talentos designA Fundação Banco Santander, em colaboração com a Universia, lança a V edição de TalentosDesign, um concurso idealizado para promover a criação de projectos sustentáveis e fomentar a relação entre sustentabilidade, criatividade e tecnologia entre os jovens. O único requisito para participar é ser um estudante de qualquer universidade, ou instituição de ensino superior e estar matriculado no ano académico 2012/2013.
O concurso TalentosDesign, design sustentável, permite a participação nas modalidade de espaços e interiores, industrial ou produtos, gráfico, moda e têxtil ou design gráfico ou design digital. Tal como nas edições passadas, cada participante poderá apresentar duas obras por modalidade, até um total de dez por pessoa. Além disso, cada projecto deve ser acompanhado de uma ficha de inscrição que explique a obra, a técnica utilizada e a sua relação com a sustentabilidade.
 A página criada para o concurso é www.talentosdesign.com, e os participantes terão de enviar uma foto, um vídeo ou um URL, de acordo com a modalidade escolhida. O prazo para inscrições é de 27 de Fevereiro a 6 Junho.
Depois de terminar o prazo de apresentação de projectos, previsto para 6 de Junho de 2013, os internautas poderão votar nos trabalhos apresentados no concurso até 11 de Junho. Dia 25 de Junho, serão publicados os 50 projectos mais votados, para serem expostos durante o Outono de 2013 no Cibeles Centro.
Entre as obras mais votadas, um júri formado por peritos de design, arte e sustentabilidade irá atribuir o prémio principal, que receberá 5.000 € brutos, e cinco segundos prémios de 2.500 € brutos cada um.
Na anterior edição de TalentosDesign, participaram mais de 5.300 estudantes de todo o mundo, autores de 1430 projectos, e contou com 12.283.930 páginas vistas e 5.315 usuários registados.