ConchillasAcabou de ser inaugurada a Montes del Plata, a joint-venture entre a Stora Enso e a produtor de pasta chilena Arauco. A fábrica vai ter uma capacidade de produção de 1,3 milhões de toneladas de pasta branqueada de eucalipto, por ano. A parte da Stora Enso, 650 mil toneladas, deverá ser vendida como pasta no mercado. A madeira é proveniente das plantações florestais da Stora Enso.

 

Além disso, a empresa vai gerar energia a ser vendida à rede nacional do Uruguai, estimando-se que venha a abastecer 200 mil habitações uruguaias, através da biomassa. A Montes del Plata também vai contribuir com sistemas de tratamento de esgotos e água na cidade de Colonia, com o pré-tratamento de uma fábrica em Carmelo, um tratamento de esgotos e uma fábrica de água potável em Conchillas.

O investimento na Montes del Plata incluiu a construção de três barcaças. Cada barcaça tem capacidade para transportar 5 000 toneladas de madeira em madeira, reduzindo a carga de tráfego dos caminhões nas estradas locais e o impacto sobre o meio ambiente no que se refere às emissões de CO2. O processo envolveu a construção de um suporte altamente significativo para o desenvolvimento do conjunto de construção naval nacional. Foi ainda construído um terminal portuário moderno, com ligação ao canal Martín García, permitindo que a produção de pasta possa ser expedida diretamente para os mercados internacionais.

A fábrica localizada em Punta Pereira, no Uruguai, contou com a presença do presidente do país José Mujica e outros oficiais dos governos do Uruguai, Finlândia e Suécia. Num investimento de 1721 milhões de euros na fábrica e 174 milhões de euros no porto, a fábrica representa o maior investimento privado do país.