Canon na Pure Digital
 
No Pure Digital 2018, que decorre em Amesterdão de 17 a 19 de abril, a Canon Europa vai explorar o papel que a impressão digital desempenha em dar vida ao design.
 
Mathew Faulkner, Senior Manager for Applications Development in Graphis and Communications da Canon Europa, irá juntar-se ao fotógrafo profissional, Clive Booth, e à arquiteta de interiores, Maria Horgen, para partilharem as suas perspetivas individuais sobre o modo como a impressão digital reforça a criatividade e lhes oferece novas oportunidades comerciais para o seu trabalho.
 
No primeiro dia do evento, a 17 de abril, no âmbito de um programa focado no tema do Design & Criação, Clive Booth, Embaixador da Canon, irá demonstrar o seu trabalho como fotógrafo e cinematógrafo, explicando como tirou vantagem da impressão digital de grande formato para expandir a capacidade do seu trabalho e levar as suas imagens a mais públicos.
 
Ele irá apresentar o case study do “The Ileachs Project”, um documentário capturado através de vídeo e fotografia sobre a vida na ilha escocesa de Islay, contando como a impressão acrescentou valor a este projeto. A história é contada através de imagens do trabalho dos serviços de salvamento aéreos e em barcos salva-vidas, bem como retratos comoventes dos insulares.
 
Clive envolveu-se recentemente em vários projetos criativos, incluindo campanhas de publicidade, anúncios e curtas-metragens para empresas como House of Holland, George Michael, Canon Europa, Asus, Intel, House of Amouage, H&M, Ernst & Young, Fiat, Shu Uemura e L’Oreal. Os seus clientes incluem Hackett London, Louis Vuitton, Moet & Chandon, Silhouette Eyewear e MAC Cosmetics.
 
Os visitantes do Pure Digital terão ainda a oportunidade de ver o trabalho realizado por Clive para a Canon no âmbito do lançamento da campanha fotográfica para a marca de beleza conceptual ‘Elemental’, desenvolvido para demonstrar o impacto e a eficácia da impressão numa combinação de marketing multicanal.
 
A campanha apresenta imagens a representar os quatro elementos: terra, ar, fogo e água, sobre um conjunto de aplicações, desde comunicações promocionais e publicidade ‘out-of-home’, a sinalética e pontos de venda dentro de loja, bem como decoração comercial.
 
No stand da Canon alguns especialistas irão inspirar os convidados com as possibilidades da impressão digital, ao levá-los por um passeio ‘home-street-store’ da Campanha Elemental, que ilustra o papel dos gráficos promocionais impressos e decorações impressas digitalmente durante a viagem do consumidor.
 
No segundo dia do evento, 18 de abril, Maria Horgen irá contribuir para o programa dedicado à Decoração de Interiores & Experiência de Marca. Maria é arquiteta de interiores e cofundadora da ‘Dusty’, uma recente empresa de decoração de interiores inaugurada na Oslo Design Fair em janeiro de 2018, em parceria com um fotógrafo especialista de interiores e perito em tendências, Jorunn Tharaldsen.
 
A ‘Dusty’ utiliza a tecnologia de impressão de grande formato para reproduzir padrões originais dos papéis de parede Art Nouveau encontrados em alguns edifícios noruegueses, fotografados com uma câmara DSLR Canon 5D Mark IV e restaurados e melhorados digitalmente para decoração de interiores modernos. As imagens foram agrupadas num livro intitulado “Dusty”, elaborado por Horgen e Tharaldsen para catalogar os interiores e a palete de cores.
 
O portfólio de produtos da Dusty incorpora papéis de parede digitalmente impressos que podem ser personalizados de acordo com a palete de cores do cliente, bem como com outros elementos como vidro, mobília, painéis de madeira e painéis acústicos. A Pulp Grafisk AS, uma empresa fornecedora de serviços de impressão e especialista em aplicações de decoração de interiores baseada em Oslo, faz a impressão dos designs da Dusty, sob encomenda.
 
A Maria estará durante todo o evento no stand da Canon disponível para falar com os visitantes sobre o seu novo negócio e experiência como arquiteta de interiores. Terje Gulbrandsen e Anette Bjornstad, Managing Director e Senior Project Manager da Pulp Grafisk, respetivamente, também estarão presentes no evento para inspirar outros fornecedores de serviços de impressão e oferecer conselhos práticos sobre como podem diversificar o seu portfólio de produto com aplicações de decoração. Além de imprimir os produtos da Dusty, Pulp Grafisk é também fornecedor de material de marketing e embalagens para apoiar as vendas da nova marca de decoração.
 
No último dia de evento, 19 de abril, Mathew Faulkner irá explorar as vantagens criativas, comerciais e técnicas únicas da impressão digital, que permitem um design personalizado e adaptado, partilhando um portfólio de exemplos inspiradores de um conjunto de clientes da Canon nas áreas da decoração de interiores, obras de arte e fotografia. Com experiência profissional em funções criativas, impressão de produção e marketing, Mathew irá demonstrar o valor da impressão no mundo digital atual e como pode ajudar a impulsionar a criatividade da marca.