O fotógrafo português João Galamba de Oliveira foi apresentado como o vencedor do Prémio Nacional de Portugal, integrado nos Sony World Photography Awards 2014. Aberto a fotógrafos com todos os níveis de experiência, o Prémio Nacional procura revelar e homenagear a melhor imagem captada por um fotógrafo português, inscrita em qualquer uma das dez categorias dos Sony World Photography Awards 2014. Actualmente a viver em Timor-Leste, no sudeste asiático, João Galamba de Oliveira foi eleito o vencedor pela sua fotografia a preto e branco. Esta fotografia foi seleccionada por um painel local de jurados, entre os quais Amílcar Correia, Director da P3, e Filipe Cardoso da Sony Portugal.

joaogalambaoliveira

João Galamba de Oliveira comenta: “De norte a sul, de este a oeste, as crianças são felizes. Para algumas, tal como provavelmente para estas, o sonho de continuarem a ser felizes será interrompido: a vida encarregar-se-á de substituir os sorrisos sinceros por estômagos famintos. A fotografia deve conseguir duas coisas: fazer com que nunca nos esqueçamos de que podemos ser felizes com pouco e que nos lembremos sempre de que temos o direito de ser felizes com mais.” E continua: “Não existem nem nunca existirão palavras para descrever a alegria que me enche o peito e os olhos: obrigado por reconhecerem o trabalho que preenche tão apaixonadamente os meus tempos livres.”

Como vencedor do Prémio Nacional de Portugal, João Galamba de Oliveira recebe equipamento fotográfico digital da Sony e a sua fotografia será exibida na Somerset House, em Londres, de 1 a 18 de Maio, como parte da Exposição dos Sony World Photography Awards, e publicada em www.worldphoto.org

O júri local selecionou ainda dois outros finalistas: Lisa Vaz para o segundo lugar e Hugo Macedo para o terceiro. Lisa Vaz, vencedora do segundo lugar, comenta sobre a sua fotografia intitulada ‘O Pescador ao Amanhecer’: "Esta imagem de um pescador birmanês, com a sua peculiar forma de remar utilizando apenas uma perna, foi captada ao amanhecer. Nesse dia havíamos madrugado com o propósito de ver o dia nascer, testemunhando assim a magnífica palete de tons, cor e luz que banharam o lago de forma sucessiva. Os pescadores já se encontravam na sua faina diária porém sem perturbar o paraíso de tranquilidade. Esta imagem em particular foi obtida quando os primeiros raios de Sol surgiram por entre as montanhas projetando no Pescador uma luz dourada, e procura sobretudo transmitir a tranquilidade que é este lugar.”

lisavaz



O vencedor do terceiro lugar, Hugo Macedo, explica como surgiu a foto intitulada ‘O sorriso de uma flor’ - "Durante três semanas viajei por África: Uganda, Burundi e também Ruanda. Foi, neste último que tirei esta foto. Foi a caminho do topo de um dos vulcões, que fazem parte do Volcanoes National Park, que encontrei esta senhora...no meio de um campo de flores. Quando a fotografei, presenteou-me com este tímido sorriso."

hugomacedo


A World Photography Organisation também anunciou os vencedores das categorias Aberta e Juventude dos Sony World Photography Awards, bem como os vencedores dos restantes 37 Prémios Nacionais de todo o mundo. Para ver as imagens vencedoras, visite www.worldphoto.org