Eucalipto
 
A The Navigator Company realiza hoje, no Instituto Raiz - Instituto de Investigação da Floresta e Papel, um evento dedicado aos Grupos de Certificação, intitulado “Olhar 2017 e Realizar 2020”.
 
O objetivo é abordar as principais questões relacionadas com o desenvolvimento do projeto de fomento da certificação florestal que o grupo se encontra a desenvolver, reforçando a importância dada ao abastecimento de madeira proveniente de propriedades sob gestão florestal responsável e sustentável, com um certificado de gestão reconhecido por entidades independentes.
 
A The Navigator Company promove, desde 2017, um Programa Nacional de apoio à certificação da gestão florestal dos proprietários privados, sendo que, no primeiro ano do projeto, foram conseguidos mais 21 mil hectares de nova área certificada, dos quais cerca de 10 mil de eucalipto e 11 mil de outras espécies (sobreiro, medronheiro, pinheiro, etc.). Pela primeira vez na sua história, a companhia consumiu, em 2017, maioritariamente fibra certificada, sendo que 100% da madeira utilizada provém de origens certificadas ou controladas.
 
No desenvolvimento do projeto, o grande esforço de atuação tem sido realizado dos proprietários, dos fornecedores de madeira e dos Grupos de Certificação Florestal. A gestão florestal sustentável centra-se na manutenção dos serviços do ecossistema, na proteção dos valores históricos e na herança cultural, no relacionamento com a comunidade vizinha e na produtividade e valorização económica que permite a continuidade de uma floresta sustentável.

Atualmente, em todo o mundo, os consumidores exigem cada vez mais que os produtos de origem florestal tenham um selo de certificação que lhes dê garantias de que estes provêm de florestas com uma gestão sustentável e que cumprem as exigências da legislação.
 
Os fornecedores de madeira estão gradual e rapidamente a aderir à certificação da sua Cadeia de Responsabilidade (CoC), um passo essencial para permitir a avaliação da rastreabilidade da matéria-prima proveniente da floresta em todas as etapas de transformação do produto, até ao consumidor final. Um fornecedor que possui um certificado CoC está apto a comercializar madeira certificada, oferecendo garantias ao produtor florestal quanto ao respeito das regras do negócio.
 
A The Navigator Company é, desde 2016, a nova marca herdeira do património do ex-grupo Portucel Soporcel. A companhia é a terceira maior exportadora em Portugal, sendo a que gera o maior Valor Acrescentado Nacional, representa aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens, perto de 8% do total da carga contentorizada e de 7% do total desta carga e da carga convencional exportada pelos portos nacionais.