international day florestsO grupo Lecta vai apoiar as comemorações do Dia Mundial da Floresta, a 21 de Março, para consciencializar a opinião pública acerca da importância das florestas, da sua conservação e do seu desenvolvimento sustentável

As florestas cobrem um terço da superfície terrestre e desempenham um papel fundamental na vida de muitos dos seus habitantes. Cerca de 1.600 milhões de pessoas dependem das florestas para viver.

As árvores constituem literalmente o cimento de muitos sistemas naturais, desempenham um papel fundamental na vida quotidiana das comunidades rurais e ajudam a mitigar as alterações climáticas, principalmente pela sua capacidade de alterar o nível de dióxido de carbono na atmosfera: quando crescem, absorvem parte do carbono, que fica armazenado na madeira e nos produtos florestais.

Através da proclamação do Dia Internacional das Florestas, as Nações Unidas criaram uma nova plataforma para consciencializar sobre a importância que todos os tipos de ecossistemas florestais têm para o desenvolvimento sustentável.

No caso da Europa, as florestas cresceram mais de 30% desde 1950 e a indústria papeleira europeia contribui para o aumento da superfície arborizada, uma vez que a madeira que se utiliza para fazer papel é plantada e cultivada em plantações que estão em contínua regeneração e reflorestação, e que de outro modo não existiriam. As plantações para papel são grandes captadoras de CO2, aumentam a superfície arborizada e ajudam a preservar as florestas.

O Grupo Lecta garante a origem sustentável da madeira que utiliza para o fabrico dos seus produtos e pode documentar que esta provém unicamente de fontes legais e não conflituosas, todas elas certificadas ou controladas. Uma prova disto mesmo é a obtenção das certificações de Cadeia de Custódia PEFC e FSC para a totalidade da sua produção. Ambas as certificações requerem a intervenção de uma terceira parte independente que certifique o rastreio dos produtos florestais desde a sua extração até ao fornecimento final ao cliente e são um instrumento que demonstra ao consumidor que a madeira, ou qualquer outro produto florestal, provém de florestas geridas de forma responsável e sustentável.

Além disso, a recuperação florestal constitui uma base fundamental do compromisso social e ambiental do Grupo Lecta. Por isso, desde 2004, promove, em colaboração com a ONG AccióNatura, planos de reflorestação e jornadas de voluntariado em que participaram clientes, colaboradores e as suas famílias, com o resultado de mais de 20.500 árvores plantadas na Península Ibérica e no Brasil.