Portucel SoporcelO grupo Portucel Soporcel foi distinguido, nos Troféus Luso-Franceses, com o prémio “Troféu de Exportação Português”, na categoria de “Grandes Empresas”, que distingue uma empresa portuguesa pela qualidade dos seus resultados na exportação para França.
Esta distinção vem reconhecer o desempenho do grupo Portucel Soporcel e o seu papel estruturante para a economia nacional, bem como a posição de relevo que detém no mercado internacional de papel e de pasta de celulose. Encontra-se entre as três maiores empresas exportadoras do País, sendo possivelmente a que gera maior Valor Acrescentado Nacional, na medida em que os seus produtos são obtidos, maioritariamente, a partir de matérias-primas e recursos nacionais.
Em 2011, as exportações totalizaram mais de 1,2 biliões de euros, representando cerca de 3% das exportações portuguesas de bens, números que reflectem a importância do Grupo que exporta para 120 países nos cinco continentes. As suas exportações aumentaram em 7% face ao ano anterior e 95% das suas vendas de pasta de celulose e papel foram realizadas no exterior. No primeiro semestre de 2012, e apesar do difícil contexto económico, o volume de negócios do Grupo voltou a crescer, com as exportações a atingir os 618 milhões de euros, contribuindo fortemente para o equilíbrio da balança comercial portuguesa.
Numa iniciativa organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa (CCILF), os prémios foram entregues numa cerimónia que decorreu em Lisboa e contou com a presença de Miguel Guedes em representação do Ministro de Estado e Ministro dos Negócios Estrangeiros, Vital Morgado da AICEP, Helena Duarte do IPAMEI e Pascal Teixeira da Silva, Embaixador de França em Portugal. Os Troféus Luso-Franceses foram criados com o objectivo de incentivar as trocas comerciais entre Portugal e França, distinguindo o esforço e o sucesso obtidos pelas empresas no desenvolvimento de estratégias e investimentos em ambos os mercados.