Login

3D Ever traz sistemas 3D da HP a Portugal

Carina Ramos, da 3D Ever

A operar desde outubro de 2017, em parceria com a HP, a 3D Ever, foi apresentada hoje como o primeiro revendedor autorizado de tecnologia das soluções 3D da marca para o mercado nacional.


Com sede e showroom na Marinha Grande, a 3D Ever vai comercializar os sistemas de impressão 3D da HP, assim como a assistência e suporte técnicos necessários, no antes e no depois da decisão de compra. Carina Ramos, manager da empresa, refere: “A HP fez algo que até hoje ninguém tinha feito, que foi preocupar-se com os utilizadores da tecnologia”. Desde que iniciou a parceira com a HP, a 3D Ever já vendeu, embora ainda não tenha decorrido a instalação, três sistemas de produção em Portugal.


As possibilidades de aplicação são inúmeras e é por isso que Carina Ramos acredita no potencial do negócio em Portugal. A empresa faz, com frequência, dias de Open House em que mostra a teoria passada à prática.

A plataforma aberta


MultiJet Fusion Open Platform é o nome official do programa da HP, que assenta em várias parcerias com empresas fabricantes de soluções, aplicações e materiais para a impressão 3D, como é o caso da Basf ou da Henkel.


A tecnologia da HP assenta numa impressão com apenas um material, mas com múltiplas funcionalidades. Ou seja, as propriedades do mesmo material são alteradas com recurso a diferentes tipos de reagente. Com a tecnologia, a HP promete maior rapidez na impressão 3D, um menor custo por peça impressa, um maior controlo que vai ao nível do Voxel – um pixel volumétrico -, maior flexibilidade e a capacidade de produzir mais peças ao dia, ou seja, mais produtividade.


Assente em todas essas premissas, a HP vai dirigir-se ao mercado industrial, não estando por isso a desenvolver esforços para desenvolver a impressão 3D ao nível desktop.

Produtos impressos em 3D para a área da saúde

A Jet Fusion 3D 4210


A mais recente adição ao portfólio da HP é a Jet Fusion 3D 4210. Projetada para ambientes de escala industrial, promete a redução dos custos operacionais globais, ao mesmo tempo que aumenta o volume de produção. A HP refere que eleva o “break-even point” para a fabricação 3D em grande escala para 110 000 peças.


Com base em testes internos e dados públicos, o custo médio por peça da impressão da HP Jet Fusion 3D 4210 é 65% menor do que o custo médio das soluções de modelagem de deposição condensada comparável (FDM) e sinterização a laser (SLS) e é 50% menor do que o custo médio das soluções de impressão SLS comparáveis. A análise de custos foi feita com base em preço de configuração da solução padrão, preço de matérias-primas e custos de manutenção recomendados pelo fabricante.


 A HP promete também um custo mais baixo por peça (CPP) - até 65% inferior ao de outros métodos de impressão em 3D. Os clientes existentes da Jet Fusion podem já pré-encomendar a atualização da solução de impressão 3D 4210, e os novos clientes podem comprar os sistemas Jet Fusion agora com a opção de pré-encomenda da atualização do sistema 4210.


A nova solução HP inclui atualizações de hardware e firmware para sistemas Jet Fusion existentes, de forma a melhorar a eficiência geral do sistema e permitir a operação contínua, incluindo uma nova estação de processamento capaz de lidar com volumes de materiais significativamente maiores. Os clientes que comprem a solução de impressão HP Jet Fusion 3D 4210 também beneficiarão de contratos de serviços partilhados e custos significativamente menores nos materiais e agentes de impressão 3D de qualidade de engenharia da HP.


Plataforma de material com novas adições


A HP também anunciou a expansão da Plataforma Open Materials com novos parceiros, o Dressler Group e o Lubrizol, e três novos materiais de impressão em 3D: HP 3D High Reusability PA 11 e HP 3D High Reusability PA 12 Glass Beads, assim como a disponibilidade do HP 3D High Reusability Polypropylene. Os novos materiais, desenvolvidos no 3D Open Materials and Applications Labs, ampliam o uso e as capacidades da tecnologia HP Multi Jet Fusion e abrem um mundo de novas aplicações de alto volume.


• HP 3D High Reusability PA 11: para produzir peças funcionais de baixo custo e de alta qualidade com resistência ao impacto e ductilidade para próteses, palmilhas, artigos desportivos, encaixes instantâneos, dobradiças e muito mais.

• HP 3D High Reusability PA 12 Glass Beads: para produzir peças funcionais de baixo custo e de alta qualidade com estabilidade dimensional e repetibilidade ideais para aplicações que requerem alta rigidez como gabinetes e caixas, moldes e ferramentas.

• HP 3D High Reusability Polypropylene: Material de baixo custo durável, que oferece flexibilidade aprimorada com recursos resistentes a produtos químicos, leves e à prova de água.

FitStation


FitStation powered by HP


 Existem vários exemplos de aplicações da tecnologia da HP, e a FitStation é um deles. A plataforma pretende reinventar a forma como se compra calçado, proporcionando uma experiência completamente personalizada. Uma plataforma digital faz uma digitalização 3D do pé do cliente, fazendo a criação de um perfil, que vai permitir receber recomendações personalizadas de palmilha e sapatos, receber palmilhas impressas em 3D totalmente personalizadas ou projetar o próprio par de calçados personalizados.

A solução analisa cada pé usando uma combinação de tecnologia de digitalização 3D e uma placa de pressão, para fornecer uma análise de marcha dinâmica completa. A FitStation analisa os dados e produz detalhes para sapatos personalizados com palmilhas injetadas com poliuretano, que variam em densidade, de acordo com as necessidades do cliente.


A FitStation recolhe dados como o comprimento do pé do cliente, largura e dados volumétricos e compara isso com os sapatos disponíveis, para determinar o ajuste ideal. A FitStation também fornece recomendações de palmilhas, para suporte adicional dentro dos sapatos.


Além de beneficiar o consumidor final, a tecnologia tem o potencial de revolucionar a indústria do calçado, com a produção no local, permitindo que os lojistas não necessitem manter stock. Com a FitStation, os revendedores podem antecipar menos retornos de produtos, fornecendo sapatos adequados, com base no conforto e na função.