Log in

Samsung criou uma impressora de papelão

samsung print boardOs designers da Samsung criaram uma impressora de cartão, a que deram o nome de Origami. A impressora é totalmente dobrável e encaixa as peças, motivo pelo qual não necessita de parafusos.

O dispositivo é constituído apenas por cartão reciclado e plástico no interior. A marca garante que tem a mesma longevidade das impressoras convencionais e que é resistente ao fogo e à prova de água. O equipamento pode ser personalizado para cada utilizador e totalmente reciclado após a utilização.


Seung-wook Jeong, chefe de design da Samsung, estava numa confeitaria quando percebeu que podia aplicar o mesmo conceito utilizado nas embalagens de doces. Pensou: “E se colocássemos o mecanismo de uma impressora numa caixa de cartão, na frente do consumidor, como numa confeitaria?”. A ideia passou a um projecto concreto que venceu o Prémio Internacional de Excelência em Design 2013. A impressora é apenas um protótipo mas os analistas consideram que tem potencial no mercado e poderia, inclusive, ser vendida a valor mais baixo do que as impressoras convencionais.

Xanté lança Impressia

A Xanté acaba de lançar a Impressia Digital MultiMedia com um novo Sistema de alimentação a que chamou de "Enterprise". O alimentador permite que diversos tipos de suporte sejam alimentados para a máquina.

Xante Impressia

Robert Ross, presidente e CEO da Xanté afirmou: “A nossa equipa de engenharia trabalhou intensamente para aperfeiçoar o sistema de alimentação Enterprise. Na Xanté trabalhamos para melhorar os nossos produtos através da inovação e da criatividade. O nosso objectivo é inovar de formas que representem menos esforço, menos custo e melhor funcionalidade. Eu sei que o sistema Enterprise é um produto do qual as pessoas podem depender por muitos anos”.

O alimentador pode ser recarregado enquanto a máquina trabalha a toda a velocidade. A Xanté vai começar, agora, a apresentar a máquina nas feiras gráficas.

Heidelberg lança série de tintas para LE UV

Na drupa 2012, a Heidelberg lançou a tecnologia de secagem UV com a DryStar LE (Low Energy). Este processo utiliza tintas UV altamente reactivas, o que reduz o número de lâmpadas de secagem necessárias na máquina e reduzem substancialmente os custos energéticos. Agora, a multinacional, com base na Alemanha, está a aumentar o portfólio com uma série de tintas que vão ser vendidas sob a insígnia Saphira: Saphira Ink Low Energy UV 100 e 400.

safira ink uv

A tinta é adequada para a impressão em papel, cartolina, cartão e outros materiais não-absorventes. Têm boas propriedades de brilho e qualidade de ponto. As folhas impressas com as tintas Saphira LE UV ficam prontas para o acabamento, assim que saem da máquina de impressão. E, além das tintas, estão disponíveis outros consumíveis como soluções de molha e de lavagem.

Canon aumenta linha PIXMA

A Canon reforçou a gama de impressoras dedicadas e multifunções PIXMA, com o lançamento de cinco novos modelos, a PIXMA iP8750, a iX6850, a MX475, a MX535 e a iP2850. De destacar a introdução de duas novas impressoras A3+, para os utilizadores com necessidades de impressão mais avançadas.

PIXMA-iP8750-AMBIENT-FSL-2

Uma nova adição à gama de impressoras, a PIXMA iP8750 é ideal para os amantes de fotografia. Com um sistema de seis tinteiros, que inclui um tinteiro individual de cor cinza, a iP8750 consegue imprimir fotografias com gradações suaves em impressões monocromáticas, à dimensão miníma de tinta por gota de 1pl e uma resolução de impressão até 9600 dpi. Ao imprimir fotografias sem margem em A3+ ou simples documentos, a iP8750 oferece velocidades de impressão ISO ESAT, na ordem dos 14.5 ipm ISO para impressões monocromáticas e 10.4 ipm para as impressões a cores, produz ainda fotografias em A3 em aproximadamente 2 minutos.

A PIXMA iP8750 possui uma grande variedade de opções de conetividade, com suporte para Wi-Fi, Google Cloud Print e Apple AirPrinttm , o que torna possível a impressão a partir de diversos dispositivos. Além disso, ao descarregarem a aplicação Canon PIXMA Printing Solutions, os utilizadores podem selecionar as fotografias que querem imprimir, em diferentes tamanhos e em diversos tipos de papel, directamente do seu tablet ou smartphone. A iP8750 possui ainda a solução Direct Disc Printing que oferece uma vasta gama de templates de etiquetas para discos.

Ideal para impressões de grandes formatos, fotografias e posters, a iX6850 substitui a atual iX6550, sendo uma impressora A3+. Com capacidade de conexão por Ethernet ou Wi-Fi, a iX6850 é igualmente compatível com a aplicação Canon PIXMA Printing Solutions, Google Cloud Print e AirPrint™ da Apple.

