapta-se perfeitamente à nossa estratégia ao proporcionar novas soluções inovadoras ao mercado através de parcerias industriais estratégicas e ao levar a madeira mais além. Além disso, o 3DF responde aos novos requisitos da indústria do mobiliário, dado causar um menor impacto ambiental”.

Atualmente, o produto já está a ser testado e utilizado com sucesso por alguns dos parceiros industriais da Sonae Arauco como a Light Weight Solutions Gmbh, a Kreutzfeldt Gmbh e a Jetclass Group em vários produtos, tais como em cadeiras ou frentes de móveis, nos quais o valor dos materiais aumenta as possibilidades de aplicação e cria novas oportunidades.

3DF é produzido industrialmente nas linhas MDF da Sonae Arauco e está disponível em grandes quantidades.

Os materiais do 3DF já foram galardoados com o primeiro lugar nos prémios AVK Innovation Award 2017 na categoria "Produtos/componentes e aplicações inovadores" e são atualmente candidatos ao prémio Interzum Award 2019, que distingue os produtos mais inovadores do setor mobiliário.