europacA Divisão de Cartão do Grupo Europac (Papeles y Cartones de Europa, SA) conquistou o Prémio Kaizen Lean na categoria “Excelência no Sistema de Melhoria Contínua”. O prémio atribuído pelo Kaizen Institute, na implementação de modelos de melhoria contínua, reconhece os melhores projectos na área de gestão de operações e destaca exemplos de boas práticas internacionais.
Luis Serrano, country manager da Divisão de Cartão do Grupo Europac, sublinha que “este prémio é fruto de quatro anos de intenso trabalho em que temos vindo a consolidar o modelo de gestão de desenvolvimento Europac Management Way que se traduziu numa autêntica revolução cultural na forma como trabalhamos ”.
O projecto da Europac que conquistou o prémio do Kazin Institute permitiu a eliminação de todas as actividades não produtivas e, em simultâneo, melhorias significativas nos três pilares básicos do seu modelo: a) Qualidade dos processos e dos produtos e serviço ao cliente como razão de ser da Europac; b) Eficiência das máquinas e produtividade das pessoas; c) Aumento do valor acrescentado em cada venda.
Para Luís Serrano “este projecto, ainda que apoiado pela administração da Europac, foi desenvolvido por toda a equipa de colaboradores da Divisão de Cartão de Espanha, Portugal, França e Marrocos. Os nossos colaboradores são os grandes artífices da mudança e da aposta na metodologia Lean”.
A Divisão de Cartão da Europac tem em Portugal quatro unidades, em Albarraque, Guilhabreu, Leiria e Ovar, havendo mais 12 unidades espalhadas por Espanha, França e Marrocos. Juntas, as 16 unidades de prancha de cartão e embalagens têm uma capacidade combinada de 810 milhões de m2 por ano, sendo um dos líderes nesta área no sul da Europa.