portocartoon2013Abre no dia 23 de Junho a mostra do PortoCartoon 2013 -, que reúne cerca de 400 desenhos vindos de todo o mundo. Distribuídos por 800m2, entre a Galeria Internacional do Cartoon e a Galeria de Exposições Temporárias, poderão ser vistos os melhores trabalhos selecionados pelo Júri internacional. Em apreciação estiveram cerca 1700 obras, de mais de 500 artistas, oriundas de todos os continentes. O Irão é o país com maior participação: 121 trabalhos, de 41 cartunistas. Seguem-se a Roménia, a Sérvia, a Turquia, Portugal e Bélgica. A 15ª edição do PortoCartoon, subordinada ao tema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, inclui ainda os Prémios Especiais Manoel de Oliveira e José Saramago. Estará patente até final de dezembro.   Entretanto, a Festa da Caricatura vai decorrer no dia 22 de junho, no Edificio Montepio (Av. Aliados) entre as 15 e as 19 horas, numa iniciativa apoiada pela Câmara Municipal do Porto. Vários caricaturistas nacionais e estrangeiros, designadamente os principais premiados da edição deste ano, estarão presentes para fazerem um ‘boneco humorístico’ a quem quiser posar para eles na Festa da Caricatura. Será uma oportunidade especial para o contacto pessoal com o cartunista sérvio Miro Stefanovic, vencedor do Grande Prémio. Outros artistas da Alemanha, Bélgica, Colombia, Escócia, México, além de Portugal, estarão na Festa da Caricatura, contributo do Museu Nacional da Imprensa para a internacionalização das festas sanjoaninas.

O PortoCartoon 2013 apresenta ainda duas exposições especiais que vão inaugurar nos dias 22 e 23 de Junho: uma, antológica, mostra os melhores trabalhos do português Fernando Camarneiro, vencedor do Prémio do Público 2012 – no Dolce Vita Porto (22 de junho); e outra, do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (S. Paulo), festival com o qual o PortoCartoon tem um protocolo de cooperação – no Via Catarina (23 de junho). Anteriormente, este “Prémio do Público” - correspondente à votação de cibernautas e visitantes - foi ganho por artistas da Bélgica, Brasil, China, Polónia e Portugal.

A Rua 31 de Janeiro recebe uma designação toponímica provisória: Rua do PortoCartoon 2013. A denominação é feita em articulação com a Câmara Municipal do Porto No dia 22 de Junho, pelas 19.30h, junto da Faculdade de Medicina Dentária, entre as duas entradas do Metro do Pólo Universitário do Porto, vai ser inaugurada uma escultura alusiva ao Grande Prémio da edição deste ano do PortoCartoon – Miro Stefanovic (Sérvia). O autor da peça é o Escultor Fernando Saraiva. Esta implantação acontece no âmbito da proclamação do “Porto-Capital do Cartoon” feita em 2008, em articulação com a CMP, e que visa a criação de um roteiro turístico à volta do cartoon.