Log in

FINAT revela impacto do digital na indústria das etiquetas

FINAT revela resultados de estudo
FINAT revela resultados de estudo

FINAT revela resultados de estudo
A tecnologia de impressão digital trouxe mudanças consideráveis à impressão de etiquetas, assim como a todas as outras áreas de impressão. A associação internacional da indústria de rótulos, FINAT, que orienta a complexa cadeia de fornecimento que um rótulo representa hoje, decidiu elaborar um estudo para encontrar métricas reais. Como resultado, a forma como a impressão digital se manifestou na indústria de rótulos europeus já tem um perfil, conseguido através de um estudo aprofundado sobre a situação atual, mostrando a dimensão do mercado e o crescimento previsto para 2022.


O estudo mostrou que a impressão digital representou 9,7% do valor de mercado na Europa. Embora esta seja uma pequena percentagem do valor total da indústria de etiquetas impressas é evidência de aceitação significativa das capacidades tecnológicas robustas e inovadoras da impressão digital.

A pesquisa também identificou o mercado de imprensa digital por formato primário - jato de tinta e toner. Das 2000 impressoras digitais de etiquetas instaladas na Europa, 76% são sistemas baseados em toner e 24% são jato de tinta / híbrido. No entanto, a curva de crescimento para 2022 mostra o crescimento da instalação de impressora a jato de tinta com uma taxa maior ano-a-ano do que os sistemas de impressão baseados em toner.

Os conversores também enumeraram os desafios que experimentam com os seus sistemas de impressão digital atuais. Enquanto o custo de propriedade aparece em primeiro lugar, o tempo de paragem devido a questões de assistência aparecia em segundo lugar. Em terceiro, o problema apontado foi o encontrar negócio suficiente para preencher a capacidade da máquina. Outro problema - a impressão de brancos de alta opacidade - foi adicionado à lista de impressoras à base de toner, os requisitos de acabamento e a correspondência de cores também foram observados pelos proprietários de impressoras a jato de tinta.

Alguns clientes solicitam etiquetas com impressões combinadas - provavelmente para o rótulo de versão múltipla -, mas a pesquisa mostrou que nem sequer especificam toner ou jato de tinta - ou, de fato, impressão digital de etiquetas. No entanto, os clientes insistem que os conversores de etiquetas se façam valer da tecnologia de impressão digital. A pesquisa confirmou que esta é realmente uma mudança importante na indústria de etiquetas.

A FINAT foi fundada em Paris em 1958. Tem sede em Haia (Países Baixos), é a associação mundial de fabricantes de etiquetas autoadesivas e produtos e serviços relacionados. Tem mais de 550 membros em mais de 50 países.