Login

Como fazer a arte final de um trabalho gráfico?

Ler mais...Se pretende conhecer a reposta a esta questão, pode inscrever-se no webcast da Flag, que decorre a 7 de Maio. Gratuito, mas com inscrição obrigatória, o objectivo é transmitir os conhecimentos necessários ou se aperfeiçoem técnicas. A acção vai decorrer entre as 19h00 e as 21h00 e será ministrada pela formadora Isabel Pinto.

Gabriel Augusto, director-geral da FLAG destaca a importância da temática deste Webcast salientando a eficácia de um bom trabalho de Design. “A qualidade e rigor de um trabalho de design para impressão, passa indiscutivelmente pela arte-final, que irá reflectir as competências do designer, sendo determinante para assegurar o resultado final esperado, tanto para o designer como para o cliente”, explica.

A'Design Awards reconhece design nacional

Ler mais...Os A'Design Awards são uma competição que visa reconhecer o melhor do design em todo o mundo. Este ano, foram vários os designers portugueses a ver o seu trabalho reconhecido. Na categoria de Packaging Design, a caixa Paths of Light DVD Box, criada por Francisco Elias  e por Nelson Fernandes, recebeu o Platinum Award. A GP Packaging, por sua vez, recebeu o Golden A'Design Award pela embalagem da Siberian Wolf Vodka Bottle. Trata-se de uma garrafa de vidro opaca criada pelo designer Guilherme Jardim.

 

 

A'Design Award 2013 - 2014 

 

Colombiano vence grande prémio PortoCartoon 2014

World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, e subordinado ao tema "Água Viva/ Terra Viva". O trabalho vencedor tem por título "Plastic Bottles". aequo foram para "Living Earth" de Jerzy Gluszek, da Polónia, e "Water Prize" de Halit Kurtulmus, da Turquia.

Ler mais...



A elevada qualidade dos trabalhos levou o júri internacional a atribuir ainda dezassete Menções Honrosas a artistas de diferentes países: Bélgica, Brasil, Colômbia, Espanha, França, Nicarágua, Portugal, Républica Checa, Roménia e Ucrânia. A edição deste ano contemplou dois prémios especiais de caricatura, em homenagem a Nelson Mandela e a Siza Vieira. Os vencedores foram, respectivamente, André Carrilho, de Portugal, e Ivan Prado, autor peruano residente na Alemanha.

Em apreciação estiveram cerca 1800 obras, de 500 artistas, oriundas de todos os continentes. O Irão é o país com mais participação: 340 trabalhos, de 82 cartunistas. Seguem-se Portugal , Sérvia, Turquia e Roménia.

Ler mais...


O Júri internacional do XVI PortoCartoon, presidido por Georges Wolinski - cartunista do Liberation e Paris-Match - integrou Xaquín Marín, fundador do Museo de Humor de Fene (Espanha), Júlio Dolbeth, em representação da Faculdade de Belas Artes do Porto, Roberto Merino, encenador, e Luís Humberto Marcos, director do PortoCartoon e do Museu Nacional da Imprensa. O Presidente do Júri, Georges Wolinski, realçou na conferência de imprensa, a qualidade dos trabalhos desta edição, sublinhando a sua maior "inteligência e ousadia".

Os vencedores do XVI PortoCartoon receberão os troféus e os prémios durante a cerimónia de abertura da exposição que decorrerá nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, a 23 de Junho, aquando das Festas do S. João.

Rivoli recebe conferências de design

Ler mais...O "Plug&Play" vai regressar ao Rivoli, no Porto, a 9 e 10 de Abril. O ciclo de conferências de design conta com convidados a nível internacional e vai abordar conferências em áreas como a Tipografia, a Ilustração, o Editorial, a Identidade Corporativa, os Motion Graphics e o Design para Web.

Presentes naquela que será a quinta edição do evento vão estar André da Loba e Marta Monteiro na ilustração, o tipógrafo Rui Abreu, o Estúdio Dobra, o White Studio e o R2 Design, os espanhóis Lo Siento, os franceses Helmo, os holandeses POSTPANIC e os britânicos Tomato.

O "Plug&Play" decorre no âmbito do curso de Design e Comunicação Multimédia com o apoio do Departamento de Artes Visuais da Escola Superior Artística do Porto.

Designer portuguesa imprime pasta de insectos para alimentação

Ler mais...Susana Soares é a designer que utiliza a impressão para fazer biscoitos cobertos com paté de insectos. A designer apresentou os "Insects au Gratin" numa exposição no Museu de Arte Moderna do Luxemburgo, que reúne sete designers portugueses e seis luxemburgueses.

A designer pretendia encontrar uma alternativa ecológica à carne recorrendo a uma impressora 3D e a uma tecnologia que desenvolve na London South Bank University. A designer utilizou bolachas normais onde foi impresso um paté de insectos com queijo-creme e pimenta caiena.


