iufroO grupo Portucel Soporcel será Gold Sponsor do Congresso IUFRO 2012, uma iniciativa promovida pelo Instituto Superior de Agronomia que decorrerá no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais de 8 a 13 de Julho.
O evento da IUFRO - International Union of Forest Research Organizations – Division 5 – Forest Products, reúne de cinco em cinco anos cientistas de todo o mundo na área da investigação florestal, e visa promover o diálogo entre a Academia e a Indústria sobre questões determinantes para o futuro do sector. No centro do debate estará a fileira florestal, uma das mais importantes para a economia portuguesa, que representa 10% das exportações de bens. Tendo como objectivos a promoção da partilha global de conhecimentos científicos e o fomento da cooperação internacional em ciências florestais, o Congresso IUFRO 2012 pretende ser uma reflexão sobre as plantações florestais no mundo, com especial ênfase no desenvolvimento sustentável e na geração de riqueza a partir de produtos florestais.
Nesta iniciativa, o grupo Portucel Soporcel procurará chamar a atenção para a importância da fileira florestal nacional e para o papel preponderante que assume na economia nacional e na área da investigação em Portugal, numa intervenção de Manuel Regalado, Administrador Executivo do grupo Portucel Soporcel. A área de I&D do Grupo também vai marcar presença nas diferentes sessões plenárias, através da participação de técnicos investigadores.
A cerimónia de abertura, que terá lugar dia 9 de Julho, será conduzida por Pekka Sarampãã (Presidente do Congresso), Helena Pereira (Presidente do Comité Organizador Local) e João Ferreira do Amaral (Presidente da Direcção da AIFF – Associação para a Competitividade da Indústria da Fileira Florestal).