insects au gratinSusana Soares é a designer que utiliza a impressão para fazer biscoitos cobertos com paté de insectos. A designer apresentou os "Insects au Gratin" numa exposição no Museu de Arte Moderna do Luxemburgo, que reúne sete designers portugueses e seis luxemburgueses.

A designer pretendia encontrar uma alternativa ecológica à carne recorrendo a uma impressora 3D e a uma tecnologia que desenvolve na London South Bank University. A designer utilizou bolachas normais onde foi impresso um paté de insectos com queijo-creme e pimenta caiena.


"O que as pessoas dizem é que não sabe a insectos, mas também ninguém sabe muito bem o que é o sabor de insectos. As pessoas tentam sempre fazer uma comparação com o que conhecem, mas não há aqui um sabor muito forte: o sabor mais forte é o do queijo que foi usado como base" referiu Susana Soares à imprensa. "Quatro grilos têm o mesmo cálcio que um copo de leite, e são mais fáceis de produzir do que uma vaca", referiu a designer. A ideia surgiu depois de uma TED Talk, em que o entomologista Marcel Dicke propunha o consumo de insectos para reduzir o impacto ecológico da criação de animais e combater a fome no mundo.



Susana Soares é licenciada pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, com um mestrado no Royal College of Art de Londres e tem 37 anos.