MNI MOliveira105Revistas CartazA4 121dpiO Museu Nacional da Imprensa vai assinalar o 105º aniversário do cineasta Manoel de Oliveira com um conjunto de iniciativas dentro e fora das suas instalações, a partir de 11 de Dezembro.


A mais significativa é a exposição “Manoel de Oliveira, 105 revistas” que ficará patente no Museu até 10 de Março de 2014, mostrando a diversidade de abordagens jornalísticas sobre o cineasta e sua imensa obra. Além de muitas revistas portuguesas, a expo apresenta várias publicações francesas, como os Cahiers du Cinéma, Beaux Arts, L’Avant Scène Cinéma, Supl. Cinéma do Libération e L’Acchiappa Film. Todas as publicações abordam a actividade do cineasta natural do Porto. Em várias revistas portuguesas estão patentes textos de José Régio, Jorge Sena, Adolfo Casais Monteiro e José Gomes Ferreira sobre Manoel de Oliveira. Além das 105 revistas, esta exposição inédita, coordenada por Luís Humberto Marcos (director do Museu), mostra uma larga diversidade de jornais sobre a vida e obra do cineasta.


Em termos externos, haverá outra iniciativa relevante: a exposição “Manoel de Oliveira no humor mundial” no aeroporto de Sá Carneiro. A exposição de humor baseia-se no prémio especial de caricatura lançado este ano no PortoCartoon-World Festival e dedicado expressamente ao cineasta. Estarão patentes mais de trinta desenhos, de diferentes países, como Alemanha, Brasil, Colômbia, Espanha, Irão, Itália, Portugal, Suíça, Turquia e Ucrânia.


O Museu está instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo e a cinco minutos da Estação CP/Metro de Campanhã.