vodafone K5005A Vodafone conseguiu atingir velocidades de 300 Mbps na rede 4G, algo que até agora só tinha sido conseguido em laboratório a nível nacional. LTE-Advanced é o nome da nova tecnologia de comunicações móveis, em parceria com a Ericsson, com equipamentos terminais pré-comerciais e a utilização de largura de banda nas faixas de frequências assignadas à Vodafone dos 1800 MHz e 2600 MHz. A tecnologia LTE-Advanced utiliza a agregação de duas ou mais faixas de frequências para aumentar os débitos disponibilizados.

De acordo com Livio Borgogno, CTO da Vodafone Portugal, “ficou hoje de novo provada a liderança da Vodafone no desenvolvimento de serviços de Internet em Portugal pelo facto de termos conseguido atingir de forma consistente, velocidades de download reais que duplicam os valores actuais. Esta inovação tecnológica trará benefícios claros aos Clientes da Vodafone que utilizam os serviços de Banda Larga Móvel e de Internet no Telemóvel já que, a uma velocidade de 300 Mbps, poderão, por exemplo, efectuar o download de um ficheiro de 1GB em cerca de 27 segundos.”

A Vodafone está a preparar-se para lançar serviços compatíveis com a tecnologia LTE-Advanced assim que os terminais estejam disponíveis no mercado, o que se prevê que aconteça durante o primeiro semestre de 2014.