Conmebol 2019

A Bold Agency, agência criativa do grupo WAT, foi selecionada pela Confederação Sul-Americana de Futebol para criar o logotipo da Copa America 2019, num concurso que envolveu várias agências internacionais. Para o evento, que se realiza de 14 de junho a 7 de julho, a Bold inspirou-se no Brasil, apresentando as cores da nação e a paixão da América do Sul pelo futebol.

“Em nenhum lugar do mundo se ama o futebol como na América do Sul e esse foi o ponto de partida para a criação da identidade da Copa América 2019” diz Ana Ventura, a diretora criativa da Bold Agency. “Este foi um projeto complexo, mas muito entusiasmante. Partimos da ideia que a América do Sul representa a festa do futebol e que as pessoas vivem este desporto intensamente, num movimento que não acontece apenas nos estádios. A festa estende-se às ruas, aos bares, faz-se nas casas, nos sofás de cada família e entre cada grupo de amigos”, acrescenta.

A imagem conta com a taça no centro, rodeada pelos ingredientes necessários à festa: a bola, as equipas, os jogadores e os fãs.


“Este foi um desafio muito grande, mas que acabou por ser também uma honra e um prazer. Desde o início que sentimos o peso da responsabilidade de criar uma imagem com o grau de visibilidade que esta tem. Mas o resultado enche-nos de orgulho: é uma marca que sentimos que ficou muito orgânica e viva, que passa o espírito brasileiro e o modo sul-americano de viver o futebol”, afirma Ana Ventura.

Afonso Cardoso, que liderou o projeto na Bold Agency, destaca que “a escolha pelo trabalho apresentado por uma agência portuguesa demonstra que a criatividade não tem fronteiras e é cada vez mais uma atividade que funciona à escala global. Mas que revela também a qualidade da criatividade nacional. Os criativos portugueses têm nome além-fronteiras e o trabalho que se faz em Portugal está a ser reconhecido um pouco por todo o mundo”.


A Confederação Sul-Americana de Futebol (Confederación Sudamericana de Fútbol ou CONMEBOL) é a instituição responsável pela organização de competições na América do Sul. É constituída por dez associações nacionais, cujas seleções vão competir entre si, juntamente com as equipas convidadas do Catar e do Japão, no próximo ano no Brasil para ganhar um lugar na Taça das Confederações da FIFA em 2021.