Designed by jcomp / Freepik
 
Após o anúncio do Plano de Biodiversidade pelo governo francês, a Antalis aderiu à iniciativa Act4nature, lançada a 10 de Julho. Criada por ‘Entreprises pour l’Environnement (EpE)’ [Empresas para o Ambiente] em parceria com MEDEF [Movimento de Empresas em França] e AFEP [Associação Francesa de Empresas Privadas], a Act4nature reúne 60 empresas mobilizadas em torno de compromissos comuns e individuais para proteger e restaurar a biodiversidade.
Olivier Guichardon, Diretor de Responsabilidade Social Corporativa da Antalis, afirma: "O nosso compromisso com a Act4nature está totalmente em consonância com o Plano de Biodiversidade, que visa construir um negócio que tenha um baixo impacto na biodiversidade e proteja a natureza em todas as suas vertentes. As iniciativas que levámos a cabo em termos de rastreabilidade estão perfeitamente em linha com a 'Estratégia Nacional para Combater a Deflorestação Importada' (SNDI) e tornam o Grupo Antalis pioneiro no seu sector na gestão de riscos ambientais".
 

Compromissos individuais e coletivos


A Antalis é consciente do impacto indireto que podia ter a sua distribuição de produtos fabricados a partir da madeira no ambiente em geral e, particularmente, na biodiversidade, uma vez que os recursos provêm diretamente das florestas. Tendo isto em conta, o grupo compromete-se a minimizar impactos e a fornecer soluções para preservar os recursos naturais.


O grupo Antalis compromete-se a:

  • Informar de forma transparente sobre os impactos e realizações em termos de biodiversidade;
  • Atingir o objetivo de 85% dos fornecimentos provenientes de produtos com fibras certificadas FSC®3 ou PEFC™4 e/ ou recicladas, garantindo assim a preservação da biodiversidade graças à gestão florestal responsável;
  • Garantir, através da plataforma Antrak™, a rastreabilidade e sustentabilidade completa de 85% dos produtos com fibras, graças à integração de uma due diligence (desde 2013) com base na lista de espécies em risco de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN);
  • Promover o consumo de papel reciclado, destacando o Green Star System™, que classifica os artigos de acordo com o nível de eco responsabilidade;
  • Como parte da Política de Compra de produtos fibrosos do grupo, respeitar escrupulosamente as normativas europeias sobre a madeira e garantir a transparência com os stakeholders.

Stéphane Courtot, Presidente da Antalis França e Diretor Geral da Antalis na Europa Ocidental e Ásia, afirma: "Para a Antalis, a rastreabilidade dos seus produtos já é uma prioridade há muito tempo. Graças à plataforma Antrak™, dedicada a papel e soluções de comunicação visual e embalagem, podemos rastrear com precisão a nossa cadeia de fornecimentos. Portanto, cobrimos 87% das nossas compras de papel e temos 50 000 folhas de documentação disponíveis para mais de 2200 produtos".


Além dos compromissos individuais, a Antalis e todas as empresas signatárias da Act4nature estão comprometidas de forma coletiva, a consciencializar e formar os colaboradores para respeitar a biodiversidade, assim como fomentar a integração gradual da biodiversidade nas decisões ao longo da cadeia de valor.