lisbonchallenge logo01 blueonwhiteTermina a 30 de Junho a segunda fase de candidaturas para o Lisbon Challenge, o maior programa transatlântico de aceleração de startups. Este programa tem como objetivo capacitar as startups participantes para o crescimento, internacionalização e captação de financiamento a curto prazo. Na primeira fase de candidaturas, que terminou no passado dia 31 de Maio, foram recebidas 135 candidaturas, 33% das quais de fora de Portugal. O país estrangeiro que mais contribuiu com candidaturas foi os Estados Unidos da América, seguido do Brasil, França, Chile, Roménia e Índia, que representam quatro continentes e 12 geografias diferentes.
O Lisbon Challenge contará com a participação de 200 mentores – incluindo profissionais da Google EUA, PayPal, Deloitte, Carnegie Mellon, Mass Challenge, Seedcamp, entre outros, e com mais de 100 investidores. Com sessões em Boston, Londres e São Paulo, onde as startups finalistas irão conhecer vários investidores e alargar a sua rede de contactos a nível internacional, os projetos finalistas deste concurso poderão ainda receber até 150,000€ em dinheiro (“no strings attached”) e cerca de três milhões de euros em produtos e serviços.
Durante o programa, que irá incubar 75 equipas, decorrerão workshops que endereçam os desafios específicos aos empreendedores, tais como “Como financiar a tua startup”, “Como entrar em mercados internacionais”, “Como lidar com o stress” ou “Como gerir equipas em constantes mudanças”, entre outros. As candidaturas decorrem no website www.lisbon-challenge.com e não têm custos associados. No caso de uma equipa ser selecionada a integrar o programa, terá um custo de 149€.
O Lisbon Challenge, que conta com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa, chega a Portugal pelas mãos da Beta-i, Associação para a Promoção da Inovação e do Empreendedorismo. O Lisbon Challenge conta com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa e com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, da KIC InnoEnergy, da Fundação Luso-Americana, do Turismo de Portugal e do IEFP, assim como, com o Alto Patrocínio do Presidente da República.