Designed by jcomp / Freepik
 
A The Navigator Company está a lançar o maior prémio de arte em papel do mundo: o Navigator Arte em Papel. O prémio pretende apoiar a criação artística em papel, nacional e internacional, bem como valorizar este como um dos grandes suportes da inovação, criatividade, inteligência e arte. O concurso vai atribuir 50 meil euros em prémios.

O projeto pretende valorizar a importância do papel na sociedade, num incentivo à criatividade e valorização do talento nacional e internacional. Concedido anualmente, a primeira edição contará com um júri constituído por: Maria da Graça Carmona e Costa (Presidente do Júri e diretora da Fundação Carmona e Costa), Elfi Turpin (Diretora do Crac Alsace, França), Anselm Franke (Responsável pelas Artes Visuais e Cinema da Haus der Kulturen der Welt), Filipa Oliveira (Curadora do prémio) e um quinto elemento ainda a anunciar.
 
Cada membro do Júri irá nomear três artistas com mais de 10 anos de carreira expositiva cujo percurso – utilizando o papel como meio principal de expressão – que se tenha distinguido no plano nacional e internacional nos últimos três anos.
 
Os membros do júri analisam e discutem entre si os portfolios dos 15 selecionados. Deste processo, sairão cinco finalistas e, o mesmo júri escolherá o autor vencedor.
 
Os finalistas farão uma exposição das suas obras em julho, ocasião onde será lançado um catálogo oficial do prémio. Do prémio monetário de 50.000 euros, 30 mil serão entregues ao vencedor e 5 mil euros a cada um dos restantes quatro finalistas.
 
A Navigator assinou ainda um protocolo de parceria com o Expresso, que se traduz numa campanha de divulgação junto dos canais de comunicação do Grupo Impresa que abrange imprensa (jornal Expresso) e televisão (SIC e SIC Notícias).