ribeira ulme poluicaoOs orizicultores da região de Santarém estão preocupados com os elevados níveis de poluição da Ribeira de Ulme, que acreditam ter origem na fábrica de papel Fapulme. A fábrica de papel já fez saber que está a resolver o problema.

A empresa teve um parecer positivo para estar em funcionamento devido à importância para a economia da região, ainda que com a condição de fazer a impermeabilização do logradouro da guarda de madeiras e da entrada em funcionamento da estação de tratamento de água. A Câmara Municipal de Chamusca já fez, no entanto, saber que se as condições não forem cumpridas até ao final do Verão vão ser tomadas providências para encerrar a unidade fabril.


A Ribeira do Ulme nasce em Aranhas de Cima, no concelho de Abrantes. É um afluente do Tejo e desagua em Benfica do Ribatejo, em Almeirim. Desde o afluente até à zona da fábrica, a água encontra-se clara e limpa, mas os locais reportam que daí em diante a água tem mau cheiro e material negro a boiar nas águas. A administração da Fapulme já revelou que está a resolver a questão e está disponível para indemnizar os produtores de arroz que possam ser afectados pela situação temporária.