Login

Abertura de base biológica para embalagens Tetra Rex

Ler mais...A Tetra Pak anunciou o lançamento do primeiro sistema de abertura de base biológica para as suas embalagens Tetra Rex®. Produzida com polietileno de alta densidade (HDPE) derivado da cana-de-açúcar, a nova versão da abertura TwistCap OSO 34 marca mais uma etapa no cumprimento da meta estabelecida pela Tetra Pak de tornar as suas embalagens totalmente renováveis.

“O lançamento de sistemas de abertura de base biológica tem sido reconhecido por clientes como a Valio, empresa finlandesa de lacticínios que é a primeira a utilizar a nova versão do TwistCap OSO 34 para os seus produtos,” afirma Christina Chester, directora de produto da Tetra Pak. “Ficamos contentes que os clientes estejam a valorizar os nossos esforços para os ajudarmos a melhorar o seu perfil ambiental.”

O cartão fabricado a partir da madeira, um recurso renovável, representa 80% do material que compõe uma embalagem Tetra Rex® de um litro. Com o lançamento da nova abertura de base biológica, o conteúdo de material renovável na embalagem aumenta em mais 4%, contribuindo para melhorar mais ainda o desempenho ambiental da embalagem, sem comprometer a sua funcionalidade e reciclabilidade.

Em 2013, a empresa produziu 1.1 mil milhões de aberturas de base biológica a nível mundial, valor que traduz um incremento de mais de 80% face ao ano anterior.

Os clientes da Tetra Pak que utilizam o sistema de abertura TwistCap OSO 34 convencional podem facilmente mudar para a versão de base biológica sem necessidade de qualquer investimento adicional ou modificação nas linhas de enchimento existentes.

Empresas em parceria para ensinar a reciclar

Ler mais...A campanha “Sim, é no Amarelo”, lançada pela Tetra Pak em 2009, vai arrancar agora em parceria com a Resiestrela, a Ambilital e a Braval. O objectivo é o de esclarecer a população sobre a forma correcta de proceder à reciclagem de embalagens, um gesto que contribui para a preservação dos recursos naturais e para a dinamização da economia.

«Já passaram 5 anos desde o lançamento desta campanha, que já percorreu dezenas de autarquias em todo o território de Portugal. Sabemos que é preciso manter o compromisso com a sensibilização para a reciclagem, nomeadamente das embalagens habitualmente utilizadas para o consumo de leite e de sumos, informando e motivando a população para a importância desta área», explica Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak em Portugal.

A campanha dá o pontapé de saída nos concelhos abrangidos pela Resiestrela, Ambilital e Braval. Vão ser distribuídos materiais informativos sobre a importância da reciclagem das embalagens usadas, com destaque para a oferta de flyers e marcadores de livros. A informação estará ainda disponível no site www.simenoamarelo.pt.

Até 2020, a Tetra Pak tem o compromisso de duplicar em todo o mundo a taxa de reciclagem das suas embalagens usadas para 40% até ao final da década.

Pixartprinting renova gama e mostruário

Ler mais...A Pixartprinting renovou a sua gama de embalagens e inclui a possibilidade de fazer o envio das caixas já montadas, planas mas fechadas com as dobras, e parcialmente coladas. Isso é possível graças ao investimento numa linha de montagem automática que dobra e cola.

“A nova linha de embalagens é para nós uma novidade extremamente importante” – comenta Andrea Pizzola, Director de Vendas e Marketing da Pixartprinting – “É na verdade a resposta ao feedback dado por alguns dos nossos clientes que nos informaram da sua dificuldade em gerir a parte da colagem das suas embalagens. Como sempre, procurámos simplificar as vidas dos nossos clientes e é desse desejo que surge a decisão de enriquecer a nossa gama de produtos ao fornecer os produtos já colados. Para o apoiar, criámos um Mostruário dedicado aos mesmos, que contêm as amostras desta novidade para permitir que os clientes toquem e sintam com as suas próprias mãos a qualidade das nossas novas soluções”.

As novas embalagens da Pixartprinting podem ser encomendadas directamente do website através da secção específica. É possível escolher entre três modelos e personalizar as medidas e os formatos, com a possibilidade de criar outras 100 combinações. Também é possível fazer download de um template para criar caixas personalizadas que vêm impressas em cartolina FSC de 300 a 360g/m2, sendo biodegradáveis e recicláveis. Entre as opções disponíveis, versões com ou sem plastificação, com acabamentos de brilho ou mate, sempre incluindo um verniz protector.

