Rui Vasco
 
A Canon apresentou o recém-lançado sistema EOS-R num evento que contou com a participação do fotógrafo profissional Rui Vasco. Em vez de debitar especificações (que também apresentamos aqui), Rui Vasco mostrou vários exemplos práticos das forças da nova R.

“É a primeira máquina de todo um sistema novo e é por isso que lhe chamo Revolução”, diz Rui. Rendido às possibilidades artísticas que são desbloqueadas pelos avanços técnicos, Rui Vasco falou de mudanças fulcrais no sistema de montagem da máquina e de alterações tecnológicas, que permitem uma captação de imagens nas condições mais desafiantes, especialmente com pouca luz.
 
“O que acontece é que agora sempre chego mais tarde a casa para jantar. Porque esta máquina permite, por exemplo, fotografar Lisboa à noite e captar imagens espetaculares de uma forma muito mais fácil”, confessa ele.
 
Captado com a Canon EOS R

Durante um mini workshop, Rui Vasco mostrou as novas funções e explicou que o novo corpo tem um novo sistema de montagem das objetivas. De oito pins passou a ter 12, sendo que a Canon desenvolveu um adaptador para que os clientes não percam os investimentos que já fizeram até agora. É comum que exista alguma perda de funcionalidade quando são utilizados adaptadores, mas Rui Vasco garante que isso não é o caso: “As objetivas não perdem velocidade nem o foco automático!”

Houve ainda tempo para falar acerca das novas objetivas, que trazem agora três anéis, em vez de dois. Um continua a ser para a distância focal, o segundo para o foco e há um terceiro que pode ser personalizado com a função mais adequada, consoante o trabalho ou preferência do fotógrafo.
 
Conheça aqui todas as especificações técnicas.