Pixel Control

A HP reuniu a imprensa, em Lisboa, para falar acerca das novidades nos diversos setores em que opera. Entre as novidades estava a nova linha DesignJet Z6 e Z9 – disponíveis em 24 e 44” - que chega para dar respostas efetivas às necessidades atuais do mercado e “fazer mais com menos”, diz Pedro Fragoso, responsável da área para o mercado nacional.


O mercado de grande merchandising fotográfico cresceu 7% em 2017, com cerca de 1,3 triliões de fotos tiradas no mesmo ano. A qualidade e a simplicidade de operação na operação tornaram-se uma exigência à qual a marca tomou como obrigação dar resposta. O resultado são máquinas com menos canais de cor e com a inclusão de um aparador vertical em modelos selecionados, para conseguir uma impressão até 2,5 vezes mais eficaz e uma pós-produção 20% mais rápida.

Pedro Fragoso HP

“Com estes equipamentos lançamos uma nova cabeça de impressão, de alta definição, com dual drop size, até três picolitros, e outras de maior dimensão, ao mesmo tempo. Para que serve a gota dupla? Quando pintamos também utilizamos diferentes pincéis. Quando queremos um detalhe utilizamos um pincel menor e quando queremos pintar uma parede utilizamos uma trincha ou um rolo de maior dimensão. Aqui também se aplica a mesma filosofia. Uma gota de maior dimensão é utilizada nas áreas sólidas e a de menor dimensão é utilizada nos detalhes” Pedro Fragoso, responsável da área de grande formato.
 
Com o HP Pixel Control é possível obter impressões realistas e uma gama de cores expandida com tintas RGB HP Vivid Photo, com vermelho, verde cromático e azul cromático, assim como com um espectrofotómetro incorporado. “Não basta ter um coração. É preciso ter um cérebro que funcione corretamente. O Pixel Control é uma grande inovação na impressão de grande formato e diria até que em todo o universo da impressão digital”, avança Pedro.

“Nós conseguimos definir de forma totalmente automática e transparente para o utilizador, em cada ponto, qual a gota de tinta que tem que ser ejetada para o material, qual a cor e qual a densidade. O processo é totalmente revolucionário. Isto permite-nos um maior detalhe, cores mais impactantes, transições muito mais suaves, maior detalhe e maior precisão. A tecnologia de cabeça de impressão de alta definição, conjugada com este cérebro novo – o Pixel Control – permite-nos fazer mais com menos”, explica Pedro Fragoso. 
 
Z9
 
A HP promete melhor qualidade de imagem com apenas nove ou seis tintas, em comparação às oito ou 12, como acontecia com a geração anterior. As novas impressoras também oferecem a formulação HP Professional PANTONE para que os clientes consigam atingir as cores da identidade das marcas.

A série DesignJet Z6, em específico, foi projetada para utilizadores de Sistemas de Informação Geográfica (GIS), fornecedores de serviços de impressão e retalhistas que precisam de uma solução simples para aplicações técnicas e gráficas de alta qualidade, com resistência à água e ao esbatimento. A nova série foi projetada para manipular até mesmo os arquivos mais complexos com arquiteturas de processamento poderosas e com a inclusão do Adobe PDF Print Engine.