A renovada gama de embalagens é adequada para grandes tiragens mas também está disponível para pequenas quantidades. A qualidade é garantida pelo ciclo produtivo certificado com UNI EN ISO 9001 2008 e que segue o protocolo de qualidade da GMP.

Parlamento Europeu aprova alterações a embalagens de tabaco

Ler mais...O Parlamento Europeu aprovou formalmente alterações à Directiva dos Produtos de Tabaco abrindo o caminho para os Estados membros da UE para introduzir novas alterações de forma independente, como a embalagem simples.

As novas embalagens deverão ter imagens gráficas chocantes em 65% da parte da frente e de trás do maço, e 50% dos lados com avisos sobre os malefícios à saúde, substituindo os níveis de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono. Para a marca sobre um pequeno espaço. Foram ainda proibidas outras formas para a embalagem que não a caixa flip-top tradicional.

"Ao garantir que os produtos de tabaco têm o aspecto e o sabor dos produtos de tabaco, as novas regras vão ajudar a reduzir o número de pessoas que começam a fumar na União Europeia ", disse o comissário de saúde Tonio Borg.

 

Mike Ridgway, um porta-voz de um grupo de lobby formado por sete empresas de impressão, embalagens e materiais que abastecem a indústria do tabaco, consideram que as novas regras afectam as empresas gráficas e que as novas regras eram desnecessárias por não haver evidência do seu impacto junto do consumidor. "A introdução da embalagem simples, adoptada na Austrália há mais de 12 meses, foi deixada à decisão de cada Estado-membro. Na Austrália tem sido relatado que os níveis de fumadores tem permanecido consistente, mas o nível da falsificação e comércio ilegal aumentou em 2%, resultando na perda de receita fiscal valiosa para o governo e permitindo vendas não regulamentadas para todos os grupos, incluindo jovens". A nova legislação será apresentada para aprovação final a 14 de Março e deverá ser implementada até ao primeiro semestre de 2016.

Calheiros galardoada com PME Excelência

Ler mais...A Calheiros Embalagens, empresa de Ermesinde, foi galardoada com o prémio PME Excelência 2013. A empresa conta com uma área de produção de 9000m2 e 3000m2 de armazém de matéria-prima e produto acabado.

“Desde já agradecemos a contribuição de cada um dos nossos parceiros de negócios, com destaque para os nossos estimados fornecedores e clientes. Iremos fomentar uma maior colaboração com os nossos parceiros e contribuir para o sucesso em 2014” comenta a empresa em comunicado.

A empresa dedicou-se ao sector da embalagem que, além das reconhecidas funções de protecção e facilidade de transporte, comodidade e conservação do produto, tem também funções de comunicação. A empresa produz embalagens com impressão offset em cartolina, minimicro, microcanelado, canal b, cartão duplo e cartão reforçado, assim como expositores e PLV projectados à medida da necessidade de cada cliente.

Andorinha inova na embalagem

Ler mais...A inovação nas embalagens é um forte argumento no ponto-de-venda. A pensar nisso, a marca portuguesa de azeites Andorinha decidiu lançar o seu produti numa embalagem mais conveniente.

O novo formato vai permitir que o utilizador escolha entre o spray, o fio de azeite e as gotas. A tecnologia usada para liberação de pressão do azeite não utiliza materiais nocivos ao meio ambiente, tendo o ar como principal agente de propulsão.

A marca portuguesa, com origens em Abrantes, está a apostar fortemente no mercado brasileiro, sendo distribuído pela Sovena. Loara Costa, directora de marketing da Sovena no Brasil, comentou: “percebemos os consumidores cada vez mais ávidos por novidades no que diz respeito a embalagens”.

O design é da responsabilidade da Blug.

Jameson com edição desenhada por Dermot Flynn

Ler mais...Jameson, o whiskey irlandês, celebra a sua herança irlandesa antecipando o St. Patrick’s Day, que se celebra a 17 de Março, com o lançamento de um novo design de edição limitada da sua garrafa. Esta edição limitada foi desenhada pelo ilustrador irlandês Dermot Flynn, e estará disponível em 40 mercados em todo o mundo.

O rótulo ilustrado por Dermot apresenta o mundialmente famoso pub de Dublin, The Stag’s Head, figuras históricas como William Butler Yeats e uma selecção de frases típicas de Dublin. A garrafa foi criada para este periodo limitado e estará disponível a partir de Fevereiro.

