esigned by Jannoon028 / Freepik

 

A CEPI, associação europeia que representa a indústria de pasta e papel, revelou os resultados do estudo anual acerca do mercado, com uma revisão sobre o ano de 2017. Os resultados confirmam, apesar dos desafios a nível global, que o ano passado foi marcado por uma performance forte da indústria na Europa.

“Os dados de 2017 demonstram que a indústria de pasta e papel está a fazer um regresso fenomenal. Seja em produção, valor acrescentado ou exportações, todos os indicadores-chave são positivos. O nível atual de investimento, que não se via desde 2005, é um indicativo da confiança da indústria e da aceleração da sua transformação”, comenta Sylvain Lhôte, diretor geral da CEPI.


Os últimos números também mostram a agenda ambiciosa de investimentos. O ano de 2017 trouxe um crescimento de 7,5% nos investimentos em relação a 2016, com mais de 5 biliões de euros. Os números estão em conformidade com o “Investment Roadmap” previsto até 2050.


O consumo de papel aumentou 0,5% e a produção de papel aumentou 1,5% desde 2016, a beneficiar de um ambiente económico mais favorável, assim como de condições que promovem as soluções mais sustentáveis.


As exportações são particularmente fortes com um aumento de 5,2% desde 2016, um número impressionante num cenário de crescentes tensões nas relações comerciais a nível mundial.


No que respeita ao papel para reciclagem, a indústria mostra que, apesar da introdução, em 2017, das restrições chinesas à importação de resíduos, a taxa de reciclagem de papel e cartão aumentou para 72,3%. Isso ocorre no mesmo ano em que a indústria registrou um aumento de 1,4% na utilização de papel para reciclagem.