Mercado de Papeis de Especialidade vai crescerA indústria de papel de especialidade está a mudar graças ao desenvolvimento rápido da tecnologia. O mercado de impressão e escrita de commodities passou por um declínio rápido e agora está a diminuir lentamente nos países desenvolvidos. A entrada de novas tecnologias com melhores capacidades vai permitir a produção mais rápida de gramagens de especialidade técnica, de forma mais efetiva e económica.
 
O último relatório de Smithers Pira, "O futuro do papel de especialidade até 2022", projeta o mercado global de papéis especiais em 2017 em 24,16 milhões de toneladas e prevê que atinja as 26,98 milhões de toneladas em 2022.
 
“O ambiente regulatório continua a ser complicado, gerando mudanças nos materiais para saúde, segurança e sustentabilidade. Os papéis especiais têm muitas oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos de forma a gerar nova procura. A substituição de plásticos por materiais sustentáveis em papel é uma das melhores oportunidades. As tecnologias disruptivas estão a entrar no mercado para apoiar a substituição de plásticos”. Bruce W Janda, autor do relatório
 
Os papéis especializados tornaram-se ainda mais importantes, porque as gramagens utilizadas para comunicações gráficas, como papel de jornal, a folha solta e o papel de impressão revestido, diminuíram abruptamente nos últimos dez anos na Europa Ocidental e na América do Norte.
 
Tendências recentes sugerem que isso também pode começar a ocorrer em mercados desenvolvidos mais recentes como a China. A tendência deverá continuar a espalhar-se para os outros mercados regionais, uma vez que a digitalização das comunicações continua. À medida que o universo de produção de papel gráfico global se contrai, o papel de especialidade é uma das forças para o crescimento na indústria, juntamente com o tecido e a embalagem.
 
Várias características comuns principais dos papéis especiais são dignas de nota. Tendem a ser produtos de maior valor agregado devido às suas características únicas. São produtos percebidos como premium, e cobrados como tal, o que permite levar a um melhor desempenho financeiro para o fabricante.
 
Os papéis especializados também são vistos como extensores de portfólio de produtos úteis para o spread de risco em vários mercados. Muitas vezes, a introdução de papéis especiais permite a produção, em pequena escala, nas máquinas que de outra forma seriam encerradas.
 
O relatório quantifica e segmenta o mercado de papel especial em todo o mundo em 14 países importantes e identifica oportunidades e ameaças que enfrentam os fornecedores. Baseou-se numa combinação aprofundada de pesquisa primária e secundária. A pesquisa primária incluía entrevistas telefónicas usadas para gerar uma imagem atualizada e precisa do mercado e para reunir informações sobre o mercado de papéis especiais que não estão disponíveis em fontes publicadas.
 
A pesquisa secundária baseou-se em extensa análise bibliográfica de dados publicados e tendências coletadas dos principais players do mercado.