A criatividade tem impacto nos negócios

Um novo estudo da Forrester Consulting, encomendado pela Adobe, visa quantificar um intangível: a criatividade. Creative Dividend é o nome da pesquisa que mostra que o que faz uma empresa ter sucesso é a capacidade de promover a inovação, desenvolver talentos e liderança e ter um alto grau de reconhecimento da marca. Tudo isso é influenciado pela perspetiva criativa, práticas e cultura. Mas será que a criatividade também tem influência? Parece que não só tem impacto como é essencial.

“Durante anos, os líderes empresariais têm-se concentrado em aspetos como a produtividade dos colaboradores, a eficiência dos processos e a gestão da força de trabalho como os principais impulsionadores de sucesso das suas empresas. Mas, ao longo dos últimos anos, a mentalidade mudou. As empresas líderes reconhecem a importância de um outro driver chave de sucesso – a necessidade de infundir a criatividade em todos os aspetos do ambiente empresarial – da estratégia e cultura à inovação e compromisso com o cliente,” refere David Wadhwani, senior vice president, Digital Media, Adobe. “E as empresas criativas apresentam 50% mais probabilidades de reportar uma posição de liderança de mercado face aos seus concorrentes.”

As principais conclusões do estudo mostram:

As empresas que estimulam a criatividade obtêm um crescimento das receitas excecional face aos seus pares. 58 por cento dos entrevistados que referiram que as suas empresas estimulam a criatividade obtiveram uma receita superior em 10%, ou mais, em 2013 quando comparado com 2012. Em contraste, apenas 20% das empresas menos criativas obtiveram um desempenho semelhante.

Empresas mais criativas desfrutam de uma maior quota de mercado e liderança competitiva. As empresas criativas são mais propensas a relatar uma posição de liderança de mercado com uma mais elevada quota de mercado face aos seus concorrentes. Destas que reportam ter uma maior quota de mercado, as criativas superam as menos criativas por um fator de 1,5.

Apesar dos benefícios reconhecidos da criatividade, 61% das empresas não se reconhecem como criativas. Apenas 11% referem que as suas práticas estavam perfeitamente alinhadas com as empresas que são facilmente reconhecidas como criativas. A maioria (51%) referiu que são neutras ou não alinhadas com empresas criativas e 10% acham que as suas práticas foram, de fato, o oposto do que empresas criativas fazem.

Empresas criativas ganham reconhecimento como os melhores locais para trabalhar. Um ambiente de trabalho positivo é um terreno fértil para a criatividade. 69% de empresas criativas referem também o reconhecimento e o vencimento de prémios “best place to work”. Apenas 27% das empresas menos criativas conseguiram tais feitos.