Desenvolvida para processar com facilidade elevados volumes de impressões, a iX6850 tem um sistema de cinco tinteiros que inclui em simultâneo tinteiros coloridos e de cor preta. A iX6850 oferece igualmente velocidades ISO ESAT de 14.5 ipm para impressões monocromáticas e de 10.4 para impressões A4 a cores. Os utilizadores podem também criar posters ou documentos empresariais com facilidade através do software Canon Solutions Templates. Ao suportar o tinteiro individual XXL, PGBK, a iX6850 permite aos utilizadores imprimir aproximadamente até 1000 páginas, aumentando dessa forma, a produtividade e reduzindo o número de vezes que é necessário proceder à substituição dos tinteiros.

As multifunções PIXMA MX475 e PIXMA MX535 incluem as funcionalidades de impressão, cópia, digitilização e fax. Os novos modelos permitem múltiplas impressões e digitilizações, graças à velocidade de 30 páginas do seu Alimentador Automático de Documentos, proporcionando um armazenamento de documentos. É possível ainda na MX535 a impressão frente e verso que ajuda a reduzir o consumo de papel.

Além disso, a MX535 permite o acesso à Canon PIXMA Cloud Link, dando a possibilidade ao utilizador de imprimir os seus documentos ou fotografias através de plataformas que utilizam a cloud, como é o caso, do Evernote™ ou Dropbox™ a partir dos seus dispositivos móveis. A MX475 e a MX535 apresentam ainda o modo Access Point Mode que possibilita a impressão através de wireless sem ser necessário estar ligado a uma rede Wi-Fi.

EFI adquire a SmartLinc

efi smartlincA EFI adquiriu a SmartLinc, uma empresa de software sediada em Milwaukee, nos Estados Unidos, que desenvolve software logístico. Com a integração com o software da SmartLinc nos sistemas de gestão da informação e planificação empresarial (MIS/ERP) os clientes podem enviar os trabalhos de impressão directamente para a SmartLinc, que controla o estado dos envios, o custo e os dados da transportadora e envia a informação ao sistema MIS/ERP, de modo a que o utilizador tenha uma visão mais completa dos gastos do envio do trabalho, entre outros dados importantes.

Impressão de fotos chega ao Google Glass

glass2Ainda não chegaram a Portugal, mas os Google Glass estão a dar que falar nos Estados Unidos. Agora, a PNI Digital Media divulgou¨a primeira solução que permite o envio de fotografias e postais para impressão, directamente a partir dos óculos revolucionários da Google.

“Apresentámos a nossa primeira aplicação na Consumer Electronics Show (CES) que decorreu em Las Vegas” afirma Kyle Hall, Chief Executive Officer da PNI Digital Media. "Houve foco considerável na CES em computação “vestível”, enfatizando o valor da capacidade da PNI para conectar dispositivos para maiores retalhistas em todo o mundo. O Google permite capturar óptimas fotos, por isso foi um passo natural para nós para expandir o nosso ecossistema móvel incorporar esta nova tecnologia inovadora". A PNI espera disponibilizar a aplicação ao público já na Primavera de 2014.

Canon lança aplicações e MFP com suporte de impressão móvel


Canon mfc2014Duas novas impressoras multifunções i-SENSYS a preto e branco com suporte para impressão móvel, a MF6140dn e a MF6180dw, a nova aplicação Canon Mobile Scanning for Business e a atualização da aplicação Canon Mobile Printing, são as novidades da Canon para começar o ano.


Anil Jagpal, European Marketing Manager da Canon Europa para i-SENSYS, comentou: “ De acordo com o nosso relatório Office Insights, 30% dos funcionários europeus de escritórios estão a trabalhar remotamente, em comparação com alguns anos atrás. No entanto, as organizações por toda a Europa continuam a tentar disponibilizar toda a tecnologia que lhes permita exercer as suas funções de uma forma flexível quando se encontram em movimento. As nossas novas MFP i-SENSYS e as nossas aplicações ajudam as organizações a responder a esta necessidade, criando uma nova força de trabalho mais produtiva dentro e fora do escritório.”

Os novos equipamentos fornecem diversas funcionalidades para o trabalho móvel, incluindo o suporte para o AirPrint da Apple e para o Google Cloud Print, bem como para a atualização da aplicação Canon Mobile Printing e para a nova aplicação Canon Mobile Scanning for Business. A i-SENSYS MF6180dw vem equipada com a funcionalidade Wi-Fi predefinida. É igualmente compatível com ambientes de impressão PostScript, o que permite às empresas imprimir de acordo com a qualidade dos documentos originais.
Tanto a i-SENSYS MF6140dn, como a MF6180dw oferecem velocidades de impressão até 33ppm, enquanto que a impressão frente e verso automática e a baixa classificação TEC, Total Energy Consumption (TEC) menos de 1.3 kWh/semana, ajudam a economizar recursos, como tempo e custos com a energia despendida para imprimir. Os novos equipamentos i-SENSYS MF6140dn e MF6180dw estarão disponíveis a partir de 1 de Março de 2014.

