Consumo de informação online a crescer
A consultora Impacting Digital acaba de lançar o estudo “Hábitos de consumo de informação online de C-Levels em Portugal”. As conclusões mostram que os meios digitais ganham cada vez maior relevância e o consumo de informação online também é uma constante no dia-a-dia dos C-Levels.
 
Entre as diferentes plataformas online, são os jornais que lideram os meios digitais mais utilizados para o consumo de informação online, seguidos das redes sociais, e o acesso à informação online, por parte dos C-Levels, é feito através de meios digitais diversificados.
 
Apesar dos jornais online e das redes sociais representarem os meios mais utilizados para aceder à informação, os C-Levels identificam ainda os sites especializados, o Google ou mesmo o YouTube como meios relevantes. 
 
Consumo online
 
Apesar da maioria da informação consumida online ser gratuita, existe um consumo pago de meios que variam entre sites de economia (37,5%), jornais online (25%), comunicação e marketing (12,5%), música (12,5%) e desporto (12,5%).

Entre os participantes, 24% afirma ainda pagar por conteúdos específicos, nomeadamente relacionados com economia (37,5%), jornais online (25%), comunicação e marketing (12,5%), música (12,5%) e desporto (12,5%).
 
De catorze redes sociais, o Facebook (47%), o Linkedin (28%) e o Instagram (11%) são as mais utilizadas como fontes de consumo de informação, sendo que os conteúdos mais procurados nestes meios digitais são notícias e entretenimento.
 
Relativamente ao tempo que, em média, dedicam diariamente ao consumo de informação via redes sociais, metade dos inquiridos (50%) assume que o faz cerca de 30 minutos por dia. Apenas 4% refere que despende mais de duas horas diárias.

As alturas do dia em que mais tempo passam nas redes sociais é à noite (30%) e de manhã (28%), apontando a tarde (13%) e a hora de jantar (13%) como as alturas em que menos acedem às redes sociais.
 

Informação relevante é partilhada


No que refere à forma como consomem informação via redes sociais, a maioria admite que tem por hábito partilhar informação que considera relevante, mas nem todos o fazem de forma pública. Uma percentagem significativa (48%) prefere partilhar ou mesmo comentar de forma privada, via chat ou via e-mail.
 
Tipo de consumo

Quanto ao tipo de conteúdo que consomem, os conteúdos em vídeo são importantes para a maioria, sugerindo uma preferência pela síntese ou mesmo por uma forma de apresentação dinâmica dos conteúdos. A curta duração do vídeo é um dos fatores apontados como relevantes neste tipo de conteúdos.

Os C-Levels não são, de todo, influenciados pela popularidade do conteúdo. Da mesma forma, a credibilidade da fonte também é um fator decisivo para consumir determinado conteúdo.
Em relação aos dispositivos que os C-Levels utilizam com maior frequência ao longo do dia para aceder à informação online, o smartphone é o mais utilizado - à exceção do período da tarde, altura em que a maioria dos inquiridos utiliza mais o laptop e o desktop.
 
Numa análise geral, os resultados sugerem que a portabilidade, comodidade e avanços tecnológicos associados ao smartphone se sobrepõem aos restantes dispositivos.
 
O hábito de ler as notícias através de dispositivos móveis tem vindo a aumentar ao longo dos últimos cinco anos e, tendo em conta as respostas obtidas dos participantes, os C-Levels portugueses não fogem à regra.
 
A Impacting Digital é uma consultora especializada em transformação digital. Desenvolve e implementa estratégias assentes na tecnologia que potenciam o negócio digital dos seus clientes e parceiros. Faz parte do Impacting Group, presente em 16 países e que engloba, entre outras, a Adclick, a Emailbidding e a Smarkio.