RAM assina garrafa da Coca Cola

 

Hoje, 18 de maio, às 16h30, Aveiro recebe a instalação de uma garrafa countour da Coca-Cola, para marcar os 40 anos em Portugal. A marca está a oferecer uma garrafa com 2,5 metros, impressa em 3D e decorada pelo artista RAM, a todos os distritos, incluindo as Regiões Autónomas.

 A entrega à cidade de Aveiro ocorre no dia Internacional dos Museus, na presença do presidente da Câmara Municipal, José Ribau Esteves e do vereador da Cultura Luís Miguel Capão Filipe. A obra ficará exposta na Rua da Associação Humanitária dos Bombeiros de Aveiro, na bifurcação com a Rua de Santa Maria da Feira.  

O objetivo é agradecer a todo o país o enorme reconhecimento da marca nas últimas quatro décadas, marcando ainda a ligação da Coca-Cola às artes visuais e ao estímulo à produção artística contemporânea.

A Coca-Cola convidou o artista visual Miguel Caeiro, conhecido por RAM, para fazer a decoração original de 20 garrafas com 2,5 metros de altura, para poder devolver à população, sob a forma de obra de arte, a ligação emocional, carinho e fidelidade à Coca-Cola.

O artista decidiu trabalhar o sentido humano e a essência colorida da marca, exibindo estes 40 anos sob a forma de 40 círculos, que representam não só toda a nação, mas também a diversidade étnica do nosso país.

Enquanto viajante que tem percorrido vários cantos do Mundo, o artista sempre encontrou na Coca-Cola uma sensação de liberdade e é essa liberdade que as suas cores e traços significam. Por fim, RAM pretendeu ainda adicionar os slogans usados pela Coca-Cola em Portugal nos últimos 40 anos, utilizando uma caligrafia gráfica baseada em letras de graffiti.

Açores, Macedo de Cavaleiros, Viseu, Setúbal, Gouveia, Porto, Braga, Santarém e Leiria já receberam um exemplar único e numerado da Garrafa.

Miguel Caeiro (RAM)


Nascido em 1976, RAM começou a intervir clandestinamente nas ruas em 1997. Precursor do graffiti e arte urbana de cariz experimental, RAM tem um estilo muito particular, com explosões energéticas de cor e formas dinâmicas que se aproximam de uma action painting. Natural de Sintra, cresceu na intersecção entre o mundo natural e o mundo urbano. RAM é, aliás, um diminutivo de Ramsés, reflexo do gosto pelos mundos antigos e civilizações perdidas. Com o tempo, porém, o nome tornou-se acrónimo, adquirindo um significado e importância que reflecte a sua realidade criativa presente com precisão: Rapid Aerosol Movement.

Ao longo dos anos, tem explorado uma multiplicidade de suportes – do intimismo detalhado da aguarela à imponência dos murais em grande escala, da instalação conceptual à performance interdisciplinar.


Tido como um dos mais inovadores artistas urbanos contemporâneos, tem participado em inúmeros festivais e eventos expositivos à volta do mundo e exposto regularmente o seu trabalho em mostras quer individuais, quer coletivas. Tem participado igualmente na curadoria artística de vários eventos, da VSP – pioneira exposição de arte urbana realizada em Lisboa entre 2004 e 2009 – ao Boom Festival, entre muitos outros.


 Tem desenvolvido também uma linha de land art, edificando grupos escultóricos efémeros a partir de elementos naturais que tem deixado nos quatro cantos do mundo por onde tem viajado.

 

A Coca-Cola European Partners emprega uma população de mais de 300 milhões de pessoas em 13 países da Europa Ocidental, que inclui Espanha, Andorra, Portugal, Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, Holanda, Luxemburgo, Mónaco, Noruega, Islândia e Suécia. A empresa é cotada nas bolsas Euronext Amsterdão, Nova Iorque, Euronext Londres e nas bolsas espanholas com o ticker “CCE”.
Espanha, Portugal e Andorra constituem a divisão ibérica da Coca-Cola European Partners, com uma equipa de mais de 4.400 empregados, servindo 400.000 clientes e um total de 143 milhões de consumidores, dos quais 85 milhões são turistas.  A divisão ibérica da CCEP comercializa em Portugal 11 marcas diferentes, 38 produtos e 107 referências. Conta com oito fábricas de refrigerantes e três nascentes de água mineral natural.