europacAs quatro fábricas de papel reciclado do Grupo Europac (Papeles y Cartones de Europa, SA) em Viana do Castelo, Rouen (França) e em Dueñas e Alcolea de Cinca (Espanha) estão todas certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council), uma entidade independente que tem por objectivo promover uma gestão ambiental sustentável e responsável de um ponto de vista empresarial, industrial e social.

Depois de ter obtido esta certificação nas suas fábricas de Portugal e França, o Grupo Europac conseguiu agora certificar as suas duas fábricas espanholas.

Esta certificação garante a origem sustentável das matérias-primas, proíbe a utilização de determinados produtos químicos e atesta o respeito dos direitos dos povos indígenas e dos trabalhadores. Conta ainda com o apoio das principais ONGAS e ONG de todo o mundo e representa o reconhecimento público e independente da gestão sustentável dos centros de produção.

Para além de melhorar a imagem do papel como produto renovável, reciclável e biodegradável, é importante destacar que a certificação é sinónimo de qualidade, tanto na gestão como nos próprios processos e produtos.

As certificações FSC são um factor de decisão cada vez mais importante e de procura crescente nos mercados, especialmente no caso das multinacionais que já estão certificadas e requerem aos seus fornecedores o cumprimento de determinados requisitos ambientais. O que hoje é uma procura de mercado, em pouco tempo será uma exigência para qualquer empresa do sector que queira vender os seus produtos no mercado europeu.

O Grupo Europac está presente em Portugal na produção de papel, cartão e embalagem, energia e reciclagem. No ano passado, as unidades em Portugal foram responsáveis por vendas agregadas de 424 milhões de euros, ou seja, 45% das vendas por origem de todo o Grupo. A fábrica de Viana do Castelo é a maior do Grupo em Portugal e exporta 90% da sua produção, fazendo do Grupo Europac um dos principais exportadores nacionais.