Nova app Canon Mobile Scanning for Business
A aplicação gratuita permite aos utilizadores digitalizar a partir dos seus dispositivos móveis e para a cloud, enviar documentos por email ou modificar as configurações de digitalização como a resolução, formato do ficheiro ou o modo de cor. Através desta aplicação, os utilizadores podem gerir os documentos digitalizados e guardados nos dispositivos móveis, ter flexibilidade para mudar a localização dos ficheiros, obter um maior processamento das digitalizações para impressão ou partilhar os ficheiros através de outras aplicações instaladas no dispositivo. A nova aplicação Canon Mobile Scanning for Business estará disponível no início de Fevereiro de 2014 para os dispositivos iOS e para dispositivos Android em Julho 2014.


Atualização da app Canon Mobile Printing
A nova versão da Canon Mobile Printing para iOS inclui um novo serviço de conversão de dados, que assegura que os documentos sejam impressos sempre com o layout correto. A aplicação corrige potenciais erros de formatação e de layout, durante o processo de impressão, convertendo-os diretamente para a cloud, em vez de confiar num mecanismo de conversão instalado no seu dispositivo móvel. A atualização da aplicação Canon Mobile Printing para iOS estará disponível brevemente. Na versão para Android a atualização estará disponível em Abril de 2014.

App Google Cloud Print MEAP e suporte para Windows RT
Além das atualizações da aplicação móvel, a Canon está a integrar o suporte para as impressoras i-SENSYS MEAP-enabled para Google Cloud Print na MEAP app, tornando-as apropriadas para o trabalho móvel. Neste momento, muitos dos equipamentos i-SENSYS já apresentam também suporte para impressão a partir dos tablets Windows RT. A app MEAP de Google Cloud Print para i-SENSYS e o suporte para Windows RT já se encontra disponível.

OKI ES9541 e C931 já disponíveis em Portugal

ES9541 VISCOM Best of 2013 AwardAs duas máquinas da OKI mais adequadas ao sector gráfico já estão disponíveis no mercado português. Falamos da C931 e da ES9541.


A ES9541 imprime a cinco cores (CMYK + branco ou brilho) em formatos até A3+. É uma máquina que se adequa às pequenas tiragens e aceita gramagens até 360g/m2 ou até 320 g/m2 em duplex, em suportes como papel brilhante, película, papel de transferência e papéis à prova de água, entre outros.

A máquina está equipada com um LCD colorido de 10,9 cm e um teclado numérico. Tem toners e tambores individuais, tabuleiros com uma capacidade de papel até 2950 folhas e um RIP Fiery XF, que é opcional.

Já a C931 tem velocidades de impressão até 50 páginas por minuto em A4 e consumíveis com capacidade até 38 000 páginas. Com tecnologia LED de uma só passagem com trajectória plana de papel, a C931 está preparada para impressão em papéis até 360 g/m2 numa só face ou 320 g/m2 em duplex. A este desempenho acresce a diversidade de suportes, de A6 a SRA3, banners até 1,3 metros de comprimento e transparências. A C931 tem o valor de 3612,01€ + IVA.

CES: Chefjet imprime doces

chef-jet-food-printerA feira de tecnologia CES, Consumer Electronics Show, que está a decorrer em Las Vegas, nos Estados Unidos, revela mais um avanço na área da impressão 3D. A Chefjet é uma máquina de impressão que pode criar produtos comestíveis, doces, multicoloridos, na versão Pro e monocromáticos na versão standard. O processo de impressão é feito por camadas, com os doces a serem construídos em açúcar ou chocolate. A máquina vai ter o valor aproximado dos cinco mil dólares.
A impressão de comida tem cada vez maior importância e a prova disso é o financiamento da Nasa a uma empresa que está a desenvolver uma impressora de comida para ser utilizada no espaço.

Como imprimir uma casa em 24 horas

3d print houseÉ dos Estados Unidos que chega a notícia do desenvolvimento de uma impressora gigante que vai revolucionar a construção. A revolução do 3D está aí e a promessa de construir uma casa em 24 horas é a mais recente novidade.

A máquina está a ser desenvolvida na Califórnia do Sul, na universidade local, e o seu inventor é Behrokh Khoshnevis. A máquina imprime cimento e deverá ser instalada em cima de duias linhas férreas semelhantes à dos comboios, para deslizar enquanto imprime. Depois de impressa a estrutura principal, os funcionários humanos completam a obra com a colocação de janelas e portas, canalização e electricidade. A entrar no mercado, a impressora poderá baixar o custo dos imóveis ou poderá ser uma mais-valia num cenário de recuperação de desastres naturais.