Packaging
 
O Exposalão Batalha vai receber, até ao dia 15 de abril, duas feiras setoriais. Hoje abrem as portas a PACKAGING - Salão Profissional de Embalagem, que decorre em simultâneo com a TECNIPÃO - Salão Profissional de Máquinas, Equipamentos e Matérias-primas para a Panificação, Pastelaria, Confeitaria, Geladaria e Chocolataria. A organização espera receber mais de 25 mil visitantes.
 
A PACKAGING - Salão Profissional de Embalagem - reúne empresas que apresentam as novidades relativas ao sector, quer a montante: máquinas, equipamentos, acessórios e tecnologias; quer a jusante: a embalagem propriamente dita, cujos materiais diferem indo do plástico ao vidro, do cartão ao papel, passando pelo metal e outros materiais.
 
A embalagem desempenha, diariamente, diversas funções e é utilizada em todos os setores, sejam alimentares ou não. A indústria da embalagem inclui os diversos tipos de materiais, desde celulósicos, metais e ligas,  vidro, plásticos, madeira, cerâmica, celulose regenerada, borracha, cortiça e materiais complexos. Nos dias de hoje, a preocupação e o desafio constante prendem-se essencialmente com a questão ambiental.
 
"A poluição resultante de embalagens, nomeadamente alimentares, constitui atualmente um problema sério para o ambiente. O grande desafio da indústria da embalagem é, cada vez mais, apostar e investir na sustentabilidade, na valorização, na reciclagem e na reutilização", afirma Margarida Alves, do Centro Nacional de Embalagem (CNE).
 
De acordo com os dados mais recentes, a indústria de embalagem em Portugal representa entre 3% a 4% do Produto Interno Bruto (segundo números de 2016), o que representa o dobro da média mundial, assente nos 1,5%. O nosso país produziu, em 2014, um total de um milhão e 600 mil toneladas de embalagens, dos mais variados materiais desde o cartão/papel, ao vidro, polímeros e metais e até cortiça. A mais utilizada continua a ser a embalagem de cartão que representa 45% da produção, seguida do vidro (25%) e dos polímeros (24%).
 
"Uma vez mais, reunimos na Exposalão a maior parte dos players destes negócios, esperando que, a exemplo das anteriores edições, os resultados alcancem a excelência", afirma Paulo Amaral, diretor da feira.


A TECNIPÃO

Tecnipão

 
A venda de produtos de panificação e pastelaria industriais registou um aumento significativo no ano de 2016, com as massas congeladas a conquistarem um lugar de excelência no canal horeca e restauração. Isso em muito se deveu à tendência de consumo destes produtos face aos métodos tradicionais. O setor tem cerca de 12 mil empresas e emprega quase 70 mil pessoas, segundo os dados mais recentes.

Contudo, a estratégia de reformulação nutricional levada a cabo no âmbito da promoção de uma alimentação saudável coloca este setor num desafio extraordinariamente importante na vertente da estratégia e inovação de produtos.

A TECNIPÃO é uma oportunidade para contactar de perto com os players do mercado que oferecem os mais diversos instrumentos e know how para diferenciar o negócio que abrange, não apenas, a produção do pão mas também os ramos da padaria, chocolataria ou gelataria.
 
 É aqui que os profissionais procuram as mais recentes inovações e tecnologias ao nível das máquinas e equipamentos, assim como uma grande variedade de técnicas, matérias-primas e ingredientes.
 
Quer a Associação Nacional de Comerciantes e Indústria de Produtos Alimentares (ANCIPA), quer a Associação de Comércio e Indústria da Panificação (ACIP) veem neste certame "uma oportunidade para as empresas contactarem com o público-alvo, apresentarem as novidades e estabelecerem relações comerciais e parcerias de sucesso. Temos produtos de valor acrescentado que é preciso saber comunicar e a TECNIPÃO é o evento pelo qual todos esperamos. Mais do que uma oportunidade de negócio para as empresas, é uma iniciativa que valoriza a nossa indústria".

