Quinto ImpérioO Correio da Manhã vai oferecer gratuitamente uma edição especial do “Quinto Império”, jogo de tabuleiro educativo e familiar que tem como tema a História de Portugal. A primeira entrega estará nas bancas já no dia 20 de outubro, integra a caixa de jogo e algumas peças. Os leitores do Correio da Manhã receberão entregas todos os dias, de segunda-feira a sexta-feira, até dia 14 de Novembro.


Assim, ao longo de 20 dias serão oferecidas gratuitamente com a compra do jornal as várias peças do jogo, que é um misto de Trivial Pursuit e Monopólio em que os jogadores têm de assumir diversas personagens históricas, responder a perguntas e comprar casas para poder avançar. Cada casa corresponde a datas importantes na História de Portugal.

O “Quinto Império” foi uma das ideias premiadas no concurso de inovação e empreendedorismo “Desafio Ousar” promovido pela Associação Industrial do Minho. O jogo tem como temática a História, a Cultura e Geografia de Portugal, e os seus conteúdos foram maioritariamente selecionados a partir do programa escolar do 2.º Ciclo do Ensino Básico.

O jogo é da autoria do professor David Mendes, e o nome oriundo da crença messiânica, milenarista (quiliástica), concebida pelo padre António Vieira no século XVII. Os quatro primeiros impérios eram, segundo o padre António Vieira, pela ordem: os Assírios, os Persas, os Gregos e os Romanos. O quinto seria o Império Português