Departamento de pequenos formatos da Pixartprinting
 
A Pixartprinting acaba de investir num sistema para a produção da capa colada, concebido pela Tecnau, com base nas necessidades expressas pela empresa de web-2-print.
O objetivo é potenciar a linha dedicada à impressão digital em folhas de livros, catálogos e revistas em pequenas tiragens.
 
"Focando-nos nas nossas necessidades de produção, demo-nos conta que até hoje não estavam disponíveis no mercado equipamentos capazes de garantir os serviços aos quais aspirávamos" - comenta Alessio Piazzetta, chief manufacturing officer da Pixartprinting.- "A Tecnau revelou-se uma empresa de confiança, estruturada e com a abordagem certa, pronta a apoiar-nos num percurso de parceria com certeza longo e que resultou num sistema que antes não existia".

A nova Libra 800 B2 junta-se às impressoras digitais a montante e aos sistemas de acabamento a jusante e é utilizada para a fresagem dos blocos de folhas, a colagem subsequente da capa e, por fim, o recorte trilateral. Depois do processo de arrefecimento, os livros e as revistas estão prontos para o envio.
Para além dos módulos padrão da Libra 800, como colagem e trilateral variáveis, a linha inclui uma série de inovações, principalmente o módulo de corte e recolha dinâmico de blocos que permite processar formatos de papel 50x70 cm (B2).
Sistema Libra 800

Além disso, o sistema da Tecnau pode gerir os parâmetros relativos aos vários formatos em modo automático, que vão do A5 ao 17x21 cm, do 21x21 cm ao A4, seja em formato horizontal ou em formato de álbum, tornando o processo produtivo mais eficiente.

"Tratou-se de um desafio técnico muito entusiasmante. A Libra 800 B2 é uma solução modular altamente tecnológica que oferece canais múltiplos de entrada e saída para poder satisfazer um fluxo contínuo de produção, misturando não só formatos diferentes, mas também papel e capas com gramagens, qualidade e acabamentos especiais diferentes, graças à flexibilidade oferecida pelas impressões em folha e à capacidade da linha de se adaptar consoante a qualidade do material de entrada. A solução foi realizada em estreita colaboração com a equipa da Pixartprinting, que definiu as próprias necessidades e seguiu as fases de implementação passo a passo, tendo dado um contributo fundamental para a finalização de um projeto verdadeiramente ambicioso", comentou Stefano De Marco, diretor comercial da Tecnau.

"A capa colada é um trabalho que propomos há muito tempo. Atualmente, o sistema da Tecnau permite-nos oferecer aos nossos clientes um serviço de valor acrescentado, assegurando ao mesmo tempo os elevados padrões de qualidade que caracterizam todos os nossos serviços de impressão", acrescenta Piazzetta.
 

O desafio das pequenas tiragens

 
A impressão on demand de poucas cópias de livros, catálogos e revistas registou uma tendência crescente. Por isso, a empresa equipou-se para dar resposta às solicitações. São seis os formatos disponíveis (14,8x21, 21x29,7, 11x18, 17x24, 14,8x14,8, 17x17) para quatro técnicas diferentes de encadernação, que vão da capa cosida com fio refe à capa colada e fresada, até à encadernação em espiral metálica e agrafo de metal.
 
Como acontece com outros produtos, os livros e revistas também podem ser personalizados com o papel, a gramagem e a tipologia da capa (com ou sem badanas, plastificada mate ou brilhante, a cores ou a preto e branco, etc.), assim como acabamentos especiais.