O certame é o único, em Portugal, que reúne num só espaço os ramos da panificação, pastelaria, confeitaria, gelataria e chocolataria e que, para eles, reserva um espaço para que se desenvolvam, em simultâneo com a feira, workshops, colóquios e demonstrações, que convidam à participação do público profissional.
 

Gelato Festival World Masters 2021

 
Para além da panificação e da embalagem, o gelado é, nesta edição, o tema em destaque. É precisamente na Exposalão que tem início a "grande aventura" do 'Gelato Festival World Masters 2021', cuja edição europeia começa no dia 13 de abril, em Portugal, com organização da empresa Bensil - Benção Souto & Silva e tendo como palco o Centro de Exposições da Batalha.
 
O evento tem expandido as suas fronteiras, nos últimos anos, tendo alargado horizontes até aos Estados Unidos, o ano passado, e prepara-se agora para abraçar o planeta, com o campeonato mundial do “Gelato Festival World Masters 2021”.

A Exposalão abre as portas a esta iniciativa, realizando o campeonato no auditório do pavilhão 3, na sexta-feira, dia 13, entre as 09h00 e as 18h00.
 

A feira está aberta de 12 a 15 de abril (quinta-feira a domingo), entre as 10h00 e as 19h00 e dirige-se a profissionais.
 
Para visitar a feira todos os profissionais deverão fazer a credenciação através dos links:


Programa de palestras e conferências

 
Dia 12 de Abril (quinta-feira)

11h - 11h30: Meeting Pack 2019
Organização: AIMPLAS – Local: Auditório do Pavilhão 1
 
12h - 12h30: Sessão ‘’Controlo de Embalagens com sensor 3D’’
Organização: IFM ELECTRONIC – Orador: João Costa - Local: Auditório do Pavilhão 1
 
 
15h: Palestra ‘’Como ter mais Sucesso em Vendas’’
Orador: Pedro Ruivo – Organização: Sucesso em Vendas Portugal – Local: Auditório do Pavilhão 1
 
16h30: Painel ‘’Receitas de Marketing – os Ingredientes para o Sucesso’’
 16h30: Programa Advance Santander – Orador: Nuno Peixoto
 16h55: Marketing.Ponto. – Orador: Hélio Cabral
 17h20: Head of Ecommerce – Oradora: Vanessa Arlandis
 17h45: Video Marketing – Oradora: Naiara Back
 18h10: Gestor Tráfego Pago – Orador: Roberto Cortez
 18h35: Digital Marketing Manager – Orador: Márcio Miranda
Organização: Hélio Cabral & Banco Santander – Local: Auditório do Pavilhão 1
 
Dia 13 de Abril (sexta-feira)

09h: Campeonato do Festival do Gelado
Organização: Bensil – Local: Espaço Demonstrações - Pavilhão 3
 
10h - 13h: Ciclo de Conferências
Organização: ANCPU – Local: Auditório do Pavilhão 1
 
14h: Seminário ‘’O Futuro da Padaria e Pastelaria – Fraude Alimentar no sector’’
Organização: ÉS Segurança e Revista Tecnoalimentar – Local: Auditório Principal da Exposalão
 
14h - 14h30: Sessão ‘’Controlo de Embalagens com sensor 3D’’
Organização: IFM ELECTRONIC – Orador: João Costa - Local: Auditório do Pavilhão 1
 
16h-17h30: Sessão de Esclarecimento ‘’Portugal 2020: Oportunidades para as empresas em 2018’’ 
Organização: HS Consultores – Local: Auditório do Pavilhão 1
 
Dia 14 de Abril (sábado)
09h - 13h: Encontro do Clube de Produtores de Padaria e Pastelaria do Continente
Organização: SONAE – Local: Auditório do Principal da Exposalão
 
11h30 - 12h: Sessão ‘’Controlo de Embalagens com sensor 3D’’
Organização: IFM ELECTRONIC – Orador: Pedro Custódio - Local: Auditório do Pavilhão 1
 
14h: Demonstração de Geladaria Carpigiani
Organização: BENSIL - Local: Espaço Demonstrações – Pavilhão 3
 
*Existirão ainda diversas demonstrações a decorrer nos stands dos expositores