A nova solução de impressão Jet Fusion 300/500 3D da HP para prototipagem funcional e produção de curto prazo
 
Já havia sido anunciado que a HP preparava a introdução de um sistema de impressão 3D a cores. A marca acaba de ampliar o portefólio com a série de impressoras 3D Jet Fusion 300/500, a primeira que permite  que os fabricantes produzam peças funcionais e com qualidade para engenharia, a cores ou a preto e branco, com controlo ao nível do voxel (pixel volumétrico).

Dependendo da configuração e da opção de cores, a série Jet Fusion 300/500 está disponível a partir de US $50.000, cerca de €40.549, permitindo que equipas de desenvolvimento de produtos de pequeno a médio porte e empresas de design, empreendedores, universidades e instituições de pesquisa possam aceder á tecnologia HP Multi Jet Fusion.

"A HP está empenhada em democratizar o design 3D e o fabrico, abrindo novas possibilidades para milhões de inovadores em todo o mundo", comenta Stephen Nigro, Presidente 3D Printing, HP Inc. "Não importa a sua indústria, não importa a complexidade do design, não importa que cores respondem às suas necessidades - preto, branco ou o espectro de cores - a nova série HP Jet Fusion 300/500 oferece a liberdade de criar novas peças fantásticas e sem as restrições dos métodos de produção tradicionais".

A HP já está envolvida no co-desenvolvimento de novas aplicações de cores com universidades e empresas de todo o mundo, incluindo o Phoenix Children's Hospital, a Yazaki Corp. e a Youngstown State University, entre outros.
 
Coração de uma jovem chamada Jemma com um complexo defeito cardíaco. O coração foi impresso usando a 3D Jet Fusion 300/500 da HP para ajudar os cirurgiões no Phoenix Children's Hospital a preparar, selecionar o melhor caminho cirúrgico e explicar o procedimento à família de Jemma.

"No Phoenix Children's Hospital, esforçamo-nos para criar experiências personalizadas que beneficiem o bem-estar a longo prazo dos nossos pacientes", diz Justin Ryan, do Cardiac 3D Print Lab, Phoenix Children's Hospital. "Desde moldes e dispositivos corretivos visualmente atraentes, até guias cirúrgicos personalizados, modelos anatômicos interativos e personalizados, vemos um enorme valor nas possibilidades de design e peças altamente precisas e duradoras das novas impressoras 3D da HP".


Inovação para pequenas e médias equipas

 
Além de fornecer controle ao nível do voxel, a nova série de impressoras 3D Jet Fusion 300/500 possui um design compacto, uma solução melhorada do fluxo de trabalho e um sistema de entrega de materiais integrados e automatizados, permitindo uma operação com maior autonomia.
A série Jet Fusion 300/500 também suporta os três principais formatos de ficheiros de cores (OBJ, VRML e 3MF) que permitem aos designers produzir as peças que pretendem, sem o inconveniente da conversão de ficheiros ou corrupção de dados.

As ofertas da série HP Jet Fusion 300/500 incluem:

• HP Jet Fusion 340 (Preto e Branco) / 380 (a Cores): para clientes que têm necessidades de imprimir peças de menor dimensão ou que normalmente imprimem menos peças por tiragem.

• HP Jet Fusion 540 (Preto e Branco) / 580 (a Cores): para tiragens superiores às da série 300 para clientes que necessitam de peças de maior dimensão ou com requisitos de produção mais avançados.

"Estou entusiasmado com a variedade de aplicações para a impressão 3D funcional e a cores", diz Terry Wohlers, presidente da Wohlers Associates Inc. "É bom ver que a HP está a explorar essa oportunidade interessante e amplamente inexplorada. As possibilidades são infinitas".


Desenvolvimento de materiais

 
As impressoras 3D HP Jet Fusion 300/500 serão lançadas com um novo material, o HP High Reusability CB PA 12. As peças que utilizem este material terão propriedades mecânicas semelhantes ao material HP High Reusability PA 12 das soluções industriais da HP.

A série Jet Fusion 300/500, em última instância, suportará materiais semelhantes aos da Jet Fusion 3200/4200/4210 e também suporta materiais exclusivos que permitem cores e outras funcionalidades ao nível do voxel.

A série de impressoras 3D HP Jet Fusion 300/500 já pode ser encomendada e começará a ser disponibilizada no segundo semestre de 2018.