Instagram navigatorartonpaper

A Cordoaria Nacional vai receber a segunda edição do ARCO Lisboa, de 17 a 20 de maio, e vai contar com a presença do prémio Navigator Art on Paper. Em 2018 são aguardados mais de 12000 visitantes, cerca de 96000 colecionadores nacionais e internacionais e ainda cerca de 50 representantes dos principais museus internacionais.


Após 35 edições de experiência em Madrid, a ARCO, feira internacional de arte contemporânea de Madrid, escolheu a cidade de Lisboa para a internacionalização. Consciente da importância do apoio à cultura e às artes, a The Navigator Company decidiu apresentar o Prémio Navigator Art on Paper, um projeto que pretende destacar a importância do papel, como sendo um dos grandes suportes da inovação, criatividade, inteligência e arte, e que contribui para o enriquecimento cultural da sociedade.


Ao premiar o papel o Prémio Navigator Art on Paper estará a premiar a criação contemporânea na sua essência, desde a pintura ao desenho, passando pela ilustração, gravura, fotografia, escultura ou impressão em papel. Valorizando o talento nacional e internacional de artistas que já têm uma carreira firmada e que utilizam o papel como forma de expressão artística


Para a primeira edição do prémio o júri é composto por Maria da Graça Carmona e Costa (Presidente do Júri e diretora da Fundação Carmona e Costa), Elfi Turpin (Diretora do Crac Alsace, França), Anselm Franke (Diretor do departamento de Artes Visuais e Cinema da Haus der Kulturen der Welt, Berlim), Jonathan Watkins (Diretor da Ikon Gallery, Birmingham) e Filipa Oliveira (Curadora do prémio).


Na primeira etapa do concurso, cada membro do júri nomeou três artistas, e na reunião de júri, que teve lugar em abril, dos 15 artistas escolhidos, foram selecionados os cinco finalistas: Francisca Carvalho; Haig Aivazian; Pedro A.H. Paixão; Seulgiu Lee e Shreyas Karle.
O vencedor será anunciado mais tarde, na inauguração da exposição dos cinco finalistas no Chiado8 em Lisboa.


No âmbito desta parceria a Navigator irá ainda apoiar o ARCO Kids, através da cedência de papel Navigator para dinamização de oficinas de expressão plástica, workshops e dinâmicas artísticas.


Lançado em abril e em parceria com o jornal Expresso, o Prémio Navigator Art on Paper é o maior prémio de arte em papel do mundo e o primeiro em Portugal a valorizar o papel como ferramenta de criação.