Fujifilm em joint venture com a Xerox

A Fujifilm Holdings Corporation e a Xerox Corporation chegaram a acordo para a integração da Xerox na joint venture que já detinham, a Fuji Xerox, com 50.1% do capital a pertencer à primeira.

A entrada da Xerox enquanto subsidiária vai permitir criar uma empresa global a operar nas indústrias da impressão e das soluções inteligentes, com receitas anuais de US $ 18 biliões – cerca de € 14,4 biliões de euros - e posições de liderança em regiões geográficas chave.


Os acionistas da Xerox vão receber um dividendo especial de US $ 2,5 biliões, ou aproximadamente US $ 9,80 por ação, financiados pelo balanço patrimonial da empresa combinada e possuem 49,9% da empresa combinada. A Fujifilm fica com 50,1% da empresa combinada e proporcionará suporte operacional e liderança na transformação.


A nova Fuji Xerox vai ter uma sede dupla em Norwalk, nos Estados Unidos, e em Tóquio, no Japão, mantendo a presença em mais de 180 países. As marcas Xerox e Fuji Xerox vão continuar a ser utilizadas dentro das respetivas regiões operacionais.


Shigetaka Komori, presidente e CEO da Fujifilm, afirma: "A Fujifilm e a Xerox promoveram uma parceria excecional através da joint venture existente da Fuji Xerox, e essa transação é uma evolução estratégica da nossa aliança. O negócio da Document Solutions representa uma parte significativa do portfólio da Fujifilm e a criação da nova Fuji Xerox permite-nos estabelecer uma posição de liderança num mercado em rápida mudança. Acreditamos que o histórico da Fujifilm de avançar a tecnologia em soluções inovadoras de imagem e informação- especialmente em jato de tinta, imagem e áreas de Inteligência Artificial - serão componentes importantes do sucesso da nova Fuji Xerox ".


Komori acrescentou: "Estou confiante na capacidade da Fujifilm de conduzir a mudança, e a sua experiência de reinvenção bem-sucedida dará uma vantagem competitiva à Fuji Xerox, oferecendo uma significativa criação de valor aos acionistas tanto da Fuji Xerox quanto da Fujifilm. Estamos satisfeitos por receber a Xerox e os seus funcionários na família Fujifilm e estamos ansiosos para combinar os nossos pontos fortes para moldar em conjunto o futuro de nossa indústria".


Jacobson, diretor executivo da Xerox, comenta: "A combinação proposta tem uma lógica industrial convincente e desbloqueará oportunidades significativas de crescimento e produtividade para a empresa combinada, ao mesmo tempo que proporcionará valor substancial aos acionistas da Xerox. A nova Fuji Xerox estará melhor posicionada para competir no ambiente atual, a uma escala verdadeiramente global, com maior presença em mercados em rápido crescimento e recursos de inovação para satisfazer efetivamente as exigências, em rápida evolução, dos nossos clientes. Além disso, o forte perfil financeiro da empresa combinada permitirá investimentos que apoiem a liderança contínua do mercado, ao mesmo tempo que oferecem oportunidades para aumentar o retorno de capital ao longo do tempo ".