Surf
 
O Top 10 dos anúncios mais vistos no YouTube, em Portugal, é liderado pelo primeiro capítulo da campanha do detergente Surf, intitulado “O Segredo do Vizinho”, protagonizado por Pedro Martin. O segundo e terceiro capítulos da campanha também figuram na tabela, no terceiro e nono lugar.
 
O top 10 dos vídeos mais vistos e partilhados, em Portugal em 2017, é determinado através de vários critérios, incluindo aspectos como o tempo de visualização, número de visualizações e o número de visualizações orgânicas e pagas.
 
 
Título Agência Criativa Agência de Meios
Detergente Roupa SURF | CAP I – O Segredo do Vizinho Society Initiative Media/ Reprise
Super Animais Pingo Doce   Carat Portugal
Super Animais Pingo Doce BBDO Initiative Media/Reprise Media
Detergente Roupa SURF | CAP II – O Segredo do Vizinho Society Initiative Media/ Reprise
2017 vai ser bom   Mindshare Portugal
Rede Móvel Vodafone JWT MEC
Popota | Natal 2017 Fuel Havas Media
Yorn Shake It Grand Union MEC Portugal
Detergente Roupa SURF | CAP III – O Segredo do Vizinho Society Initiative Media/ Reprise
Um Jantar Mais Quente BBDO Initiative Media/Reprise Media
 
“O YouTube assumiu uma parte crucial na campanha da Surf para 2017. As plataformas de vídeo online são uma maneira muito eficaz de garantir configurações perfeitas de alcance e de frequência. Tão ou mais importante é o facto de também disponibilizarem aos anunciantes as ferramentas para criarem uma história real onde a marca pode interagir com os utilizadores, facto este que foi preponderante na estória de Surf que contou com 3 episódios diferentes. A segmentação para campanhas de vídeo é o nosso primeiro passo aquando da definição da estratégia, que acompanha um ciclo de otimização, com todos os sinais e métricas que podemos obter das campanhas no YouTube.” Pedro Sousa, Head of Digital Operations / IPGMediabrands Portugal, Surf
 
"Parabéns a cada uma das marcas, agências criativas e agências de meios presentes neste TOP 10 por abraçarem e acreditarem no poder do storytelling do YouTube”,  afirma Frederico Costa, Head of Agencies Google Portugal. “Os principais anúncios do ano representam marcas e agências que produziram os anúncios mais populares, conforme determinado pelos sinais mais fortes do YouTube, incluindo fatores como o tempo de visualização, número de visualizações e as visualizações pagas e orgânicas".
 
No Top 10 Europeu, destaque para a campanha #MoreThanARefugee, uma série de  vídeos que destacam as vozes dos refugiados de todo o mundo. O programa do YouTube Creators for Change associou-se à organização não-governamental International Rescue Committee para assinalar o Dia Mundial do Refugiado em 2017 com vários vídeos protagonizados por refugiados de todo mundo.
 
O que pode parecer como um grupo diferente de anúncios, cada um abordando diferentes direções criativas - têm todos uma característica comum. Cada um dos anúncios mostra uma mensagem clara que provoca uma resposta emocional moldando a abordagem  à volta do anúncio.
 
Na análise dos vídeos mais visualizados, tanto em Portugal como na Europa, há três factos que se destacam:
 
• Família: a narrativa emotiva é a chave para criar ligação e preferência pela marca. Esta é uma visão adotada pelas marcas que mostra que o fator família e o sentimento de pertença são temas chave numa campanha.

• Música: A música tem ocupado um lugar especial no YouTube, trazendo, por exemplo, Despacito, o vídeo de música mais visto de todos os tempos. Muitas das campanhas apresentadas apostam também em músicas envolventes.

• Respostas a 2017: Tendo em conta o clima de turbulência política e social, muitas marcas optaram por se posicionar em temas sociais, levando ao aparecimento de alguns dos trabalhos mais provocadores do ano.