"O que as pessoas dizem é que não sabe a insectos, mas também ninguém sabe muito bem o que é o sabor de insectos. As pessoas tentam sempre fazer uma comparação com o que conhecem, mas não há aqui um sabor muito forte: o sabor mais forte é o do queijo que foi usado como base" referiu Susana Soares à imprensa. "Quatro grilos têm o mesmo cálcio que um copo de leite, e são mais fáceis de produzir do que uma vaca", referiu a designer. A ideia surgiu depois de uma TED Talk, em que o entomologista Marcel Dicke propunha o consumo de insectos para reduzir o impacto ecológico da criação de animais e combater a fome no mundo.



Susana Soares é licenciada pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, com um mestrado no Royal College of Art de Londres e tem 37 anos.

Society for News Design volta a premiar Portugal

Ler mais...Andrea Espadinha e Dinis Correia são os designers responsáveis pelo projecto que granjeou mais um prémio para “O PÚBLICO”, pela Society for News Design. Numa lista dominada por trabalhos norte-americanos, Floresta em Perigo é o único representante português com um prémio de excelência.

A reportagem foi efectuada por Joaquim Guerreiro e Raquel Albuquerque, que acompanharam o processo de prevenção e combate aos incêndios na floresta portuguesa, da limpeza dos terrenos baldios às histórias de quem tenta impedir tragédias. O site que albergou a reportagem granjeou uma medalha de ouro para inovação multimédia nos prémios ÑH e foi finalista dos prémios do Observatório de Ciberjornalismo).

The New York Times é o mais destacado vencedor desta edição dos prémios da Society for News Design dedicados aos sites de informação, com quatro medalhas de prata e 55 prémios de excelência.

O The Washington Post recebeu duas medalhas de prata e 19 prémios de excelência, enquanto a National Geographic arrecadou duas medalhas de prata e 17 prémios de excelência. O The Boston Globe conseguiu uma medalha de prata e 15 prémios de excelência e o britânico The Guardian, com o trabalho NSA Files: Decoded assim como a rádio pública norte-americana NPR, com o Planet Money Makes A T-Shirt, conquistaram as duas únicas medalhas de ouro.

Em meados de Fevereiro, a Society for News Design (organização sem fins lucrativos fundada em 1979) já tinha atribuído os prémios relativos a 2013 para as edições em papel.

Público e Expresso finalistas para o melhor design

Ler mais...A Society for News Design atribuiu três prémios ao jornal português Público. As capas do jornal do dia da morte de Nelson Mandela e do suplemento da mesma edição, assim como uma fotografia da capa da revista 2 foram as distinguidas. O semanário Expresso também integrou o lote de finalistas para o jornal mais bem desenhado do mundo.

Os cinco jornais mais bem desenhados do mundo são o sueco Dagens Nyheter, o canadiano The Grid, o britânico The Guardian e os alemães Die Zeit e Welt am Sonntag. A Society for News Design, organização não lucrativa, foi fundada em 1979 e em 1988 juntou-se à NewHouse School of Public Communications da Universidade de Syracuse, que é também responsável, todos os anos, em Fevereiro, pela escolha destes galardões.

Wallpaper promove concurso de design

Ler mais...A revista Wallpaper, em parceria com a MyBed e a cadeia de hotéis de luxo Sofitel, lançou um concurso de design. As participações fazem-se através do www.wallpaper.com e destinam-se a fazer um projecto de cama, original, criativo e que represente o universo MyBed.


O vencedor e os finalistas vão ser premiados com estadias em hotéis Sofitel. O design vencedor vai passar a produção e vai ser exibido noa unidade alemã, Sofitel Munich Bayespost, assim como publicado numa secção especial da Wallpaper.

O júri é composto por representantes da Sofitel, a directora criativa da Wallpaper, Sarah Douglas, o arquitecto de interiores Nicolas Adnetand e o designer francês Herve Van Der Straeten.

Abriu a época do design da sardinha

Ler mais...Abriu a época da sardinha! Ou do design da sardinha, para sermos mais precisos. Já abriu o concurso promovido pelo EGEAC, para a criação do símbolo das Festas de Lisboa 2014. Para isso, basta responder, de forma gráfica, à questão: Que sardinha és tu?

As propostas são aceites até dia 7 de Março, altura em que são escolhidas sete sardinhas, cada uma a receber um total de 2000€ em prémio. Mas só a 15 de Maio é que se sabe quem vence o concurso. A iniciativa está aberta a designers nacionais e estrangeiros, que se podem inscrever no site das Festas de Lisboa. Cada concorrente pode submeter três propostas.

Foi em 2003 que o atelier Silva Designers!, de Jorge Silva, criou a sardinha como símbolo das Festas de Lisboa. A primeira edição do concurso para a criação das sardinhas arrancou em 2011.