Durst GammaXD-4CA Durst esteve presente numa das mais importantes feiras para o mercado da cerâmica. Falamos da Tecnargilla 2014, em Rimini, onde apresentou a série Gamma XD, a mais recente Geração de máquinas para a impressão em cerâmica.

A nova série XD está equipada com as mais recentes cabeças Durst High Definition com dupla circulação de tinta. A nova tecnologia adaptativa de posicionamento de ponto garante uma impressão sem bandas e uma maior homogeneidade em toda a largura de impressão. As novas cabeças têm uma característica de rápido ajuste que permite a substituição rápida pelo operador, em caso de necessidade.



A Durst também apresentou o conceito "digital glaze", onde são combinados os processos de impressão e de envidraçar para permitir a produção on demand. Harald Oberrauch, membro da direção e coproprietário da Durst, sublinhou a estratégia a longo prazo no segmento da cerâmica e a vontade de investir para que inovações do género possam chegar ao mercado.

 

Neste contexto, o CEO da Fujifilm Dimatix, Martin Schoeppler, falou acerca da cooperação com a Durst no desenvolvimento de novas cabeças para a impressão em cerâmica. O CEO da Durst, Christoph Gamper, fez ainda o resumo das atividades da empresa nos mercados de grandes formatos, etiquetas, cerâmica e vidro e como cada segmento individual traz valor acrescentado aos outros e permite adaptações bem-sucedidas.

 

No sector da cerâmica, a digitalização dos processos de produção está bem avançada e o próximo passo é a fusão dos processos de impressão e envidraçar. O tópico foi definido como um verdadeiro desafio pela ACIMAC, a associação italiana de cerâmica, que convidou os principais fabricantes de equipamentos a apresentar as suas soluções.