Absolut Taste of Diversity Ana Pérez-Quiroga 6A Rua Cor-de-rosa, na Rua Nova do Carvalho no Cais do Sodré em Lisboa, recebeu a instalação Absolut Taste of Diversity, da autoria de Ana Pérez-Quiroga. Bares e restaurantes tornam-se parte integrante da instalação, desenvolvendo as suas ligações específicas à obra da artista.


O projecto de Ana Pérez-Quiroga, denominado Absolut Taste of Diversity é composto por oito composições executadas em seda natural, com nove cores diversas e, segundo a própria, “ é uma obra que brinca com a magia que é a possibilidade de vermos as cores e as suas múltiplas composições cromáticas”.

As cores escolhidas na construção do rectângulo formado por quatro triangulos e dois trapézios rectângulos, são um exercício onde as formas coloridas se repetem, variando a sua colocação no espaço, num jogo que despoleta uma determinada sensação visual. Violeta, vermelho, azul, verde azulado, verde jade, verde água-marinha, amarelo, salmão, siena e vermelho indiano são as cores e os tons utilizados para a criação destas oito obras.

Para a Ana “não houve preocupação em criar acordes cromáticos harmoniosos e as cores escolhidas são fruto de variadissímos acasos, que nos permitem dizer que não há composições de cores certas ou erradas, mas muito mais que isso, uma forma de jogar com o ‘eu gosto, eu não gosto’ do próprio espectador. Estas formas coloridas propõem um diálogo com uma outra forma colorida e entendível, que é a garrafa de Absolut, onde se realça o efeito de intensidade das cores.”

Todas as cores são possibilidades de composição e de criação de sentidos, permitindo apropriações que se podem utilizar para a criação de uma paleta degustativa. Por isso, todos os intervenientes nesta festa que celebra os sabores da diversidade vão criar as suas versões em comida e/ou bebida onde o mote é a multiplicidade de cores, sendo por isso possível para o espectador encontrar em cada Bar ou Restaurante um prato ou uma bebida que faz a ligação às obras expostas e que apela a um jogo de sentidos elevado ao seu expoente máximo, conjugando visão e paladar.