“Para além do seu paladar suave e equilibrado, uma das coisas que os fãs de whiskey em todo o mundo nos dizem que gostam mais em Jameson é o seu intrínseco carácter irlandês. Jameson encarna o carácter terra-a-terra dos “dubliners” (habitantes de Dublin) e com esta nova edição limitada queriamos dar vida a essa característica e celebrar a grande cidade que inspirou John Jameson a produzir este agora icónico whiskey pela primeira vez há mais de 230 anos. O design da nova garrafa foi muito bem recebido pelos nossos consumidores em todo o mundo, resultando em mais mercados do que nunca a vender e edição deste ano, estamos esperançosos que os fãs de whisky irlandês de todo o mundo também o adorem e o tornem parte das suas celebrações do St. Patrick’s Day, onde quer que estejam.”Daniel Lundberg, Global Brand Director da Jameson

Lavradores da Feitoria escolhem embalagem inovadora

Ler mais...A Lavradores da Feitoria aceitou o desafio da empresa portuguesa Wine Spiritus para engarrafar vinhos premium em tubos de vidro de 60 ml. Wine In Tube (WIT) é o nome comercial desta embalagem, que chegou a Portugal em Junho de 2013.


O vinho escolhido foi o ‘Três Bagos Sauvignon Blanc’ e vai estar disponível em hotéis de luxo em Portugal. O Conrad Algarve, na Quinta do Lago em Almancil, foi o primeiro, mas seguiram-se o Farol Design Hotel e o Vivamarinha Hotel & Suites, em Cascais, e o Intercontinental, no Porto.

 

Depois do sucesso que se revelou este projecto, o passo seguinte é apostar no inovador packaging WIT com outros vinhos da Lavradores de Feitoria e alargar os pontos de venda a outros hotéis, lojas gourmet e garrafeiras, de acordo com uma estratégia concertada entre a Lavradores de Feitoria e a Wine Spiritus, empresa que tem os direitos da marca WIT no nosso país.

App da Amazon mostra oportunidades para a impressão

Ler mais...A Amazon lançou, nos Estados Unidos, uma aplicação para smartphones e tablets que permite fotografar uma parte de uma embalagem e, em seguida, surge um link para a compra do produto na Amazon. A aplicação Amazon Flow tem estado disponível como aplicação standalone e já fazia a leitura de códigos de barras para permitir uma comparação de preços, mas agora foi adicionado o reconhecimento de texto e de imagem.

A aplicação ainda só está disponível nos Estados Unidos mas espera-se a chegada ao Reino Unido em breve, e depois a outros países da Europa. Os utilizadores comentam que a aplicação é “muito rápida” e que a impressão se tornou interactiva.

Não se trata de códigos QR ou de NFC nem de realidade aumentada. O reconhecimento de imagem pode ser uma importante oportunidade para o mercado das artes gráficas. Embora, inicialmente, a tecnologia apenas possa parecer apelativa para as grandes cadeias, em breve as empresas mais pequenas podem beneficiar desse tipo de tecnologia, que já funciona com software para campanhas cross-media, como é o caso do DirectSmile. As empresas podem tornar os seus produtos interactivos através das imagens das embalagens. Podem, por exemplo, criar relações individuais com os consumidores e conseguir uma maior lealdade da base de clientes, consoante a informação que pode ser articulada com a embalagem dos produtos.

UPM Raflatac lança RP 31 Purus

Uma das inovações a ser apresentada pela UPM Raflatac durante a Pharmapak, que vai decorrer em Paris entre 12 a 13 de Fevereiro, é o adesivo RP 31 Purus, de baixa migração. O RP 31 Purus foi desenvolvido especialmente para as embalagens de líquidos feitas de materiais que não são de vidro, tal como o LDPE.

Ler mais...

O adesivo preenche todos os requisitos das aplicações médicas, farmacêuticas e de saúde, onde qualquer risco de migração de tintas tem que ser minimizado. O material cumpre todas as regulações do Code of Federal Regulations, Food and Drugs Administration (FDA), assim como as normas europeias.


Os visitantes do stand vão poder verificar outros produtos para a indústria farmacêutica, como é o caso de adesivos de alta resistência, luminescência e resistência à esterilização. Opções para segurança integrada e protecção contra a contrafacção também estão disponíveis.