Log in

Qual o melhor processo de impressão para as embalagens?

Amostras de impressão
Amostras de impressão

Amostras de impressão
A GfK levou a cabo um novo estudo com o tema “Exigências das marcas com a impressão da embalagem”, comissionado pela ERA, European Rotogravure Association. O estudo mostra que os factores decisivos para a escolha do processo de impressão são o preço e o volume, seguidos da qualidade de impressão e, com menor expressão, os aspectos ambientais.

Para maiores volumes e melhor qualidade de impressão, a gravura foi o método mais escolhido. Por outro lado, a flexografia é vista como a escolha para os volumes médios e com qualidade de impressão aceitável. Para a impressão digital ficam as pequenas tiragens e protótipos, não sendo considerada para a impressão de materiais de embalagem flexíveis.




O estudo confirmou a tendência para mudanças mais frequentes em termos de design e para a exigência de menores tiragens. A personalização das embalagens, especialmente os dedicados a eventos, também estão em voga.

Em 2001 e 2006, a ERA conduziu estudos de Mercado acerca da imagem que as marcas têm da utilização da gravura em embalagens. Os estudos, que faziam uma comparação entre a gravura e a impressão flexográfica, foram preparados pela GfK, um instituto de pesquisa de Mercado. Os estudos mostraram resultados positivos para a gravura, com oito em cada dez marcas a preferir a gravura.

A ERA foi fundada em 1956. Entre os seus membros encontram-se fornecedores de impressão de embalagem, publicações e rotogavura decorativa, assim como alguns fornecedores do mercado.

Notícias Relacionadas