AdobeInkSlideAppsUma das novidades da Adobe, revelada ao mesmo tempo que o lançamento da versão 2014 para a Creative Cloud, foi a entrada no comércio do hardware, com o lançamento de uma caneta digital, Adobe Ink, e uma régua digital, Adobe Slide.

A Adobe Ink é uma caneta em alumínio hidro-formado de três lados para o iPad com o IOS7. O dispositivo permite fazer um desenho controlado e expressivo e tem ligação à Creative Cloud. Construída com a tecnologia Adonit Pixelpoint, a caneta sensível de ponta fina, é leve e equilibrada para um aperto confortável. A Adobe Slide é uma régua digital para iPad com o IOS7. A Slide permite efetuar esboços com precisão – linhas retas, círculos perfeitos e formas equilibradas – no iPad.

“As novas apps móveis da Adobe, o hardware e a SDK criativa são perfeitas para profissionais criativos mas, igualmente importante, são desenhadas para qualquer pessoa com uma faísca criativa”, afirma Scott Belsky, vice president of product and Creative community na Adobe. “Hoje, estamos a introduzir ferramentas de desenho de ponta que estão ligadas à identidade Creative Cloud do designer, que fornecem o acesso aos temas de cores favoritas e podem, até mesmo, utilizar as funções copiar e colar entre dispositivos. Este é apenas um exemplo de como o nosso SDK irá dar um abanão na Indústria criativa.”

O hardware acompanha várias apps móveis:

Adobe Sketch, uma app de esboço social para iPad para desenhar livremente. Permite criar com ferramentas de desenho essenciais: um lápis de grafite, uma caneta de tinta, dois marcadores, (pontas de escova e cinzel) e uma borracha.

Adobe Line, uma app de desenho de precisão. A Line recria a arte de elaboração, combinando o desenho orgânico com linhas retas, curvas francesas e formas perfeitas que podem ser desenhadas em vista plana e de elevação ou em perspectiva. A app pode ser utilizada em conjunto com a Adobe Slide e re-imagina as ferramentas tradicionais de desenho, tais como réguas, régua T e modelos de formas, para o mundo móvel, bem como dar acesso a recursos aos criativos, temas de cor Kuler e a possibilidade de partilhar o trabalho.

Photoshop Mix, a app mais precisa para composição e máscara no iPad. A Photoshop Mix fornece também uma tecnologia de imagem baseada na cloud, incluindo o Upright, Content Aware Fill e Camera Shake Reduction. Possui uma funcionalidade não destrutiva para melhorar fotografias, selecções, a possibilidade de cortar e misturas imagens e a capacidade de abrir e salvar ficheiros PSD, permitindo um fluxo de trabalho contínuo com o Photoshop CC no desktop.

Lightroom, que fornece a forma para gerir e editar imagens através do desktop, dispositivos móveis e da web. Além disso, o recém-anunciado Adobe Voice, uma app de vídeo animado gratuita para o iPad, foi também atualizada para trabalhar com os catálogos Lightroom.

Creative Cloud para iPad e iPhone, uma nova app que permite os membros da Creative Cloud aceder e gerir os seus ficheiros, recursos e mais do seu dispositivo móvel.


Adobe Sketch, Line e Photoshop Mix são aplicações gratuitas e são disponíveis em inglês, francês, alemão e japonês na Apple® App Store. O Adobe Ink e Slide estão disponível via Adobe.com por 199.99 dólares. Por agora, o hardware está apenas disponível nos Estados Unidos, estando o lançamento agendado para outras regiões ainda este ano.