ColaraColara é o nome de uma plataforma que quer disponibilizar o mundo das cadernetas de cromos em formato digital. Em alguns temas, também disponibiliza as cadernetas em suporte físico papel, bem como os respetivos cromos, com o objetivo de responder aos diferentes colecionistas que gostam de folhear e de as guardar.

Caricaturas do plantel principal do Sport Lisboa e Benfica, as aventuras da mascote Jubas do Sporting Clube de Portugal, coleção de frases dos pacotes de açúcar Nicola, a aventura espacial, áreas protegidas de Portugal - ICNF, fundação do Gil, ria Formosa, o mundo da Sociedade Central de Cervejas até 1975, e os 70 anos de vida da TAP são algumas das cadernetas da plataforma Colara, desenvolvida em parceria com a tecnológica portuguesa BOLD. A Colara permite escolher as cadernetas, obter as saquetas e colar os cromos, trocá-los e fazer a coleção.
 
“O mais engraçado nestas cadernetas é remeterem-nos para a nossa infância! De certeza que quem foi criança até à década de ‘90 do século passado, inevitavelmente passou por  esta experiência de colecionar cadernetas, colar os cromos e trocar os repetidos com os amigos. Curiosamente, esta experiência repete-se agora mas no formato do futuro, no digital, não esquecendo o formato mais tradicional e as cadernetas físicas com todos os cromos para colar” Daniela Vintém, diretora comercial do Colara

No caso da caderneta do plantel do Benfica, foi desenhada pelo caricaturista Ricardo Galvão e conta com mais de 170 cromos. Foi desenvolvida uma aplicação, de nome Colara, também portuguesa Carbon - um centro de competências de mobile da BOLD - que permite em qualquer sítio e em qualquer dispositivo móvel, iOS e Android, colecionar as cadernetas digitais.